Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - 27/05/10


 
 
Leia no final o comentário Olá, Doutor! 
 
 
MONTEZUMA
O jornalista Montezuma Cruz deverá capitanear um projeto jornalístico em Porto Velho, um formato diferente que retorne às origens do bom jornalismo local, com debate sobre idéias. Podem esperar que o projeto é bom e, com certeza, vai pegar.
 
 
ATRAÇÕES
Nesta seta-feira, se você etiver em Porto Velho, a pedida é ir ao Mercado Cultural, onde o melhor da música local se apresenta. E sábado, pela manhã, no mesmo local, você tem apresentações de música instrumental, o que também é um a boa pedida, especialmente para levar as crianças.
 
 
HOMENAGEM
O Tribunal de Contas do Estado instala nesta quinta-feira, em Vilhena, a sua primeira secretaria regional, dentro do projeto desenvolvido pelo presidente José Gomes de Melo de aproximar mais o TCE do cidadão. O prédio onde funcionará o órgão, terá como patrono o ex-secretário de segurança e ex-conselheiro do TCE Hélio Máximo Pereira.
 
 
FLUMINENSE
Perdendo, empatando, ganhando, continuo Fluminense. É apenas uma questão de bom gosto.
 
 
FORÇUDOS
É abrir o jornal ou acessar um site para sabermos que o político tal "levou" uma ambulância, uma estrada, e até asfalto para uma ou outra cidade. Claro, em ano eleitoral, com todo mundo querendo garantir seu emprego, aí aparece o dinheiro que não tinha antes, como se dinheiro para atender às necessidades da população só aparecesse nas proximidades das eleições. Por isso que tem gente chorando para que tenhamos eleição todos os anos, porque aí há dinheiro para tudo. Depois a fonte seca, e só água novamente na próxima eleição.
 
 
SEGUNDO VOTO
Nos corredores políticos há quem afirme que um candidato a senador da região de Ji-Paraná tem chance de chegar na base de ser a segunda opção do eleitor (este ano vamos votar duas vezes ao Senado).
 
 
 
 
Olá, Doutor!  
 
Pois é, doutor, este ano vamos novamente eleger governador, senadores, presidente da República, deputdos federais e estaduais. Aí vai aparecer dinheiro para tudo, vai ser gente querendo seu abraço, aparecendo sem ser convidado para a festa de aniversário do seu netinho, essas coisas que acontecem a cada vez que somos chamados a cumprir o dever cívico maior da cidadania: votar.
 
Mas, doutor, o senhor já reparou nos candidatos? Pois é bom olhar, doutor. E, também, orientar bem as outras pessoas não sobre em quem votar, mas que critérios usar para escolher um candidato.
 
Doutor, eu já assessorei três candidaturas a governador, duas vencedoras. Que eu lembre, nem da minha família pedi para que votassem nos candidatos para os quais eu trabalhava. Porque sempre entendi que pedir para votar é um a coisa. Orientar sobre como se deve escolher um candidato, é coisa bem diferente. E era o que eu fazia. 
 
E continuo fazendo. Por exemplo, doutor, nesse universo que está aí, de nomes lançados ao governo, é bom parar e pensar bem. Questões como comportamento ético, gerência pública positiva, identidade própria, devem ser consideradas. Lembre-se: quando se vota, se está dando um cheque em branco para quem votamos, para ele decidir sobre a nossa vida pelos próximos quatro anos.
 
E não adianta ir atrás daquele discurso do eu não gosto de política, porque nossas próprias vidas dependem das decisões daqueles que serão eleitos, daí a nossa responsabilidade em bem orientar.
 
Não, doutor, o melhor candidato não é aquele que aparece sempre sorrindo, ou aquele que aparece sempre nas páginas dos jornais como uma espécie de benfeitor da humanidade, claro, com dinheiro público. Vou contar uma história, doutor, teve um político por aqui que muitas mulheres votaram nele porque ele é bonito, como várias delas me disseram em diversas ocasiões.
 
Taí, doutor, a responsabilidade que nós, formadores de opinião, temos, quando perguntados, como é comum acontecer comigo, sobre em quem votar. Disse há pouco que quando se vota se está dando um cheque em branco para a pessoa em que votamos.
 
Diga, doutor, o senhor daria um cheque em branco para algumas figuras que estão aí?
 
Inté outro dia, se Deus quiser!
 
Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de  de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)