Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 28/08/14


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Você também acha que a lei da Ficha Suja só serve mesmo para fazer piada?

ABRACE PORTO VELHO

Membros de diversas entidades públicas e privadas, e cidadãos de n profissões decidiram encarar uma tarefa que não se afigura fácil: convencer a prefeitura e outros órgãos a tratar melhor a cidade capital estadual. É o movimento não partidário e não religioso “Abrace Porto Velho”, que reuniu perto de 100 pessoas em seu encontro de lançamento da campanha, realizado no auditório do Tribunal de Justiça.

CONTATO

E se você quiser mais informações e conhecer melhor o Abrace Porto Velho, acesse o site www.abraceportovelho.com.br.

PLACAS

O juiz eleitoral de Vilhena mandou retirar as placas colocadas por candidatos em canteiros e outros locais públicos. Por aqui, pelo visto, a coisa vai ficar como está. Andar na calçada da Jorge Teixeira ou tentar atravessar o canteiro na Rio Madeira é um risco constante de tropeçar nas armações feitas por candidatos. Uma pergunta: será que a lei em Vilhena é diferente daqui?

SERÁ OMISSÃO?

A coisa de mais comum quando alguém ou uma instituição comunitária cobra a órgãos de Estado que transformem em realidade projetos que anunciaram. A resposta mais comum é a acusação do gestor de que não faz por causa do Ministério Público ou do Tribunal de Contas. A desculpa já está tão repetida que já passa ao cidadão a ideia de omissão, pura e simples. Ou incompetência gestorial.

POSIÇÃO

Sobre o assunto tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Contas deveriam agir de forma mais transparente, fazendo chegar ao cidadão o que de realidade existe quando gestores imputam aos dois a responsabilidade por não cumprirem o anunciado em termos de obras e outros serviços.

SEM BATE-BOCA

O que se quer é saber o que está acontecendo mesmo. Se o órgão fiscalizador embargou, que diga a razão. Não é para ficar batendo boca, mas até para evitar que continuem levando toda a culpa, e quem tem de realizar permaneça no bem bom.

DATAS DE RONDÔNIA

26 a 31 de agosto

Dia 26 – Em 1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza o funcionamento da escola “15 de Novembro”, a primeira de Presidente Médici, num terreno do morador Noé Inácio dos Santos (Nara Izabel Moreira, Um Reencontro com a Educação de Presidente Médici, 2004). Noé Inácio dos Santos foi vereador (1977 a 1983) representando Presidente Médici na Câmara de Porto Velho.Dia

Dia 27 – Em 1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 30 – Em 1994 – Inaugurada a primeira subestação da linha (Linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364, até Cacoal. A solenidade oficial foi em Ariquemes (Jornal Alto Madeira)

Dia 31 – Em 1917 – O governador amazonense Pedro Alcântara Barcelar promulga a lei 900 que eleva Porto Velho à condição de Comarca, desanexada da de Humaitá, nomeando juiz o cidadão Juventino Lins Themudo e promotor o cidadão Jorge Severino Ribeiro (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 31 – Em 1971 – Instalada em Rondônia a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural - depois Emater (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 31 – Em 1983 – Eleições para prefeitos dos municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)