Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 - 05h21
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Você também acha que a lei da Ficha Suja só serve mesmo para fazer piada?
ABRACE PORTO VELHO
Membros de diversas entidades públicas e privadas, e cidadãos de n profissões decidiram encarar uma tarefa que não se afigura fácil: convencer a prefeitura e outros órgãos a tratar melhor a cidade capital estadual. É o movimento não partidário e não religioso “Abrace Porto Velho”, que reuniu perto de 100 pessoas em seu encontro de lançamento da campanha, realizado no auditório do Tribunal de Justiça.
CONTATO
E se você quiser mais informações e conhecer melhor o Abrace Porto Velho, acesse o site www.abraceportovelho.com.br.
PLACAS
O juiz eleitoral de Vilhena mandou retirar as placas colocadas por candidatos em canteiros e outros locais públicos. Por aqui, pelo visto, a coisa vai ficar como está. Andar na calçada da Jorge Teixeira ou tentar atravessar o canteiro na Rio Madeira é um risco constante de tropeçar nas armações feitas por candidatos. Uma pergunta: será que a lei em Vilhena é diferente daqui?
SERÁ OMISSÃO?
A coisa de mais comum quando alguém ou uma instituição comunitária cobra a órgãos de Estado que transformem em realidade projetos que anunciaram. A resposta mais comum é a acusação do gestor de que não faz por causa do Ministério Público ou do Tribunal de Contas. A desculpa já está tão repetida que já passa ao cidadão a ideia de omissão, pura e simples. Ou incompetência gestorial.
POSIÇÃO
Sobre o assunto tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Contas deveriam agir de forma mais transparente, fazendo chegar ao cidadão o que de realidade existe quando gestores imputam aos dois a responsabilidade por não cumprirem o anunciado em termos de obras e outros serviços.
SEM BATE-BOCA
O que se quer é saber o que está acontecendo mesmo. Se o órgão fiscalizador embargou, que diga a razão. Não é para ficar batendo boca, mas até para evitar que continuem levando toda a culpa, e quem tem de realizar permaneça no bem bom.
DATAS DE RONDÔNIA
26 a 31 de agosto
Dia 26 – Em 1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza o funcionamento da escola “15 de Novembro”, a primeira de Presidente Médici, num terreno do morador Noé Inácio dos Santos (Nara Izabel Moreira, Um Reencontro com a Educação de Presidente Médici, 2004). Noé Inácio dos Santos foi vereador (1977 a 1983) representando Presidente Médici na Câmara de Porto Velho.Dia
Dia 27 – Em 1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 30 – Em 1994 – Inaugurada a primeira subestação da linha (Linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364, até Cacoal. A solenidade oficial foi em Ariquemes (Jornal Alto Madeira)
Dia 31 – Em 1917 – O governador amazonense Pedro Alcântara Barcelar promulga a lei 900 que eleva Porto Velho à condição de Comarca, desanexada da de Humaitá, nomeando juiz o cidadão Juventino Lins Themudo e promotor o cidadão Jorge Severino Ribeiro (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 31 – Em 1971 – Instalada em Rondônia a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural - depois Emater (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 31 – Em 1983 – Eleições para prefeitos dos municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã