Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 28/10/11


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Exonerar ministros e continuar o loteamento do governo vai combater a corrupção como?


 

Gente de Opinião

LIVRO

O livro desta coluna, “O Folclore em Porto Velho – Noções e Prática”, é de autoria do jornalista José Monteiro, membro da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira número 12, cujo patrono é o religioso João Nicolletti e cujo ocupante anterior foi o religioso e jornalista Vitor Hugo.

AGENDAS

A presidente Dilma garante que vai, apesar do ministro dos Esportes, continuar com sua “agenda positiva”. Isso permite pressupor que ela tenha agenda negativa. A positiva não se sabe muito, mas da negativa é só acompanhar o noticiário.

CULTURAL

Agenda positiva é a cultural deste final de semana, e está bem diversificada: 6ª feira, 28, das 7h30 ás 13h30 o Tribunal de Contas realiza sua I Expolivro, no hall dos elevadores do edifício sede (na Presidente Dutra/Esplanada). Às 19h30 a artista plástica Rita Queiroz abre sua nova mostra na “Ivan Marrocos”. No mesmo horário começa no SESC/Esplanada o 3º Encontro de Corais de Rondônia – 3º Encoro. Ainda na sexta, o Ernesto Melo e sua “Fina Flor do Samba” estarão no “Manelão” que é o nome oficial do Mercado Cultural das 20 em diante.

SARAU

E nesta sábado, 29, na “Ivan Marrocos”, a Academia Rondoniense dos Poetas empossa sua nova diretoria e realiza um sarau, a partir das 19h30.

ENEN

Para variar, de novo: enquanto se preocupa em ser candidato à prefeitura paulistana, o ministro da Educação vê, outra vez, problemas graves no Enen, agora com nove questões que, uma semana antes, fizeram parte de um simulado num colégio particular em Fortaleza. O diretor da escola deu uma resposta que, se for verdade, pode mostrar o nível de preguiça atingido pelos fazedores de provas do MEC: simplesmente teriam aplicado o conhecido “control C” e “control V” existente no Banco de Questões da escola cearense.

JOAO PAULO II

Esteja aonde estiver, João Paulo II, o papa, bem que poderia fazer uma oração forte e ajudar servidores e pacientes internados no hospital que leva seu nome em Porto Velho. Cá entre nós, o local é uma aberração anti-humana. Apesar de promessas mil, continua de mal a pior. E, por questão de justiça, não se pode culpar apenas o governo atual, até porque o dinheiro que poderia ter melhorado a situação dali foi mandado pelo senhor Cassol para Cacoal, de onde, e redondezas, continuam os doentes sendo enviados para o JPII porto-velhense. Apenas uma amostra: há três dias no JPII, uma paciente precisando de um ultra-som nem sabia quando poderá ser atendida.

BOLA DA VEZ

O ministro da Pesca (temos isso, sim, palavra que temos!) na mira para ser o da vez. Mas pode ser apenas uma nuvem de fumaça. O jeito é esperar o noticiário do próximo final de semana.

DATAS DE RONDÔNIA

(27 a 31 de outubro)

Dia 27 – Em 1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia).

Dia 27 – Em 1927 – Pela Lei municipal 33 a Prefeitura foi autorizada a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José, depois Policlínica da Polícia Militar (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 28 – Em 1960 - Sai de São Paulo a Caravana Ford composta por viaturas diversas compradas pelo governo do Território de Rondônia, e mais outros veículos, sob a liderança do mecânico Eduardo Lima e Silva (Seu Dudu) rumo a Porto Velho, pela BR-29 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).

Dia 29 – Em 1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé, tendo como presidente o médico Renato Medeiros (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 30 – Em 1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila subordinada à Comarca de Humaitá (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 31 – Em 1947 – Frederico Trotta toma posse como governador do Território. Sua obra principal foi criar a Escola Normal do Guaporé “Carmela Dutra” (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
 

Inté outro dia, se Deus quiser!

 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)