Sexta-feira, 28 de outubro de 2011 - 05h04
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Exonerar ministros e continuar o loteamento do governo vai combater a corrupção como?
LIVRO
O livro desta coluna, “O Folclore em Porto Velho – Noções e Prática”, é de autoria do jornalista José Monteiro, membro da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira número 12, cujo patrono é o religioso João Nicolletti e cujo ocupante anterior foi o religioso e jornalista Vitor Hugo.
AGENDAS
A presidente Dilma garante que vai, apesar do ministro dos Esportes, continuar com sua “agenda positiva”. Isso permite pressupor que ela tenha agenda negativa. A positiva não se sabe muito, mas da negativa é só acompanhar o noticiário.
CULTURAL
Agenda positiva é a cultural deste final de semana, e está bem diversificada: 6ª feira, 28, das 7h30 ás 13h30 o Tribunal de Contas realiza sua I Expolivro, no hall dos elevadores do edifício sede (na Presidente Dutra/Esplanada). Às 19h30 a artista plástica Rita Queiroz abre sua nova mostra na “Ivan Marrocos”. No mesmo horário começa no SESC/Esplanada o 3º Encontro de Corais de Rondônia – 3º Encoro. Ainda na sexta, o Ernesto Melo e sua “Fina Flor do Samba” estarão no “Manelão” que é o nome oficial do Mercado Cultural das 20 em diante.
SARAU
E nesta sábado, 29, na “Ivan Marrocos”, a Academia Rondoniense dos Poetas empossa sua nova diretoria e realiza um sarau, a partir das 19h30.
ENEN
Para variar, de novo: enquanto se preocupa em ser candidato à prefeitura paulistana, o ministro da Educação vê, outra vez, problemas graves no Enen, agora com nove questões que, uma semana antes, fizeram parte de um simulado num colégio particular em Fortaleza. O diretor da escola deu uma resposta que, se for verdade, pode mostrar o nível de preguiça atingido pelos fazedores de provas do MEC: simplesmente teriam aplicado o conhecido “control C” e “control V” existente no Banco de Questões da escola cearense.
JOAO PAULO II
Esteja aonde estiver, João Paulo II, o papa, bem que poderia fazer uma oração forte e ajudar servidores e pacientes internados no hospital que leva seu nome em Porto Velho. Cá entre nós, o local é uma aberração anti-humana. Apesar de promessas mil, continua de mal a pior. E, por questão de justiça, não se pode culpar apenas o governo atual, até porque o dinheiro que poderia ter melhorado a situação dali foi mandado pelo senhor Cassol para Cacoal, de onde, e redondezas, continuam os doentes sendo enviados para o JPII porto-velhense. Apenas uma amostra: há três dias no JPII, uma paciente precisando de um ultra-som nem sabia quando poderá ser atendida.
BOLA DA VEZ
O ministro da Pesca (temos isso, sim, palavra que temos!) na mira para ser o da vez. Mas pode ser apenas uma nuvem de fumaça. O jeito é esperar o noticiário do próximo final de semana.
DATAS DE RONDÔNIA
(27 a 31 de outubro)
Dia 27 – Em 1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia).
Dia 27 – Em 1927 – Pela Lei municipal 33 a Prefeitura foi autorizada a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José, depois Policlínica da Polícia Militar (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 28 – Em 1960 - Sai de São Paulo a Caravana Ford composta por viaturas diversas compradas pelo governo do Território de Rondônia, e mais outros veículos, sob a liderança do mecânico Eduardo Lima e Silva (Seu Dudu) rumo a Porto Velho, pela BR-29 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).
Dia 29 – Em 1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé, tendo como presidente o médico Renato Medeiros (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 30 – Em 1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila subordinada à Comarca de Humaitá (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 31 – Em 1947 – Frederico Trotta toma posse como governador do Território. Sua obra principal foi criar a Escola Normal do Guaporé “Carmela Dutra” (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e