Domingo, 28 de novembro de 2010 - 11h05
DIFERENÇA
Se você viaja de ônibus de Guajará a Porto Velho, certamente vai ser revistado, apalpado, tudo em busca sabe lá de que. Não sou contra a fiscalização, os policiais são corteses, mas aqui há um não emprego do artigo da Constituição Federal que apregoa: “todos são iguais perante a Lei”. É que não revistam os carros nem caminhões. “Não temos pessoal”, explicou o que parecia o chefe da operação, um cidadão com colete da Polícia federal e bandeira do Acre no ombro. Nada contra o Acre, mas por que a bandeira do Acre e não a do Brasil, haja vista ser ele (pelo menos pelo colete), um servidor de órgão federal e não de estadual.
DICA
Segundo o blog do Cláudio Humberto, na última sexta-feira, deu a dica aos bandidos cariocas sobre a operação mista que seria deflagrada teria sido, no mínimo, o próprio governador do Rio de Janeiro: “O governador Sergio Cabral não se conteve e revelou, logo no “Jornal Nacional”, quarta à noite, o que era um “segredo militar”: a entrada da Marinha na guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro. O anúncio de Cabral acabou com o efeito surpresa.”
LEMBRANDO
Isso lembra uma discussão que tive com um importante (àquela altura) figurão da Polícia Federal quando ele em coletiva à Imprensa anunciou que na semana seguinte a PF iria iniciar uma grande operação em Rondônia, se não me engano, a “Excentric”. E eu reclamei que se ele anunciava o alvo (pelo menos que eu supunha ser alvo) fugiria. Agora, segundo o Cláudio Humberto, o governador carioca gritou “chô” antes de entrar no galinheiro.
ESPELHO
Um espelho do que está acontecendo com a saúde no Estado por ser visto em Guajará-Mirim, onde a situação é de revolta. Depois de receber muita promessa, o prefeito apoiou e acabou ficando “pendurado no pincel”. O caos também acontece nas unidades estaduais e na maioria dos municípios rondonienses.
AMBULANCIOTERAPIA
Apesar dos anúncios, das verbas que seriam de Porto Velho (compensações das usinas) e que oficialmente foram para o hospital de Cacoal, continua, cada vez mais em moda, o tratamento da “ambulancioterapia”: A fila é cada dia maior de veículos com doentes, misturando doentes infecciosos com outros que precisam apenas de tratamento simples, e que chegam de lote. Lembra até aquela frase dos garimpeiros que chegavam “bamburrados”, gastavam tudo e aí anunciavam que iam em busca de mais: “Aonde eu peguei esse tem muito mais”.
ESTRAGANDO
Tantos anúncios de investimento na produção e o que tem de manga estragando neste Estado é brincadeira. Para qualquer lado que você vire, depara com as frutas apodrecendo, quando poderiam render vários subprodutos e deixar dinheiro nas mãos de muitas famílias humildes que deixariam de viver da esmola oficial para ter um modo digno de ganhar dinheiro.
NADA DE NOVO
Ouvi de vários professores da UNIR que a recondução do atual reitor não vai dar em nada, em termos de melhora de qualidade da nossa universidade. De nenhum ouvi qualquer referência de esperança positiva. Fiquei preocupado, porque esperava outracoisa.
DATAS DE RONDÔNIA
(26 A 30 DE NOVEMBRO)
Dia 26 – Em 1975 – Instalada, pelo governador Humberto da Silva Guedes, a Polícia Militar do Território Federal de Rondônia. Na mesma data é declarada extinta a Guarda Territorial criada em fevereiro de 1944 (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Dia 28 – Em 1907 – Pelo decreto 6.752 a firma norte-americana The Madeira-Mamoré Railway Company é autorizada a operar no Brasil (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 30 – Em 1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira, construído no Século XVIII, passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 30 – Em 1949 – O rádiotécnico Humberto Amorim inaugura o primeiro sistema eletrônico de comunicação, o serviço de alto falante A Voz da Cidade, em Porto Velho (Lúcio Albuquerque, Um século da Imprensa em Rondônia)
Dia 30 – Em 1967 – O coronel de Exército José Campdelli toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 30 – Em 1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Em Guajará-Mirim é realizada a primeira eleição municipal. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO).
Lúcio Albuquerque
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún