Sábado, 29 de janeiro de 2011 - 18h48
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Como seu antecessor, a presidente Dilma vai poder chamar de “herança maldita” os problemas deixados pelo governo anterior?
CURIOSIDADE
Este ano há uma estranha coincidência: Se você pegar os dois últimos dígitos do ano que você nasceu e somar à idade que completará neste 2011, vai dar sempre o mesmo número: 111. Experimente!
PARAÍSO DA LIBERDADE
Dia 27, um dia depois de ser liberado da prisão, o dissidente cubano Guillermo Fariñas, agraciado em 2010 pelo Parlamento Europeu com o prêmio Sajarov, voltou a ser detido por policiais do “paraíso” cubano. Aqui, um terrorista, homicida comprovado, pode ficar livre porque o senhor Luiz Inácio assim determinou. Aqui é, para essa gente, o paraíso da liberdade.
FEIRA
O homenageado deste ano da Feira Literária Internacional de Paraty (RJ) será Osvald de Andrade, conforme lembra o poeta e contista rondoniense João Gomes Moreira que destaca a participação no evento, na primeira semana de julho, do romancista angolano Valter Hugo Mãe, a quem José Saramago chamou de “tsunami da literatura”.
MONTEZUMA
O jornalista Montezuma Cruz, o “repórter da Amazônia” está circulando por aqui. Recepcionado pelo Chico Lemos, editor do site gentedeopiniao.com.br e pelo jornalista Claiton Pena, da Pena Vídeo, com muitos papos e almoço regado a vinho de primeira.
MERCADO CULTURAL
Inicialmente com o poeta Ernesto Melo e alguns músicos, à sextas-feiras, o Mercado Cultural agora está com quase a semana inteira tomada por eventos diversos, E A Fundação Iaripuna está querendo ampliar a movimentação – que já ocorre de quarta a sexta, para todos os dias da semana.
FÊNIX
Um leitor vascaíno roxo, nem tanto quanto o jornalista Júlio Sérgio, mas bem antenado com as coisas do cruzmaltino, manda e-mail dizendo que o Vasco, no atual “cariocão”, vai começar a ascender das cinzas neste domingo, contra o Flamengo.
DATAS DE RONDÔNIA
(25 A 31 DE JANEIRO)
Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 25 – Em 1904 – A Câmara Federal aprova A Lei nº 5 autorizando o Governo a abrir crédito para atender ao cumprimento do tratado de Petrópolis (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Dia 25 – Em 1926 – Um grupo de católicos tendo à frente o coronel Paulo Saldanha conclui a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 25 – Em 1968 – O decreto federal 58.501 passa a considerar a ferrovia Madeira-Mamoré em processo de erradicação (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 25 – Em 1982 – Com base na Lei Complementar 41, que criou o Estado, o governador Jorge Teixeira cria o Poder Judiciário de Rondônia (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 27 – Em 1964 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 28 – Em 1878 – Com centenas de homens e 500 toneladas de equipamentos para a construção da Madeira-Mamoré, o navio Metrópolis sai de Filadélfia (EUA) rumo a Santo Antonio, mas dois dias depois naufraga com perdas quase totais entre os passageiros e todo equipamento (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré)
Dia 29 – Em 1915 – Instalação do Município de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 29 – Em 1976 – O empresário Joaquim Rocha aciona a impressora para a primeira edição do jornal A Tribuna, o primeiro de Rondônia a ter circulação diária em todos os (então) distritos de Porto Velho e Guajará-Mirim (Lúcio Albuquerque, Um século da Imprensa em Rondônia)
Dia 30 – Em 1908 – Ganhador da concorrência para construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro Joaquim Catramby anuncia a venda da concessão à empresa norte-americana Madeira-Mamoré Railway (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais)
Dia 30 – Em 1978 – Pelo Decreto-Lei 81.272, o governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici (Nara Izabel Moreira, Um Reencontro com a Educação de Presidente Médici)
Dia 31 – Em 1983 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral desembargador Darci Ferreira preside a sessão em que tomam posse os deputados estaduais eleitos em 1982 e que vão escrever a primeira Constituição do novo Estado (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e