Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 29/03/09


 

SUGESTÃO

Nos finais de semana saia um pouco da rotina. Vá ao restaurante Bambu, na BR sentido Jacy-Paraná, KM 13. A comida é boa e o ambiente convidativo ao encontro com a natureza. Se você gosta de pescar, tem um espaço ideal. Se apenas quer relaxar, chegue lá.


GAZETA

Já está circulando diariamente, inclusive em Porto Velho, o jornal Gazeta de Rondônia, atualmente com sede em Cacoal. Torna-se o sexto diário em circulação no Estado - Alto Madeira, Estadão, Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, Correio Popular (Ji-Paraná) e Gazeta. Esse novo projeto é a sequência do semanário que há alguns anos vinha sendo produzido a partir da capital do café. Com formato tablóide, a Gazeta de Rondônia é um espaço novo no mercado editorial do Estado e merece apoio ao projeto.



CIRCULANDO

A revista Circulando Porto Velho, produzida pelo Luiz Carlos Albuquerque, produto bem diferente, mostra a capital rondoniense e ganha espaço. É a expansão de outro trabalho do Luiz Carlos, o Leitura no ônibus, uma campanha de incentivo à leitura, que distribui gratuitamente a cada duas semanas 15 mil exemplares.



IMPOSTO DE RENDA

É bom não esquecer: dia 30 de abril acaba o prazo para prestar contas ao “leão”.



TRISTEZA

Soube hoje pela manhã do falecimento de Eudes, com que trabalhei na Assembléia Legislativa. À família e aos colegas que com ele conviveram, meus sentimentos.

OBRA

E o mercado central, “seu” Roberto Sobrinho?



TRÂNSITO

Cresce a pressão para que a ponte sobre o rio madeira, na travessia da BR-319, sejas construída em outro local, que não o atual da balsa. Se for ali vamos continuar aumentando, cada vez mais, a pressão no tráfego urbano da capital. A melhor sugestão é construir lá pelo lado do Belmont, daí para baixo, até mesmo no Aliança.

FALAR EM...

Trânsito, que bagunça está a cidade. Assisti matéria da TV-Candelária sobre o assunto, gostei, mas sugiro ao editor que dê continuidade. É uma pauta boa e que pode render muito material.


IPI

O Governo ampliou em mais três meses a redução do IPI para veículos. E, por falar em imposto, é bom não esquecer que o Peru (quem diria!) é o primeiro colocado na cobrança de impostos dentre países latinos. Vai ver que tecnocratas em Brasília já devem estar dando tratos à bola para que o Brasil ultrapasse los hermaños de los Andes. Afinal, neste país verde-amarelo, ser vice e ser lanterna é a mesma coisa.

JUSTIÇA

Pois é: a empresária condenada a mais de 90 anos foi colocada em liberdade.

ADESÃO

Não sei o resultado financeiro, mas pelo que vi no local, foi grande a adesão à feijoada promovida para ajudar ao professor Ernani. Espero que ele recupere a saúde e que o exemplo de solidariedade se estenda a outros segmentos.

HISTÓRIA

Na terça-feira, 31, alguns fatos históricos que não devem ser esquecidos:

1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena; 1971 – Entra em vigor a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual (feita por garimpeiros autônomos) na Província Estanífera do Brasil (Rondônia e partes do Acre, Amazonas e Mato Grosso); 1964 – Movimento militar depõe o presidente João Goulart. Há prisões em Porto Velho e Guajará-Mirim. Instala-se, e vai durar até 1985, o período que passaria à História como “anos de chumbo”, “ditadura militar”, “anos de exceção”, “da revolução”, conforme a ótica de cada um.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)