Sexta-feira, 29 de março de 2013 - 21h50
Não esmoreça, nem desista. E trabalhe duro!
Milhões de pessoas que vivem do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de você! (se alguém souber o autor, avise para dar crédito)
REFLEXÃO DE PAIS E ESCOLAS
A maneira como uma escola entregou uma criança a uma mulher que se apresentou, por telefone, como madrinha, e depois matou o menino, deve levar todo sistema educacional, especialmente os que atuam até à 6ª série, desde a creche, a repensar suas ações de defesa de suas crianças. E aos pais também, para que só admitam saída com autorização expressa deles, e por escrito.
UM MINISTÉRIO A MAIS
No tempo da ARENA, os adversários da CBF – e críticos do governo - diziam que o inchaço dos participantes do Campeonato Nacional era gerado pela ARENA: Onde a ARENA vai mal, um time no Nacional.era o slogan. E agora, com a criação do 39º ministério, apenas para agradar ao PSD, também diremos quando a base do governo estiver ruim, um ministério a mais?
HISTÓRIA
Está certo, alguns leitores vão querer me criticar por lembrar a data, mas quando se trata de fato histórico não há como fugir. Neste domingo, 31 de março, completam 49 anos da fuga de João Goulart, deixando a Presidência da República acéfala e data em que se iniciou o período de presidente militares.
Interessante que muitos dos que hoje criticam, nem todos, claro, tiveram benefícios para suas famílias. Houve excessos, não há como negar, mas os houve dos dois lados.
ENTUSIASMADA
A presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Jória Lima, está entusiasmada com a possibilidade de ampliar o leque de ações do órgão, atingindo áreas novas, buscando a que a citação “cultura” alcance novos parâmetros.
CONTRAPONTO
O IBOPE – sempre ele, claro – diz que a presidente está com 76% de popularidade. Em contraponto o preço da comida subiu de forma geométrica e cada dia fica mais caro sobreviver. Como o IBOPE já teve várias, e muitas, pesquisas desacreditadas pela realidade, não será novidade caso daqui a pouco o instituto venha a pedir desculpas, mas aí, como das outras vezes, o estrago já terá sido feito. E a fatura paga.
DATAS DE RONDÔNIA
28 de março a 3 de abril
(No site culturarondoniense.com.br as datas importantes de RO mês a mês)
Dia 29 – Em 1965 – João Carlos dos Santos Mader assume o governo do Território de Rondônia (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 30 – Em 2012 – Pelo Despacho 1064 da Agência Nacional de Energia Elétrica, publicado no Diário Oficial da União, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em construção no Rio Madeira, foi autorizada a iniciar a geração comercial de energia, operando com duas turbinas do tipo Bulbo, conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Cada turbina, gerando até 71,6 Megawatts, tem capacidade para gerar energia que atenda a cerca de 350 mil residências (Site portalmamore.com.br).
Dia 31 – Em 1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 31 – Em 1964 – Movimento militar depõe o presidente João Goulart. Há prisões em Porto Velho e Guajará-Mirim, e o capitão Anachreonte se apossa do governo do Território (Jornal Alto Madeira).
Dia 31 – Em 1971 – Entra em vigor a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual (feita por garimpeiros autônomos) na Província Estanífera do Brasil: Rondônia e partes do Acre, Amazonas e Mato Grosso (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 1 de abril – Em 1964 – Membros do Governo do Território, lideranças estudantis e sindicais são presos em Porto Velho e Guajará-Mirim pelo Exército, atendendo orientação dos dirigentes do Movimento Militar oficialmente iniciado a 31 de março(Jornal Alto Madeira).
Dia 1 – Em 1969 – O povoado de Vilhena é promovido à condição de distrito de Porto Velho pelo governador João Carlos Marques Henrique Neto (Pedro Brasil Vilhena conta sua História).
Dia 2 – Em 1923 – Relatório do Superintendente Joaquim Tanajura cita: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular e o Grupo Escolar Barão do Solimões, funcionando no bairro Alto da Favela – onde fica o colégio Auxiliadora (Hugo Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 3 – Em 1967 – A Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia, SAVIR, encaminha ao deputado federal Paulo Nunes Leal, ex-governador do Território de Rondônia, solicitando seja criado, através de decreto-lei, o município de Vila Rondônia (Abel Neves, A Caminho de Ji-Paraná). A criação aconteceria em 1977, através de decreto assinado pelo presidente Ernesto Geisel e tendo como governador o coronel Humberto Guedes.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e