Terça-feira, 30 de agosto de 2011 - 19h53
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que os guardas e PMs do trânsito só multam e não orientam o trânsito?
JÁ PENSOU?
A China investe 10%/ano do seu PIB em rodovias. A Rússia, 7%, a Índia, 8%. O Brasil? Só 0,42%. Com esses escândalos do DNITT, MTransportes ET caterva, já pensou se fosse mais?
REPETINDO?
Num momento em que precisou ter uma mídia positiva o ex conseguiu uma série de ações policiais que alavancaram seu governo. Será que agora, com tanta denúncia envolvendo seus assessores diretos, será que estamos repetindo a dose?
IMAGENS
A escritora, historiadora Yêeda Borzacov, membro da Academia de Letras de Rondônia lança dia 1º, quinta-feira, às 20h30 na Casa “Ivan Marrocos”, sua nova obra, “Imagens de Rondônia: A Fotografia documenta a História”. É o sexto livro solo da autora que já tem participação em outros 14.
AUSENTE
Se você precisar da Polícia Rodoviária Federal na BR-364, sentido Rio Branco, reze para estar perto do posto no KM 48 saindo de Porto Velho ou naquele próximo à capital acreana. Nos mais de 500 KMs de distância, em pelo menos 400 as chances de um socorro são mais que remotas. Já na Jorge Teixeira, a PRF é presença constante, talvez porque esteja próximo à sede.
GIRATÓRIO
O SESC inicia nesta quinta-feira o programa Palco Giratório, com apresentações diárias de grupos diversos e cobrando dois quilos de alimentos não perecíveis por ingresso. Em 30 dias, dois quilos de alimentos por dia, se ficar aí em torno de 6 reais lá o camarada que goste de arte vai desembolsar 180 reais, o que vai pesar no fim do mês. É difícil, mas seria bom que o SESC repensasse o preço.
PREÇO
Por que em qualquer outra empresa de transporte, uma passagem Porto Velho/Vilhena se paga 77 a 80 reais enquanto que a Cascavel cobra mais de 120. Até quando?
SUS
O SUS precisa de uma gestão mais condizente com a situação de saúde no Brasil. A afirmação é do presidente do Simero, Rodrigo Souza, para quem há falta de gestão competente no programa e, como resultado, o cidadão acaba não tendo o atendimento que precisa e merece. Um caso a pensar. Por disso dia 25 de outubro médicos de todo o país farão um dia de protesto.
DATAS DE RONDÔNIA
(26/agosto a 1/setembro)
Dia 26 – Em 1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza o funcionamento da escola “15 de Novembro”, a primeira de Presidente Médici, num terreno cedido pelo morador Noé Inácio dos Santos (Nara Izabel Moreira, Um Reencontro com a Educação de Presidente Médici, 2004)
Dia 27 – Em 1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 30 – Em 1994 – O governador Osvaldo Piana inaugura a primeira subestação da linha (Linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel paracidades da BR-364. A solenidade oficial foi em Ariquemes (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 31 – Em 1917 – O governador amazonense Pedro Alcântara Barcelar promulga a lei 900 que eleva Porto Velho à condição de Comarca, desanexada de Humaitá (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 31 – Em 1971 – Instalada em Rondônia a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural, mais tarde Emater (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 31 – Em 1983 – Eleição para prefeito de Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste ((Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia))
Setembro
Dia 1 – Em 1943 – O decreto-lei 5.225, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, cria o Batalhão da Borracha, o que concede aos soldados da borracha a condição de militares (Antonio Ocampo, Madeira-Mamoré, a Ferrovia Desgovernada).
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e