Sábado, 30 de outubro de 2010 - 11h02
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que tantos cabos eleitorais, descendo de carrões, de óculos escuros e que, ao embalar bandeiras de uma candidatura, mostram-se tão constrangidos?
LIVROS
A crítica do sr. Cahulla a seu oponente sr. Confúcio porque este escreve livros, repercutiu mal. Neste sábado ouvi, no mercado do Um, um cidadão dizer que a crítica mudara seu voto. “Criticar uma pessoa porque ela gosta de ler e escrever é absurdo. Quem sabe como o Confúcio recebeu Ariquemes, e como a deixou, sabe de sua capacidade. Mudei meu voto”.
RICARDINHO
Quem viu neste sábado o show de técnica que o Ricardinho deu no jogo de voleibol entre SESI e Vôlei Futuro (sua equipe), continua sem entender por que mesmo ele ficou de fora da seleção brasileira, quando perdemos a Olimpíada de Pequim. É um dos mistérios do esporte brasileiro, como aquele mal-estar, não explicado até hoje, do Ronaldo na final da Copa de 1998, ou a parada do Roberto Carlos no gol da França na Copa de 2006.
FENAJ
Deu no Cláudio Humberto (29.10.10): “Curioso o protesto da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), quarta (27), no centro de São Paulo, pela “liberdade de expressão” do Jornal da CUT, de uma revista pró-PT e de uma colunista demitida do Estadão. Contra os 455 dias de censura ao jornal, nadica”.
HISTÓRIA
É o que dá o atrelamento de entidade sindical a partido político. Depois os caras ainda têm a coragem de criticar Getúlio Vargas que, no caso, imitou Benito Mussolini. Agora os dois são imitados, até na proposta que, nas claras entrelinhas, só quer deixar livre o jornalismo chapa branca. Como antigamente.É só dar uma olhada na História.
VOTO
Eleitor que não votou no turno, poder votar sem problema nenhum neste domingo. Mesmo sem o título, o eleitor pode votar, mas não pode votar se não tiver o documento de identificação com foto.
SUMIU
A banana comprida, conhecida dos amazonenses como “banana pacovão”, literalmente desapareceu do mercado. E nenhuma explicação dos órgãos ligados à produção agrícola. Estão mais preocupados com a eleição do que cumprir com as obrigações de seus cargos.
EXTORSÃO
Sou contra regulagem pelo Estado no livre mercado – vai ver que algum indivíduo vai me chamar de neoliberal, etc. Mas, convenhamos: uma cadeirinha para botar no carro e obedecer à legislação custar mais de 200 reais é extorsão pura. Muita gente que tem carro não tem dinheiro para cumprir a lei, até por causa do preço abusivo da cadeira. Por essas e outras sou contra benefício fiscal a comerciantes, porque não repassam os efeitos desses benefícios a nós, consumidores. E somos nós que pagamos a conta.
DATAS DE RONDÔNIA
Outubro
Dia 30 – Em 1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca do município de Humaitá (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 30 – 1947 - Frederico Trotta toma posse como 3º governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte: Lúcio Albuquerque - jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025
RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025
RONDÔNIA1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne, e a Superintendência (Prefeitura