Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 30/11/14



Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

            PERGUNTAR NÃO OFENDE

            Se tudo estava errado por que a dona Roussef usa a mesma fórmula que criticava?

            No “pé” da coluna leia Datas de Rondônia e “Histórias da Gente”

            FUTEBOL – HORA DE REFLETIR

            Quem assistiu neste domingo a transmissão do Fluminense 5 x 2 Corintians através da TV-Bandeirantes, pode testemunhar o desabafo do atacante Frede, do Flum quando falou sobre o futebol carioca, a seleção brasileira e o seu time. Sem meias palavras Fred – que na Copa do Mundo foi crucificado apesar da bola não chegar nele, e sua função exige que a bola chegue – disse claramente que é preciso mudar. Artilheiro do brasileirão, Fred foi aplaudido pela mais paulistas das emissoras brasileiras e pelo mais paulista dos comentaristas, Neto.

            DIA DA AIDS

            Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Os debates terão como focoo estigma e do preconceito e para estimular a reflexão sobre a questão e a ideia de a aids afeta apenas o outro, sem considerar que todos somos vulneráveis.

            SITE ACADÊMICO

            Já está no ar o site da Academia Guajaramirense de Letras, entidade criada há cinco anos, sob direção dos acadêmicos Paulo Saldanha, romancista e contista, e Tereza Chamma, historiadora. As comemorações serão dias 12 e 13 de dezembro. Consulte o site no endereço http://academiadegmirim.com.br.

            RECORDISTA

            Meio século e mais dois anos na mesma emissora de rádio. Esse é o recorde brasileiro, ostentado pelo guajaramirense Wilson Charles do Brasil, desde junho de 1962, quando a Rádio Educadora, daquela cidade, ainda estava em caráter experimental.

Nesta terça-feira estarei publicando entrevista com uma figuração, o próprio.

            ESRON

            Nesse mês de dezembro um personagem da história rondoniense, se vivo estivesse, completaria um século de existência. Falo do humaitaense Esron Penha de Menezes, cuja história se confunde com a de Porto Velho e de Rondônia. Falecido em 2009, a expectativa é que aconteça alguma atividade cultural para lembrar do autor de Retalhos para a História de Rondônia”.

            AGRADECER

            Da mesma forma que reclamei, compete elogiar: mandaram consertar os equipamentos que estavam caindo, e ameaçando a segurança dos usuários, no espaço Deroche Pequeno Franco, ali ao lado do Cláudio Coutinho. Agora, que tal designar professores de Educação Física para orientar os usuários?

HISTORIAS DA GENTE

DESATUALIZAÇÃO COMPLICA

            Na história da humanidade é comum que gerações entrem em choque. Desde a metade do século XX a coisa cresceu porque muda muito, e muito rápido. Daí que. Por desatualização o professor Antonio Queiroz acabou           quase levando um filho a pagar um mico.

            O grupo Mamonas Assassinas estava no auge e seu garoto era um dos muitos pré-adolescentes e adolescentes – alguns adultos, dentre os quais me incluo – fãs dos garotos de Santos. E o filho do professor Queiroz pediu ao pai que gravasse numa fita a música Docinho de Coco. Fã da jovem guarda e com uma boa coleção de cd’s daquele período, o então editor chefe do Estadão do Norte foi lá e gravou.

            Entregou ao filho, mas o garoto voltou loco reclamando: “O senhor gravou com um tal de Vanderley Cardoso. Não tem nada a ver com a música dos Mamonas”.

            No jornal o professor Queiroz, rindo muito, contava a gafe.

DATAS DE RONDÔNIA

30 de novembro a 4 de dezembro

Novembro

Dia 30 – Em 1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Esron Menezes Retalhos para a História de Rondônia)

Dia 30 – Em 1949 – O rádiotécnico Humberto Amorim inaugura o primeiro sistema eletrônico de comunicação, o serviço de alto falante A Voz da Cidade, em Porto Velho (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia)

Dia 30 – Em 1967 – José Campdelli toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 30 – Em 1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Em Guajará-Mirim é realizada a primeira eleição municipal. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino (Jornal O Guaporé).

Dezembro

Dia 1 – Em 1917 – Primeira eleição para prefeito e vereadores em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 3 – Em 1917 – Criação em Porto Velho da primeira tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Chiquinha, Dona Esperança, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa (Hugo Evangelista, Santa Bárbara, um bairro de Porto Velho)

Dia 4 – Em 1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)