Terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 08h04
PERGUNTAR NÃO OFENDE
A nova rodoviária de Porto Velho vai ficar somente na placa?
FESTEJEMOS!
Na lista dos equipamentos desaparecidos, doados pelo CNJ aos Tribunais de Justiça estaduais, Rondônia não aparece. Ponto para o TJ rondoniense.
AULAS
Aos poucos está começando o novo ano letivo. Há algumas perguntas que precisam ser respondidas por quem tem a responsabilidade para tal: 1) A qualidade do ensino vai melhorar?; 2) As desculpas serão as mesmas de sempre?; 3) Vão continuar aprovando por decreto?; 4) Vamos continuar tendo as greves políticas?.
TRÂNSITO
Falar nisso, o policiamento do trânsito vai continuar apenas vendo o trânsito passar?
SAÚDE
O Governo, outra vez, anunciando maravilhas para a saúde rondoniense. Ressabiado, o cidadão ouve, lê e não bota fé na promessa. Os governantes deveriam mostrar o serviço primeiro para depois falar, porque de anúncios o cidadão já está mais que cheio.
FALTA ALGUÉM EM NUREMBERG
A declaração da ministra-chefe da Casa Civil Gleise Hoffman, de que algumas vezes cumpre o que manda a presidente Dilma Roussef sem concordar com isso (coluna claudiohumberto.com.br, 30.1.12), fez-me recordar livro que andei lendo aí por volta de 1960: Falta Alguém em Nuremberg.
OPOSIÇÃO
A oposição brasileira atual é pior e mais tímida do que a chamada oposição consentida, aquela representada pelo MDB e que tinha muitos mais motivos para se enclausurar. Que ler os anais do Congresso Nacional vai verificar que a de hoje é piada pura.
TEIXEIRA
Sem nenhuma atividade para lembrar o fato, nem por parte de uma entidade que leva seu nome, não houve qualquer manifestação relativa ao 25º ano de falecimento do ex-governador Jorge Teixeira. Louve-se, sobre o caso, a atenção que o então governador Ângelo Angelin, mesmo adversário político de Teixeira, concedeu a ele quando de seu falecimento.
ENCONTRO
Está confirmado para o final do mês de abril o II Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, realizado a primeira vez ano passado. Os presidentes Dante Fonseca, da Academia de Letras de Rondônia e Paulo Saldanha, da Academia Guajaramirense de Letras,já estão acelerando os preparativos. Repetindo 2011, o evento terá a participação de membros de entidades literárias bolivianas.
DIFÍCIL
Depois de dois meses, ano passado, os estudantes e professores da UNIR devolveram à reitoria o prédio da UNIR/Centro, mais limpo do que encontraram quando tomaram posse dele. Agora prometem acampar dentro da Assembleia Legislativa para pressionar os deputados a punirem seus pares envolvidos com a Termópilas. Há quem ache até impossível que eles possam concluir a ocupaçãoe devolver limpo o prédio. E não por eles.
DATAS DE RONDÔNIA
(27 de janeiro a 2 de fevereiro)
Dia 27 – Em 1964 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território Federal de Rondônia (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 27 – Em 1987 – Morre no Rio de Janeiro o ex-governador Jorge Teixeira, último do Território e primeiro do Estado (Jornal Alto Madeira).
Dia 28 – Em 1878 – Com centenas de homens e 500 toneladas de equipamentos para a construção da Madeira-Mamoré, o navio Metrópolis sai de Filadélfia rumo a Santo Antonio, mas, dois dias depois de iniciar a viagem, naufraga com perdas quase totais entre os passageiros e todo equipamento (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).
Dia 30 – Em 1908 – Ganhador da concorrência para construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro Joaquim Catramby anuncia a venda da concessão ao empresário norte-americano Percival Farqhuar (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais).
Dia 30 – Em 1978 – Pelo Decreto 81.272, o governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici (Jornal Alto Madeira).
Dia 31 – Em 1983 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Darci Ferreira, preside a sessão em que tomam posse os deputados estaduais eleitos em 1982 e que vão escrever a primeira Constituição do novo Estado (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Fevereiro
Dia 1 – Em 1983 – O deputado estadual José Bianco, com base política em Ji-Paraná e primeiro colocado na disputa de 1982, assume como presidente da primeira formação do Poder Legislativo do Estado (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 2 – Em 1960 – O presidente JK aceita o desafio feito pelo governador Paulo Leal, do Território de Rondônia, e anuncia a construção de uma rodovia ligando Brasília a Rio Branco, a BR-29, mais tarde BR-364 (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 2 – Em 1983 – A Assembléia Estadual Constituinte realiza sua primeira sessão (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e