Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 31/07/14



ESCOLA

Na Feira do Um sou procurado por um cidadão. “Você já viu o novo colégio aí da frente?”. Ele estava se referindo ao prédio do “Murilo Braga”, que parece estar em fase de conclusão, e eu fingi que nem havia prestado atenção. “Qual? Não, nem olhei”. O camarada se identificou. “Fui aluno daí, minha mulher eu conheci aí, tenho dois filhos que também estudaram aí. Eu nunca imaginei que o novo prédio fosse ficar tão bonito”. Bom, eu também não. Só torço muito para que professores, alunos, e a própria Seduc saibam manter a escola nova.

ORGASMO

Ontem, 31, foi o Dia do Orgasmo. Segundo os dicionários a palavra significa “O auge da satisfação sexual. O momento mais forte da sensação de prazer”. Já ouvi jogador de futebol dizendo que “fazer um gol é melhor que um orgasmo”. Pois é, cada um na sua. Será que é naquela hora que o cara se joga no chão e cai um bando de outros jogadores em cima?

PELA NONA VEZ

Quando se fecharem as urnas da eleição estadual deste ano o eleitorado rondoniense terá sacramentada a nona composição do Poder Legislativo Estadual, 1982, quando foram escolhidos os primeiros 24 representantes. E, afora que eu tenha de reconhecer publicamente que “queimei a língua”, espero que o nível da próxima composição tenha melhor qualidade do que as seis últimas, porque em caso contrário vamos continuar perguntando: “Para que tiram dos meus impostos dinheiro para pagar essa turma?”.

QUAL FINALIDADE?

Sugestão aos pretendentes a deputado estadual e federal: lerem a Constituição federal e a estadual no tocante à competência do Poder Legislativo. Mas, por favor, se eleitos, não fiquem apenas na leitura. Vão em frente, pratiquem.

LEMBRANDO

Tem um deputado estadual, já reeleito e nem sei se pretendendo novo mandato, que em seu primeiro discurso no parlamento saiu-se com uma frase mais ou menos assim: “Farei aqui o que o governador mandar”. Ta bom!. Que a imensa maioria faz mesmo o que o dono do cofre manda, e isso é extensivo aos federais, senadores e vereadores, não é novidade. Foi apenas para lembrar.

DESRESPEITO

Nos locais próprios a estacionamento especial – os previstos na legislação específica, o que mais se vê é gente bem nova, saudável, colocando o carro e saindo, lampeira, como se não estivessem cometendo uma transgressão. No shopping e nos supermercados é bem fácil ver isso. Só quem não vê é quem tem de fiscalizar.

DATAS DE RONDÔNIA

(De 28 de julho a 2 de agosto)

Pesquisa: Lúcio Albuquerque

JULHO

Dia 28 – Em 1915 – Inaugurada em Porto Velho a escola municipal Jhonatas Pedroza, tendo como professora a senhorita Tevelina Guapindaia (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 28 – Em 1915 – O prefeito Guapindaia Brejense inaugura a capela do cemitério dos Inocentes (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)

Dia 29 – Em 1945 – O tenente-engenheiro Fernando Gomes de Oliveira, comandando do grupamento avançado da 2º Companhia Independente Rodoviária do Exército, desaparece na região da localidade de São Pedro. Há muitas versões: a que teria sido vingança de uma mãe de santo; de que o suposto responsável teria sido o então governador do Território Federal do Guaporé Aluízio Pinheiro Ferreira; seqüestrado por índios bocas-negras, etc. (Lúcio Albuquerque, em “Tenente Fernando, 70 anos desaparecido”, Jornal Alto Madeira0

Dia 29 – Em 1982 – O presidente João Figueiredo inaugura o aeroporto de Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

Dia 30 – Em 1965 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 56.629 criando o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Porto Velho e responsável pela manutenção dos trechos rondoniense e acreano da rodovia BR-364 (Gen. Bgda. Tibério Kimmel de Macedo, Eles não viveram em vão (sobre o 5º BEC)

AGOSTO

Dia 1 – Em 1910 – Atendendo relatório do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da ferrovia Madeira-Mamoré inicia a campanha de quininização compulsória dos trabalhadores em seus vários acampamentos, para tentar prevenir ocorrências de malária (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª edição).

Dia 2 – Em 1907 – Fundada em Maine, EUA, a empresa Madeira-Mamoré Raylway Company, para adquirir de Joaqum Catramby, que ganhara a concorrência para construir a ferrovia, o direito de realizar a obra – que já vinha sendo construída pelo conglomerado formador da empresa (Manoel Rodrigues Ferreira, A Ferrovia do Diabo).

Dia 1 – Em 1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é oficialmente dada como inaugurada (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais)

Dia 2 – Em 1982 – Tendo como representante de uma das partes o advogado João de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal recebe o primeiro processo. O juiz era Salatiel Soares de Souza e o promotor Homero da Silva Scheidt (Lúcio Albuquerque, História do Ministério Público de Rondônia)

SEU BENU

SUSPEITOS?

Lúcio Albuquerque

“A notícia do rondoniaovivo.com.br não diz local da prisão e cita os envolvidos primeiro como “acusados” e depois como “suspeitos”. Se eles não tivessem qualquer evidência contra vai ver que o texto estaria bem mais explicativo”, reclamo seu Benu ao ver o site.

Ele dizia não entender a razão de não se dar a notícia completa. “Nunca fui jornalista, mas pelo que já li não se deve deixar o leitor procurando bola de cristal para entender o texto”, reclamava o ex-ponta-esquerda reserva do time de 1927 formado pelos coroinhas da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Itacoatiara, que ele ainda chama de Velha Serpa.

Eu li o texto e fiquei calado porque, pelo que sei, ele estava cheio de razão. Só disse que “como estou fora de redação há 17 anos vai ver mudou tudo e eu é que não sei mais nada”, mas ele ainda disparou.

“Veja só: No seu tempo botavam o nome completo do indigitado, agora colocam um nome e uma inicial e você que se dane. Se tiver um vizinho chamado Giuliano, Jean ou Ângelo, na faixa de idade dos caras vai começar a desconfiar....”.
 

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuqueerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)