Quinta-feira, 31 de julho de 2014 - 20h06
ESCOLA
Na Feira do Um sou procurado por um cidadão. “Você já viu o novo colégio aí da frente?”. Ele estava se referindo ao prédio do “Murilo Braga”, que parece estar em fase de conclusão, e eu fingi que nem havia prestado atenção. “Qual? Não, nem olhei”. O camarada se identificou. “Fui aluno daí, minha mulher eu conheci aí, tenho dois filhos que também estudaram aí. Eu nunca imaginei que o novo prédio fosse ficar tão bonito”. Bom, eu também não. Só torço muito para que professores, alunos, e a própria Seduc saibam manter a escola nova.
ORGASMO
Ontem, 31, foi o Dia do Orgasmo. Segundo os dicionários a palavra significa “O auge da satisfação sexual. O momento mais forte da sensação de prazer”. Já ouvi jogador de futebol dizendo que “fazer um gol é melhor que um orgasmo”. Pois é, cada um na sua. Será que é naquela hora que o cara se joga no chão e cai um bando de outros jogadores em cima?
PELA NONA VEZ
Quando se fecharem as urnas da eleição estadual deste ano o eleitorado rondoniense terá sacramentada a nona composição do Poder Legislativo Estadual, 1982, quando foram escolhidos os primeiros 24 representantes. E, afora que eu tenha de reconhecer publicamente que “queimei a língua”, espero que o nível da próxima composição tenha melhor qualidade do que as seis últimas, porque em caso contrário vamos continuar perguntando: “Para que tiram dos meus impostos dinheiro para pagar essa turma?”.
QUAL FINALIDADE?
Sugestão aos pretendentes a deputado estadual e federal: lerem a Constituição federal e a estadual no tocante à competência do Poder Legislativo. Mas, por favor, se eleitos, não fiquem apenas na leitura. Vão em frente, pratiquem.
LEMBRANDO
Tem um deputado estadual, já reeleito e nem sei se pretendendo novo mandato, que em seu primeiro discurso no parlamento saiu-se com uma frase mais ou menos assim: “Farei aqui o que o governador mandar”. Ta bom!. Que a imensa maioria faz mesmo o que o dono do cofre manda, e isso é extensivo aos federais, senadores e vereadores, não é novidade. Foi apenas para lembrar.
DESRESPEITO
Nos locais próprios a estacionamento especial – os previstos na legislação específica, o que mais se vê é gente bem nova, saudável, colocando o carro e saindo, lampeira, como se não estivessem cometendo uma transgressão. No shopping e nos supermercados é bem fácil ver isso. Só quem não vê é quem tem de fiscalizar.
DATAS DE RONDÔNIA
(De 28 de julho a 2 de agosto)
Pesquisa: Lúcio Albuquerque
JULHO
Dia 28 – Em 1915 – Inaugurada em Porto Velho a escola municipal Jhonatas Pedroza, tendo como professora a senhorita Tevelina Guapindaia (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 28 – Em 1915 – O prefeito Guapindaia Brejense inaugura a capela do cemitério dos Inocentes (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)
Dia 29 – Em 1945 – O tenente-engenheiro Fernando Gomes de Oliveira, comandando do grupamento avançado da 2º Companhia Independente Rodoviária do Exército, desaparece na região da localidade de São Pedro. Há muitas versões: a que teria sido vingança de uma mãe de santo; de que o suposto responsável teria sido o então governador do Território Federal do Guaporé Aluízio Pinheiro Ferreira; seqüestrado por índios bocas-negras, etc. (Lúcio Albuquerque, em “Tenente Fernando, 70 anos desaparecido”, Jornal Alto Madeira0
Dia 29 – Em 1982 – O presidente João Figueiredo inaugura o aeroporto de Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).
Dia 30 – Em 1965 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 56.629 criando o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Porto Velho e responsável pela manutenção dos trechos rondoniense e acreano da rodovia BR-364 (Gen. Bgda. Tibério Kimmel de Macedo, Eles não viveram em vão (sobre o 5º BEC)
AGOSTO
Dia 1 – Em 1910 – Atendendo relatório do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da ferrovia Madeira-Mamoré inicia a campanha de quininização compulsória dos trabalhadores em seus vários acampamentos, para tentar prevenir ocorrências de malária (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª edição).
Dia 2 – Em 1907 – Fundada em Maine, EUA, a empresa Madeira-Mamoré Raylway Company, para adquirir de Joaqum Catramby, que ganhara a concorrência para construir a ferrovia, o direito de realizar a obra – que já vinha sendo construída pelo conglomerado formador da empresa (Manoel Rodrigues Ferreira, A Ferrovia do Diabo).
Dia 1 – Em 1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é oficialmente dada como inaugurada (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais)
Dia 2 – Em 1982 – Tendo como representante de uma das partes o advogado João de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal recebe o primeiro processo. O juiz era Salatiel Soares de Souza e o promotor Homero da Silva Scheidt (Lúcio Albuquerque, História do Ministério Público de Rondônia)
SEU BENU
SUSPEITOS?
Lúcio Albuquerque
“A notícia do rondoniaovivo.com.br não diz local da prisão e cita os envolvidos primeiro como “acusados” e depois como “suspeitos”. Se eles não tivessem qualquer evidência contra vai ver que o texto estaria bem mais explicativo”, reclamo seu Benu ao ver o site.
Ele dizia não entender a razão de não se dar a notícia completa. “Nunca fui jornalista, mas pelo que já li não se deve deixar o leitor procurando bola de cristal para entender o texto”, reclamava o ex-ponta-esquerda reserva do time de 1927 formado pelos coroinhas da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Itacoatiara, que ele ainda chama de Velha Serpa.
Eu li o texto e fiquei calado porque, pelo que sei, ele estava cheio de razão. Só disse que “como estou fora de redação há 17 anos vai ver mudou tudo e eu é que não sei mais nada”, mas ele ainda disparou.
“Veja só: No seu tempo botavam o nome completo do indigitado, agora colocam um nome e uma inicial e você que se dane. Se tiver um vizinho chamado Giuliano, Jean ou Ângelo, na faixa de idade dos caras vai começar a desconfiar....”.
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã