Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 31/08/10



 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Até quando vamos  continuar pagando a luz usada por vendedores ambulantes e de frutas, como aquela feira da Jorge Teixeira?

 

MOTOTÁXIS

Pelo jeito a maioria das pessoas que respondem à enquête no site da Assembléia Legislativa, referente à aprovação, pelos deputados estaduais, do serviço de mototáxi não concorda com os parlamentares. O maior índice de respostas (mais de 28%) considera desnecessário e perigoso esse serviço. Pelo visto os nobres não estão ligando para a população quando aprovam leis.

 

AGORA

Na hora de pedir voto, aí a turma embala. Tem deputado com várias legislaturas que de positivo para o Estado, em termos de projetos de lei, a produção é muito baixa. Só dão atenção à sociedade quando é hora de pedir voto.

 

TRABALHO

É só acessar o site da Assembléia Legislativa para conferir o trabalho dos nossos deputados estaduais. Da lista ali constante, dos primeiros 24 projetos de Decreto Legislativo só cinco são de interesse do Estado. Os outros tratam de título de Cidadão Honorário (dois desembargadores, dois oficiais da Pm e um a um civil); o resto é concessão de medalhas de honra ao mérito: a uma igreja evangélica, uma líder evangélica e policiais civis e militares).

 

E OS OUTROS?

Será que nenhum outro servidor, não delegado e não policial militar, será que outro cidadão, dos  muitos que têm feito muito por Rondônia, também não mereceriam a homenagem?

 

CENTENÁRIO

O médico Ary tupinambá Pena Pinheiro, etnólogo e arqueólogo, também patrono do hospital de Base. Até agora só a Academia de Letras já confirmou um debate sobre a vida e a obra do dr. Ary. Conselho de Medicina, cursos de Medicina e Hospital de Base deveriam também realizar programação.  

 

HIGIENE

Que tal a Anvisa e seu órgão similar estadual darem batidas em lanchonetes, bares, padarias, vendedores ambulantes e restaurantes de Porto Velho? Tenho visto muito depósito de salgados com enormes moscas dentro e, pelo ouço comentar, a situação em cozinhas, locais de armazenamento de comida e a manipulação não atendem a normas mínimas. Que tal a Anvisa e similar estadual trabalharem um pouco e não ficarem apenas no “ora veja”?

 

JORNAL DO BRASIL

O fim do jornal impresso do JB é uma perda irreparável para o jornalismo brasileiro. Sem poder concorrer com os custos industriais e trabalhistas, o jornal que sempre esteve em primeiro lugar em inovações e em técnica de redação e diagramação, agora passa a ser apenas um veículo internético. Uma lástima.

 

VELOCIDADE

Já me referi aqui outra vez e volto ao caso: a velocidade excessiva de ônibus a serviço das empresas construtoras das hidrelétricas deve ser contida por quem de direito, no caso a Polícia rodoviária Federal que, em Porto Velho parece só agir de forma ostensiva na Jorge Teixeira. Na BR só aparece depois de um acidente. Está faltando dinheiro, pessoal ou vontade de trabalhar?

 

DATAS DE RONDÔNIA (de 1 a 5 de setembro)

Dia 1 – Em 1943 – Aluízio Pinheiro Ferreira toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 1 – Em 1943 – O decreto-lei 5.225, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, cria o batalhão da Borracha, o que concede aos soldados da borracha a condição de militares (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 5 – Em 1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal A Luz da Verdade, primeiro veículo de comunicação de caráter religioso na região, de linha espírita. (Lúcio Albuquerque – Da Caixa Francesa à Internet – 100 anos da Imprensa em Rondônia)

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)