Domingo, 7 de fevereiro de 2010 - 11h07
ACADEMIA
A Academia de Letras de Rondônia tem reunião às 18 horas desta segunda-feira, a primeira sessão do ano, no auditório da Federação de Futebol. Dentre os assuntos da pauta, estão a posse dos novos acadêmicos, o encontrod e Escritores em Guajará-Mirim e a I Feira de Livros de Autores Rondonienses.
VOLTANDO
Nesta segunda-feira voltam às aulas grande parte dos colégios de Porto Velho. O que deve obrigar a que pais, alunos, professores, motoristas ciclistas, motoqueiros e outros, tenham muito mais atenção para evitar acidentes.
POLICIAMENTO
O que a população espera é que o policiamento e a fiscalização do trânsito estejam mais presentes, especialmente nas áreas de maior circulação e nas portas das escolas. Mas presentes tomando conta do tráfego, e não apenas conversando fiado, como é comum assistir, enquanto o trânsito fica confuso.
PLACA
Falar em confuso, que tal a Semtran mandar dar uma olhada nas placas sobre velocidade em frente à escola Duque de Caxias. Uma delas estabelece velocidade máxima em 30 KM. Em outra, a menos de dois metros, é de 50 KM.
ESTACIONAMENTO
Além de tudo que é órgão público se arvorar em dono de espaço especial para estacionamento de veículos, agora também algumas empresas começaram a delimitar estacionamentos próprios, como uma na Carlos Gomes bem próximo ao Classe A. Isso é legal ou vocês estão fazendo de contas que a coisa não existe? Êi! SEMTRAN, DETRAN, Polícia Militar, sei lá mais quem?, que tal me explicar?
FINA FLOR
Cada vez melhor o “Fina flor do Samba”, que o poeta e músico Ernesto Melo coordena todas as sextas-feiras (das 9 da noite às duas da madrugada) no Mercado Cultural, com participação de vários cantores e músicos.Mais de 200 pessoas participaram da última edição, onde uma atração foram os músicos da Banda de Vai quem Quer, numa canja do general Manelão.
APOSENTOU
Detentor de muitas homenagens, inclusive da ONU, o policial João Pomba, que los hermanos chamam de “Dom Juan Paloma”, foi aposentado e isso abriu uma enorme lacuna no combate ao tráfico em Guajará-Mirim. Dificilmente vai se conseguir algum substituto que continue a trilha de Dom Juan Paloma, uma das figuras míticas da fronteira.
Datas de Rondônia
Semana de 8 a 14 de fevereiro
Dia 11 – 1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território, criando a Guarda Territorial, o embrião da Polícia Militar (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 11 – 1969 – João Carlos Marques Henriques Neto assume o governo do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 12 – 1904 –O Congresso Nacional aprova o tratado de Petrópolis, que dá direito ao Brasil sobre as terras do Acre e autoriza a construção de uma ferrovia (Madeira-Mamoré) margeando as cachoeiras do Rio Madeira para dar à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 12 – 1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional em Porto Velho é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, tendo como presidente o médico Ernesto Laudelino de Almeida. (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 13 – 1992 – Criados os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História (20 anos da ALE-RO))
Dia 14 – 1978 – O padre Franco celebra a primeira missa em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 12 – 1985 – O prefeito de Vilhena, Vitório Abrão, é cassado pela Justiça (Vilhena conta sua História, Pedro Brasil)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e