Domingo, 12 de abril de 2009 - 09h34
LEITURA
O projeto Leitura no Ônibus, assinado pelo escritor Luiz Carlos Albuquerque, publica na edição atual um comentário equilibrado e analítico sobre aquela matéria da Revista Época a respeito de Porto Velho. Vale a pena procurar um número e conferir.
LEMBRANDO
Neste sábado, 11, fez 14 anos que o jornalista Ivan Marrocos faleceu. Companheiro meu durante mais de 20 anos de redações, em Manaus e Porto Velho, Ivan, que é patrono da Casa de Cultura, deixou um lastro de profissionalismo e amizade onde passou.
DISCURSO X REALIDADE
Confira no endereço http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/04/11/governo-nao-investe-no-ritmo-em-que-fala-755234108.asp: o típico exemplo de que o Governo discursa, mas não faz. Segundo a notícia, dos 48 prometidos para investimentos, no orçamento deste ano, menos de 1% foi gasto, na realidade, segundo a matéria, apenas 359 milhões.
TRABALHEIRA
Se o prefeito Roberto Sobrinho pensa, como é notícia corrente entre alguns segmentos, em ser candidato a governador, tem de botar sua equipe para trabalhar logo. São dezenas de obras andando a passo de cágado, isso sem contar na péssima situação de ruas da capital, além da balbúrdia em que se transformou a circulação de veículos. A imagem que está indo para os bolsões de votos do interior não é favorável ao prefeito.
ALELUIA!
E não é por ser domingo de Páscoa. Mas porque, enfim, começa a mudar uma legislação esdrúxula, a que trata índio, mesmo aculturado e integrado à vida social comum, como cidadão diferenciado. Segundo o site do jornal O Estado de São Paulo, "Novo estatuto retira de índios a condição de inimputáveis - Pela proposta, Justiça terá de avaliar se acusado de cometer crime tem noção da ilegalidade do ato".
CERTIDÃO
Candidatos aprovados em concurso público ou que tenham sido nomeados em funções comissionadas, ou até quem vá assumir cargo eletivo, devem tirar certidão negativa de débito junto ao Tribunal de Contas do Estado através do site www.tce.ro.gov.br. Sem pagar nada.
MEGA-SENA
Sem ganhador o último teste da mega-sena número 1.064, sorteado na noite deste sábado, e o prêmio acumulou em R$ 14.524.789,16. Na próxima quarta-feira (15), a Mega-Sena pode pagar R$ 17 milhões ao apostador que acertar as dezenas do concurso de número 1.065. Os números foram: 04 - 16 - 19 - 28 - 29 - 49.
NOSSA HISTÓRIA (Semana de 13 a 19 de abril)
Dia 13 Em 1960 o navio Rio Tubarão ancora em Porto Velho trazendo equipamentos pesados para abrir a BR-29 (364).
Dia 15 Em 1917 o jornal O Município deixa de circular e em seu lugar passa a ser editado o jornal Alto Madeira.
Dia 15 Em 1970 a portaria assinada pelo ministro das Minas e Energia Dias Leite proíbe a continuação da garimpagem manual de cassiterita em Rondônia e autoriza só a retirada mecanizada.
Dia 17 Em 1943 é Instalada a agência do Banco da Borracha (atual Basa), tendo como gerente o sr. Raimundo Cantuária.
Dia 17 Em 1945 a vila de Urupá passa à condição de distrito, com o novo nome: Vila Rondônia (atual município de Ji-Paraná) conforme o decreto territorial 7.470.
Dia 17 Em 1945 pelo decreto-lei 7.420 o município de Santo Antonio deixa de existir e suas terras são incorporadas a Porto Velho.
Dia 17 Em 1989 começa a funcionar a Associação Vilhenense de Educação e Cultura Faculdade Avec.
Dia 19 Em 1907 a empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local onde seria a cidade de Porto Velho.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e