Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS: Aniversário




ANIVERSÁRIO

Mesmo em situação difícil, o vovô Alto Madeira chegou aos 93 anos de atividade. O jornal, que já pertenceu à poderosa rede Associada; que noticiou o fim da I Guerra Mundial (1914/1918); a visita do presidente Vargas (1940); a chegada dos nordestinos, os soldados da borracha (1943), a criação do Território Federal; as lutas políticas de cutubas contra peles-curtas (1947/1962 – e até hoje); a abertura da BR-29, que muita gente nem sabe que foi a primeira identificação da BR-364; a chegada de milhares de famílias que vieram pela BR a partir de 1965; que viu a extinção da Madeira-Mamoré; que cobriu a luta política para que fosse criado o Estado, quer agora cobrir também seu primeiro século de vida, daqui a sete anos.

Parabéns ao vovô AM, onde muitos, inclusive eu, tivemos a oportunidade de aprender, de conviver com gente que ajudou, e ajuda, a construir o próprio Estado.

RONDON

Será dia 5 de maio, no Teatro Banzeiros, o seminário Rondon além da Linha Telegráfica, comemorativo dos 145 anos do nascimento do patrono do Estado. Os temas a serem discutidos passam bem longe da tradicional discussão sobre o Marechal, voltados para a linha telegráfica – que muitos chamavam de língua de Rondon. Vamos ter lá a Influência do positivismo na Missão Rondon e a Questão colonial da Missão Rondon. Sim, será das 14 às 18 horas, promovido pela Academia de Letras de Rondônia conjuntamente com o departamento de História e Arqueologia da Unir.

Inscrições no endereço aclerencontrodeescritores@gmail.com 

MERCADO

A grande queixa dos permissionários (melhor dizer: feirantes) do Mercado Central é a quentura do prédio. A questão fica por conta de quem de direito da prefeitura. Realmente, dentro, ainda pela manhã, já é muito quente. Imagine então quando dá duas da tarde. Aliás, esse é um problema também do Mercado Cultural.

FILMES

Andei vendo dois filmes nesses dias. Chico Xavier e Lutero. Não, não estou dizendo que sejam bons, ruins, ou que você deve ir assistir ou não. Até porque conceitos como bom ou ruim eu sempre entendo que são muito pessoais. Deve haver quem goste de música baiana, eu (e muita gente que conheço), não. Agora, no Lutero, o que me chamou a atenção foi que ele se posicionou exato contra a mesma filosofia que observo entre membros de neo-evangélicas.

Não quero discutir, até porque entendo que tudo é questão de opção, mas que há similitude, disso eu não duvido.

PONDERADO

Convidado pelo professor Júlio Sérgio, fui conversar com alunos do curso de Jornalismo da Uniron. Uma coisa que eu já conhecia há mais de 20 anos se repetiu ali: a posição ponderada do jornalista Zé Carlos Sá, que participou comigo da exposição sobre Assessoria. O Zé é o tipo de cara que pensa três vezes antes de falar, mas deu o recado e me ensinou muita coisa.

DEFLAÇÃO

Deflação, diz quem entende, é quando há queda de preços. Bom, é só ir ao supermercado, ao posto de gasolina e à farmácia para ver que a inflação continua, e as maquininhas de remarcação, para cima, de preços, também. Por observar coisas assim é que não acredito quando vejo e ouço alguém escrevendo ou falando que a inflação caiu. Pelo menos aqui ela continua em alta. E antes que alguém reclame que não gosto deste ou daquele partido político, quero dizer que já escrevo a mesma coisa há muito tempo. Antes dos companheiros assomarem ao poder.

PAULO QUEIROZ

O jornalista Paulo Queiroz está convidado a mudar de casa. De quebra, está assumindo o site rondoniasim.

Inté outro dia, se Deus quiser!

DATAS DE RONDÔNIA

(como pretendo me tornar mais frequente, até porque já fui cobrado, vamos com datas até sábado):

Dia 20 – 1944 – O Congresso Nacional recebe o Plano Rodoviária Nacional, assinado pelo engenheiro Yedo Fiúza, propondo a Rodovia Acreana, ligando Rio Branco (AC) a Cuiabá (MT) (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 25 – 1977 – Inaugurada a agência do Bradesco, a primeira agência bancária em Cacoal (Lurdes Kemper, Cacoal, sua história e sua gente)

Dia 25 – 1983 – A Assembléia Estadual Constituinte aprova o Regimento Interno regulador da elaboração da primeira Constituição do Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da Assembleia Legislativa)

Fonte:Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)