Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - Emanuel Pontes Pinto em Porto Velho


 

DIFERENÇAS

Na roda do café da manhã de todos os sábados e domingos, na banca do casal Zenilda e Luiz, aquela no mercado central em frente ao muro da obra da EFMM veio à tona a questão da delinqüência infanto-juvenil. Um ponto fundamental apontado foi a proibição legal de jovens trabalharem. O outro, o festival de “direitos humanos” que acabam gerando até o temor de policiais em apreender um menor. Outra questão a responsabilidade das famílias.

UM FATO

Foi citado o fato ocorrido recentemente na Vila da Eletronorte, onde um adolescente tentou entrar numa casa e, perseguido pelo dono, refugiou-se na dos pais. Quando o dono da casa que ia ser invadida procurou os pais do aprendiz de acusado, claro, houve a negativa. Até que chamaram o dito cujo que ao aparecer estava com as mãos todas lanhadas, porque pulara o muro que tinha em cima cacos de vidro. É apenas mais um caso, lamentável, mas que demonstra que a família tem de agir mais para evitar o pior.

PRESENÇA

O jornalista Emanuel Pontes Pinto, está em Porto Velho desde sexta-feira,para participar dos festejos dos 70 anos do jornalista e advogado Rochilmer Rocha. Sábado, no Vila Rica, onde está hospedado, Emanuel, recebeu um grupo de velhos amigos - jornalista Ciro Pinheiro (Alto Madeira), professores Abnael Machado de Lima, Yeda Borzacov, Waldir Pereira e Pedro Albino, e este repórter. A conversa, como não poderia deixar de ser, foi sobre história regional.

PARA CONHECER

Emanuel Pontes Pinto, 86 anos, é paraense, veio para Porto Velho ainda na década de 1940 e aqui atuou em várias áreas, inclusive como seringalista e político, sendo aliado do coronel Aluízio Pinheiro Ferreira. Foi prefeito da capital rondoniense. Um dos fundadores do jornal "O Guaporé", que dirigiu entre 1952 e 1980. Fundador da Academia de Letras de Rondônia, da qual é membro efetivo. É autor do livro “Caiari – Lendas, proto-História e História, o primeiro editado pela Edufro - a editora da Unir. Pesquisador, é formado em História na primeira turma da UNIR, e palestrante em fóruns diversos sobre questões históricas envolvendo a região.

MÉRITO

Muitas vezes recebo questionamentos para os quais não tenho resposta e, assim, repasso a quem de direito, no caso ao Comando da Aeronáutica. O leitor que se identificou como Henrique, telefonou perguntado se era verdade que a senhora Marisa da Silva recebeu uma medalha de mérito da Aeronáutica. E, se foi verdade, que mérito teve aquela senhora para receber a comenda. Bom, primeiro eu nem sabia do fato. Segundo, se teve algum mérito, repasso a pergunta ao comando da dita cuja Arma.

HISTÓRIA

A negação da história local é clara em vários segmentos. Um deles, o das entidades ligadas ao Movimento negro. Aqui se cultua uma figura que atuou no Nordeste, zumbi dos Palmares e não se fala nada sobre Tereza de Benguela que, conforme vários registros, liderou um quilombo na região de Cabixi, Fica o registro e a expectativa de que não continuem a incensar o ditado de que “santo de casa não faz milagre”.

PRESENÇAS

Na festa dos 70 anos do advogado e jornalista Rochilmer Rocha, presenças de três ex-governadores (Osvaldo Piana, Valdir Raupp e José Bianco), de três ex-prefeitos de Porto Velho (Emanuel Pontes Pinto, Sebastião Valladares e Tomaz Correia), desembargadores, deputada federal Marinha Raupp e membros do Tribunal de Contas. istória pela primeira turma da Unir

GUERRILHA

O governador Sérgio Cabral mandou um grupo de policiais do Rio de Janeiro aprender na Colômbia a combater a guerrilha urbana. Só quem é cego é incapaz de ver que acontece, na capital carioca, claros atos que caracterizam guerrilha urbana. O que é facilitado pela fragilidade das nossas fronteiras. Daí eu ser favorável a que as Forças Armadas tenham maior presença nessas regiões. E não entendo por qual motivo isso não acontece.

DATAS DE RONDÔNIA

(De 22 a 28 de novembro)

Dia 22 – Em 1977 – Instalação do município de Ji-Paraná, pelo governador Humberto Guedes, assumindo como prefeito nomeado o funcionário público Walter Bártolo. Ji-Paraná originalmente teve o nome de Urupá, passando a ser Vila Rondônia até à criação do município.

Dia 23 – Em 1977 – Instalação do município de Vilhena, pelo governador Humberto Guedes. O primeiro prefeito, nomeado, foi Renato Coutinho

Dia 23 – Em 1977 – Em Vilhena é instalada a TV-Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, tendo como diretor João Castilho (Vilhena conta sua História, Pedro Brasil)

Dia 24 – Em 1977 – Instalação do município de Pimenta Bueno, pelo governador Humberto Guedes. O primeiro prefeito, nomeado, foi Vicente Homem Sobrinho.

Dia 26 – Em 1975 – Instalada a Polícia Militar do Território Federal de Rondônia e declarada extinta a Guarda Territorial (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia).

Dia 26 – Em 1977 – Instalação do município de Cacoal, cujo primeiro nome foi Nova Cassilândia, pelo governador Humberto Guedes. O primeiro prefeito, nomeado, foi Catarino Cardoso dos Santos.

Dia 28 – Em 1907 – Pelo decreto 6.752 a firma norte-americana The Madeira-Mamoré Railway Company é autorizada a operar no Brasil (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho) 

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com  
 
Inté outro dia, se Deus quiser!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)