Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - GAINETE



 
 
GAINETE
Meu amigo Gainete, o goleirão, "dono" da banca da dona Zenilda no mercado central, emérito contador de estórias e causos, passou para o outro lado. Às 3 da manhã deste domingo, 21, Gainete tomou o expresso da meia noite e, com certeza, foi reforçar um time de primeira, brigar pela posição de goleiro com outra fera da posição, Simeão Tavernard. À família e à confraria da banca da dona Zenilda, meus sentimentos.


 
BLOG
Se aceitarem o convite, visitem o blog

http://100release.blogspot.com, que eu abri para escrever algumas coias. Se tudo correr bem, vou lançar um site com o mesmo nome, 100release.


 
CONVITE
Mordores do bairro da Embratel estão convidando dona Dilma a vir sempre a Porto Velho. Depois de vários meses abandonada, uma obra na Pinheiro Machado foi, rapidamente, arrumada, tudo por conta da presença da candidata numa reunião no campo do 13, a 40 metros da obra. Moradores do bairro da Embratel querem que dona Dilma venha novamente, agora visitar a obra do Canal dos Tanques. Pode ser assim que a dita cuja obra desencante.


 
LIVRO
Está confirmado o lançamento do livro Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia, de minha autoria. A compra pode ser feita antecipada, pelo fone 9965-5835 ou pelo e-mail

www.jlucioalbuquerque@gmail.com. O lançamento será dia 20 de julho, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.


 
TREINAMENTO
O Tribunal de Contas do Estado vai treinar, até final do ano, 250 servidores, através de cursos aplicados pela Escola Nacional de Administração Pública, contratada pelo TCE-RO. Do total, já participaram de cursos dentro do contrato 150 servidores.
 
 
 
DATAS DE RONDÔNIA
Nesta semana, são as seguintes datas de eventos históricos de Rondônia:


22 – 1994 – Criados os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis , Vale do Anari e Parecis (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História (20 anos da ALE-RO)

 

24 – 1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, estabelecida em 1916 no bairro do Mocambo (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

25 – 1931 – A Madeira-Mamoré Railway requer junto à Vara da Justiça Federal (RJ) que o Governo brasileiro assuma a direção da EFMM (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

26 – 1872 – Equipe de engenheiros e trabalhadores ingleses desembarca em Santo Antonio, onde seria o ponto inicial da Madeira-Mamoré (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)

26 – 1921 – O bispo D. Frei Luiz Galiberti é recebido pela população de Guajará-Mirim com festas: confete e serpentina. (Vitor Hugo, Desbravadores)

26 – 1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho  (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)

27 – 1963 – Ari Marcos da Silva toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Inté mais ver!

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025

RONDÔNIA1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne, e a Superintendência (Prefeitura

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”. 1922 – Para “defender os direitos dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)