Quarta-feira, 1 de abril de 2009 - 22h12
GALINHA MORTA
O Dunga, não poderia ter tido uma galinha morta melhor do que a seleção peruana, na primeira apresentação brasileira pós-vergonhaço em Quito. O time do peru era o último colocado da classificação sulamericana (antes do jogo, porque estou escrevendo antes d apartida começar).
MARADONA
E o Maradona, hein? Los hermaños, que nos chamam "mcaquitos", devem estar muito satisfeitos. Afinal, levar de seis da Bolívia não é para qualquer um.
RECLAMAÇÃO
A declaração de uma fonte citada como engenheiro de Furnas, com críticas pesadas a Porto Velho (Revista Época, reproduzida no site www.tudorondonia.com.br, edição de quarta-feira, dia 1º), deveria merecer pelo menos uma posição formal de Furnas. Afinal, sendo ele representante da empresa, deveria atentar para o choque de suas palavras em relação à comunidade local. Claro, temos deficiências, mas, quem não têm? A revista não ouviu milhares de mordores da capital, que não nasceram aqui, e que poderiam ter dado outra versão. A revista não fez a prática mais simples do jornalismo, o "ouvir o outro lado".
ENCOMENDA
Será que a matéria da Época foi uma "missa encomendada"? É notória a existência de grupos interessados em não deixar as hidrelétricas vingarem. Não tenho muitas dúvidas de que poossa ter sido "nmissa encomendada".
DOIDEIRA
Construir uma ponte no mesmo local onde é feita a travessia das balsas do Rio Madeira, é doideira total. A melhor solução é desviar aminho, criando uma via direta da BR-364 logo depois da passagem da ponte do Candeias e chegar até à margem do Rio Madeira, num ponto a 15 KM de Porto Velho. Está em tempo de pensar Porto Velho mais organizada, mas, pelo visto, isso não está na aagenda dos nossos gestores.
TRÂNSITO
Segundo o historiador Francisco Matias, citando como fonte a administração do porto da Hermasa, no período da safra da soja, são 900 caminhões que circulam dentro de Porto Velho - entrando e saindo. Calma! Isso afora os outros veículos pesados, que demandam o porto, os ancoradouros do bairro Nacional e os transprotadors de combustível. Aproximadamente 1.600 veículos pesados por dia.
RODOVIÁRIA
E a nossa rodoviária? continua no centro da cidade, com mais de 150 ônibus entrando e saindo todo dia. Só quem gosta são os donos de hotéis das proximidades, sempre lotados.
HISTÓRIA
Antonio Cantanhede em Achegas para a História de Porto Velho, registra que no dia 2 de abril de 1923 o Relatório do Superintendente Joaquim Tanajura cita: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular e o Grupo Escolar Barão do Solimões (instalado no bairro Alto da Favela onde fica o colégio Auxiliadora).
GOL
Essa nota foi escrita após acabar o primeiro tempo do jogo do Brasil: além da galinha morta ser o Peru, ainda o time de Dunga precisou da ajuda do juiz no segundo gol.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lùcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e