Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - IMBECIL E IGNORANTE


 

IMBECIL E IGNORANTE

Está certo, senhor Luiz Inácio. Eu sou imbecil e ignorante. Não porque tenha opinião bem diferente sobre programas tipo Bolsa Família. Sou imbecil e ignorante porque sou eu quem paga a conta. Não sei se o senhor sabe o que seja Imposto de Renda ou conheça o que estabelece a Constituição Federal quando trata da responsabilidade do Estado. Todos os meses sou descontado em 27,5% do meu salário. E não recebo do Estado o retorno que a Constituição diz que tenho direito, como segurança pública e saúde, apenas para citar dois exemplos.

Além de ter descontado o que o brasileiro chama de parte do leão, ainda sou obrigado, a pagar um plano de saúde, porque a estrutura de saúde do Estado é péssima, e não cabe qualquer culpa aos profissionais da área que, muitas vezes, fazem muito mais do que suas obrigações profissionais. E vivo mais preso do que os reclusos, justo porque neste campo, da segurança pública, a falência talvez seja pior do que na saúde e na Educação.

Não sei, senhor Luiz Inácio, se o senhor recolhe Imposto de Renda, ou se recolheu quando trabalhava. O que sei é que a sua política, claramente de cunho populista, no caso inverte a pregação de que “mais do que dar um peixe, se deve ensinar a pescar”.

Sou, sim, imbecil e ignorante, e tenho certeza que muitos milhões de brasileiros também o são, porque na ponta da linha pagamos a despesa. Recordo aqui a frase de um médico do hospital São José, em Porto Velho, na década de 1970, quando pressionado pela esposa do governador do Território a atender um paciente, passando á frente de dezenas de outros que não tinham padrinho.

O médico em questão disse uma frase que se aplica claramente ao festival de “bolsas” que nós pagamos, e ainda somos chamados “imbecis” e “ignorantes”. Disse ele: “É bom fazer caridade com dinheiro, trabalho e paciência dos outros”.

Vou ficar por aqui, enquanto milhões de brasileiros aposentados com um salário mínimo vergonhoso não conseguem (quando conseguem) mais do que migalhas de recuperação, e assistem, com inveja e raia, sem qualquer capacidade de voltar-se contra, ao festival de benesses cuja única finalidade, sem qualquer dúvida, é a busca do voto fácil nos grandes bolsões da miséria alimentada pela política oficial.

Eu assumo: sou imbecil e ignorante mesmo. Eu pago a conta!

 

ACADEMIA

Muito bom o Encontro de Escritores, realizado dia 25, na Unir Centro, pela Academia de Letras de Rondônia. Participação de quase 50 produtores literários de cinco municípios do Estado,  alunos e professores da Unir. Sem qualquer dúvida, um ponto importante marcou a Academia que, agora, não vai ficar só nisso.

 

BELEZA PURA I

Quem pegou convite e não foi, perdeu. Quem foi não deixou de aplaudir de pedir “bis” ao espetáculo de quarta-feira passado, no teatro Banzeiros, quando do espetáculo comemorativo aos 44 anos do 5º BEC. Sem qualquer dúvida a junção de vários corais apresentando-se com a banda sinfônica da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, encheu os olhos de quem gosta de arte musical.

 

BELEZA PURA II

Parabéns ao comando do 5º BEC pela programação, o que mostra que temos em Porto Velho instrumentos para fazer boa cultura em todos os campos e, de minha parte, meu agradecimento especial à atenção do subtenente Nilton, Relações Públicas do Batalhão.

 

BELEZA PURA III

Agora a expectativa fica por conta da espera de que os promotores culturais locais realizem outros eventos similares, porque é notório que além de grupos para isso existem, também há público, sedento de espetáculos como o de quarta-feira passada.

 

LIVRO

Até eu me assustei com tanta gente, de tantas gerações diferentes, no lançamento do livro Da Caixa Francesa à Internet, que conta a caminhada de 100 anos da Imprensa em Rondônia, cujo lançamento aconteceu na última sexta-feira, 31, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Enquanto não estiver nas livrarias, quem se interessar pode ligar no 9965-5835 ou mandar mensagem para o jlucioalbuquerque@gmail.com.

 

TRABALHO

Muito importante o trabalho que o Geraldo Cruz vem realizando à frente da “Ivan Marrocos”. Com um pouco mais de apoio, certamente que a Casa de Cultura daria uma contribuição muito maior ao setor.

 

BAFÔMETRO

Um lugar que precisa, com urgência, ser levado em conta pelas autoridades do trânsito é aquele pedaço da Pinheiro Machado, entre a Presidente Dutra e a José Bonifácio, especialmente nas noites de sexta, sábado e domingo. O que tem de gente que levanta da mesa de qualquer dos botecos ali instalados e sai dirigindo moto ou carro, não é normal. Quantos dali passariam no bafômetro?

 

DATAS DA SEMANA

Na História de Rondônia, alguns fatos desta semana:

Dia 2 - Em 1982, tendo como representante de uma das partes o advogado João de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal recebe o primeiro processo. O juiz era Salatiel Soares de Souza e o promotor Homero da Silva Scheidt .

Dia 3 – Em 1981 o ministro do Interior Mário David Andreazza envia ao presidente João Figueiredo relatório propondo uma Lei criando o Estado de Rondônia.

Dia 4 – Em 1963 o jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta de Porto Velho a Brasília dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, quando foram pedir ao presidente João Goulart que não deixasse fechar a rodovia BR-364.

Dia 4 – Em 1983 o juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura à condição de município.

Dia 5 – Em 1983 por Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira, os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras foram elevados à categoria de municípios.)

Dia 5 – Em 1983 a elevação dos distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios, gera a primeira crise institucional entre a Assembléia Estadual Constituinte e o Governo do Estado.

Dia 6 – Em 1902, liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros derrota as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre, o que gerou a construção da Madeira-Mamoré e possibilitou o surgimento de Rondônia.

Dia 6 – Em 1983, em ato realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembléia Estadual Constituinte, deputado José Bianco,  promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia

Dia 8 - Em 1912 o governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antonio do Madeira (hoje um bairro de Porto Velho).

Dia 9 – Em 1983 a Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, foi o primeiro orador (3)

Dia 9 - Em 1995 na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o Massacre de Corumbiara.

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

(a coluna também está no blog
http://100release.blogspot.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)