Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - Leitura de ônibus


 

LEITURA

Já em seu quarto ano de contínua produção, edição e distribuição o boletim Leitura no Ônibus já alcançou seu espaço dentre os que fazem cultura em Rondônia, e serviu até de tese de mestrado, além de outros trabalhos universitários. Isso contando apenas com apoio de empresas e empreendedores que acreditam e investem na cultura regional, e sem qualquer apoio oficial. Com 10 mil exemplares por semana, distribuídos gratuitamente, o Leitura, é um projeto desenvolvido pelo empreendedor Luiz Carlos Albuquerque, e já tem novos horizontes com outras produções.

LIVRO

Movimentado o sarau cultural promovido pelo historiador Emanoel Gomes da silva, ao lançar seu novo livro, Regional – Para Vestibulares e Concursos, sábado à noite, no Mercado Cultural. Dentre outros se apresentaram o (bom) conjunto Bioarte, de Cacoal, e os valores locais, Caio, Fabiano e Joás, além da dupla Gláucio e Rose. O poeta e acadêmico Antonio Candido, autor de “Madeira-Mamoré – o vagão dos esquecidos”, declamou uma de suas poesias.

AULAS

Atenção pais e professores: orientem seus filhos para os problemas de segurança (pessoal e no trânsito), nessa volta às aulas. Lembrem: a questão é, muito, de educação, o que tem mais força quando começa na família e é reforçada pela escola.

MÚSICA

Cada vez mais concorrida a noite da sexta-feira em frente ao Mercado Cultural, onde mestre Ernesto Melo comanda o show, com uma equipe de músicos cantores locais. Começa 21 horas e vai até quando acaba. A despesa é apenas o que você consumir.

A SEMANA NA HISTÓRIA DE RONDÔNIA

(25 A 31 DE JANEIRO)

Dia 25 – 1968 – O decreto federal 58.501 passa a considerar a ferrovia Madeira-Mamoré em processo de erradicação (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 25 – 1982 – Com base na Lei Complementar 41, que criou o Estado, o governador Jorge Teixeira cria o Poder Judiciário de Rondônia (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)

Dia 27 – 1987 – Morre, no Rio de Janeiro, o ex-governador Jorge Teixeira, último do Território e primeiro do Estado

Dia 27 – 1964 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 29 – 1915 – Instalação do Município de Porto Velho (Esron Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

Dia 29 – 1966 - O 5º BEC começa a se instalar em Porto Velho (Gen. Bgda. Tibério Kimmel de Macedo, Eles não viveram em vão)

Dia 30 – 1908 – Ganhador da concorrência para construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro Joaquim Catramby anuncia a venda da concessão à empresa norte-americana Madeira-Mamoré Railway (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais)

31 – 1983 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral desembargador Darci Ferreira preside a sessão em que tomam posse os deputados estaduais eleitos em 1982 e que vão escrever a primeira Constituição do novo Estado (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)


Inté outro dia, se Deus quiser! 

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)