Domingo, 24 de janeiro de 2010 - 15h37
LEITURA
Já em seu quarto ano de contínua produção, edição e distribuição o boletim Leitura no Ônibus já alcançou seu espaço dentre os que fazem cultura em Rondônia, e serviu até de tese de mestrado, além de outros trabalhos universitários. Isso contando apenas com apoio de empresas e empreendedores que acreditam e investem na cultura regional, e sem qualquer apoio oficial. Com 10 mil exemplares por semana, distribuídos gratuitamente, o Leitura, é um projeto desenvolvido pelo empreendedor Luiz Carlos Albuquerque, e já tem novos horizontes com outras produções.
LIVRO
Movimentado o sarau cultural promovido pelo historiador Emanoel Gomes da silva, ao lançar seu novo livro, Regional – Para Vestibulares e Concursos, sábado à noite, no Mercado Cultural. Dentre outros se apresentaram o (bom) conjunto Bioarte, de Cacoal, e os valores locais, Caio, Fabiano e Joás, além da dupla Gláucio e Rose. O poeta e acadêmico Antonio Candido, autor de “Madeira-Mamoré – o vagão dos esquecidos”, declamou uma de suas poesias.
AULAS
Atenção pais e professores: orientem seus filhos para os problemas de segurança (pessoal e no trânsito), nessa volta às aulas. Lembrem: a questão é, muito, de educação, o que tem mais força quando começa na família e é reforçada pela escola.
MÚSICA
Cada vez mais concorrida a noite da sexta-feira em frente ao Mercado Cultural, onde mestre Ernesto Melo comanda o show, com uma equipe de músicos cantores locais. Começa 21 horas e vai até quando acaba. A despesa é apenas o que você consumir.
A SEMANA NA HISTÓRIA DE RONDÔNIA
(25 A 31 DE JANEIRO)
Dia 25 – 1968 – O decreto federal 58.501 passa a considerar a ferrovia Madeira-Mamoré em processo de erradicação (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 25 – 1982 – Com base na Lei Complementar 41, que criou o Estado, o governador Jorge Teixeira cria o Poder Judiciário de Rondônia (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 27 – 1987 – Morre, no Rio de Janeiro, o ex-governador Jorge Teixeira, último do Território e primeiro do Estado
Dia 27 – 1964 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 29 – 1915 – Instalação do Município de Porto Velho (Esron Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Dia 29 – 1966 - O 5º BEC começa a se instalar em Porto Velho (Gen. Bgda. Tibério Kimmel de Macedo, Eles não viveram em vão)
Dia 30 – 1908 – Ganhador da concorrência para construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro Joaquim Catramby anuncia a venda da concessão à empresa norte-americana Madeira-Mamoré Railway (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais)
31 – 1983 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral desembargador Darci Ferreira preside a sessão em que tomam posse os deputados estaduais eleitos em 1982 e que vão escrever a primeira Constituição do novo Estado (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e