Segunda-feira, 15 de junho de 2009 - 12h21
Leia, no pé da coluna, o comentário Mototaxistas e, a seguir conheça datas importantes desta semana para Rondônia.
DESVIANDO
Afora que eu esteja muito enganado, estão conseguindo gestar fatos "novos" no Senado para desviar a atenção de duas CPIs que o Governo não quer nem ouvir falar: da Petrobras e das ONGs. A discussão em torno dos buracos no Senado não seria mais apropriada para quem não quer investigar nada.
Ou para aqueles que botam aquele plástico Mexeu com o Lula, mexeu comigo.
Pobre país, onde os donos do poder não podem ser investigados. E depois ainda dizem que vivemos numa democracia.
ESPORTE
O ex-goleiro do Moto Clube, Gainete, continua internado na UTI do 9 de Julho. Outro desportista com passagem na seleção (do antigo Guaporé) e ex-técnico campeão da Amazônia, Chico Santos, está se recuperando, em casa, de uma cirurgia. Os dois dos tempos em que o futebol local tinha nível técnico bom e enchia os dois lados do Aluízio Ferreira.
MERCADO
Não quero ser chato, mas é bom cobrar para evitar que pensem que esqueceram: o Mercado Cultural, inaugurado com tanta festa pela prefeitura, só está servindo mesmo para quem quer tomar cerveja no boteco que funciona lá. Até quando o dinheiro público vai continuar sendo gasto à toa?
DORMITÓRIO
Com a complacência de quem tem a responsabilidade de evitar que aconteça, os portas principais da biblioteca Francisco Meirelles são transformadas, à noite, em dormitório. Lá eles urinam, deixam restos de comida, etc. O surgimento de casos de assaltos a carros estacionados nas proximidades é atribuído àqueles "hóspedes". Há denúncias de que, entre eles, há vários menores.
LAMBRETA
Você já imaginou ir de lambreta a Brasília? E, mais ainda, ir de lambreta por uma estrada praticamente sem apoio e por uma estrada cheia de lama e buracos? Mais: eram duas pessoas na lambreta.E foi o que fizeram em 1963 os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, levando documento para pedir ao presidente João Goulart que não deixasse a BR-39 (atual 364) fechar.
HISTÓRIA
São fatos que nossa História esqueceu, e dos quais apenas os que têm compromisso com a memória deste Estado conseguem ainda registrar.
BOTECOS
Olhaí: pelo que andei sabendo, vão transferir aqueles botecos da beira do Rio madeira para uma área em frente àquela vila ferroviária localizada em frente à extinta oficina da Madeira-Mamoré. As famílias moradoras ali estão chiando, e com razão. Agora, quem me garante que, logo, logo, os botecos da margem do Rio madeira não estarão de volta?
EMBRATEL
Será mesmo na igreja da Sagrada Família, no próximo sábado, 16 horas, a reunião da vereadora Mariana Carvalho com moradores do bairro da Embratel. Mariana, nascida, criada e moradora ali ao lado da igreja, quer ouvir a comunidade.
MOTOTAXISTAS
Nada contra quem quer trabalhar, ganhar seu pão e tudo de forma honesta. Mas quando se trata de transporte público, há algumas questões que precisam ser esclarecidas, até porque o usuário deve saber se tem algum tipo de direito, como os há no caso do transporte via ônibus.
Negar o serviço de mototaxistas em Porto Velho, não há como. Chegou aqui depois de praticamente existir em todas as cidades do país, creio que exceções bem poucas, o que, para os que defendem esse serviço representa geração de empregos diretos e indiretos, rapidez para deslocar o passageiro, etc.
Repito: nada contra quem pratica, quem usa, quem incentiva. Mas, convenhamos, o serviço de transporte de passageiros é regulamentado por Lei. Mas, já que esse grupo já funciona em Porto Velho, há algumas questões que precisam ser levadas em conta, até pelo princípio de isonomia
Vamos aos meus questionamentos, e para os quais eu (e, creio, com muito mais interesse aqueles que usam o serviço): pretendo respostas.
1) em caso de acidente, o passageiro tem direito a seguro?;
2) nos ônibus têm direito a benefícios os idosos e os estudantes. A pergunta é: idosos e estudantes também vão pagar meia passagem no moto-táxi?
Com a palavra vereadores, deputados e até um senador que são favoráveis a tal serviço. E, claro, autoridades de setores responsáveis, na expectativa de que depois não digam que não sabiam, ou fiquem no conhecido jogo de empurra onde, o único que acaba perdendo é a vítima.
DATAS DA SEMANA EM RONDÔNIA
Dia 15 Em 1963 os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves saem de Porto Velho, de lambreta, pela rodovia BR-29 (364) rumo a Brasília, para entregar documento pedindo o asfaltamento da estrada ao presidente João Goulart (Gente que faz Rondônia, Marlene Rolim)
Dia 16 Em 1981, data da criação dos municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Espigão d´Oeste, Colorado do Oeste e Costa Marques (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO)
Dia 16 Em 1981 o Bamerindus instala sua agência, a primeira em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 17 Em 1972 o Incra instala a agência do Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná
19 1939 Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho. Seu primeiro gerente foi o sr. Arnobio Rosa de Faria Nobre (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
19 O Incra instala o primeiro projeto de colonização em Rondônia, o PIC Ouro Preto sob coordenação do capitão Sílvio Faria e dos técnicos Ademar Sales e Assis Canuto (Francisco Matias Pioneiros Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e