Quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 05h58
BOLSA-BOLSA
O anúncio de que o Governo Federal está criando o “Bolsa Celular” é mais uma prova de que a filosofia do “de que valem os meios quando os fins são atingidos?”, o que tem sido largamente usado pelos donos do poder, em Brasília, onde não faltam idéias para tirar proveito político com o dinheiro do contribuinte. Qualquer dia vão anunciar o “Bolsa-Bolsa”, para atender aos que têm muitos desses penduricalhos e possam, assim, subvencionar o grupo numa única bolsa.
DESESPERO
Nos bairros Lagoa e Lagoinha, o desespero aumenta sempre que o noticiário indica a possibilidade de chua. é que quando cai qualquer gota lá do céu, a região fica alagada, deixando seus moradors em casa assistindo à propaganda da prefeitura dizendo que a municipalidade está trabalhando ali. O morador Márcio Rogério Gabriel, que é síndico de um condomínio, disse que já não aguenta mais o desprezo com que a região é tratada pela prefeitura, e conta que j´pa mandou e entregou pessoalmente não sabe quantos documentos mostrando a situação e pedindo providências. O Márcio deve se consolar: além de lá outras regiões da cidade também ficam alagadas, enquanto a prefeitura gasta dinheiro do contribuinte fazendo propaganda.
SILVERNANI
Muito prestigiada a posse, terça-feira, do deputado Silvernani Santos na Assembléia Legislativa. Uma prova de que o cearense de Trairi tem prestígio foi a presença de lideranças da capital e do interior, incluindo de representações de órgãos como o Ministério Público.
EXPERIÊNCIA
Experiência parlamentar é que não vai faltar ao deputado Silvernani. Ele compôs a primeira legislatura da Assembléia, de 1983 a 1987, sendo seguidamente eleito a seguir deputado estadual para as legislaturas de 1987/1991, 1991/1995 e 1999/2003. Entre 1995 e 1999 foi deputado federal. Foi presidente da Assembléia Legislativa no período 1991/1995período em que se tornou no único dos presidentes da ALE a ter assumido o Governo do Estado – em razão do titular Osvaldo Piana estar doente e o vice Assis Canuto se encontrar no exterior. Da lavra de Silvernani é a Lei que criou a Universidade do estado de Rondônia, ainda esperando um governador que a implante.
FISCALIZAÇÃO
A prova provada de que o PT não pode ser levado a sério quando se trata de ética (aliás, nem o PT nem qualquer outro partido) está nessa agora que o senhor Luiz Inácio está reclamando da fiscalização exercida, conforme a Constituição Federal, pelo Tribunal de Contas da União com relação a gastos públicos. Como se vê, apenas o PT consegue, usando as mesmas artimanhas dos outros, ser mais criativo e menos desavergonhado.
HONDURAS
É risível notar a posição brasileira em Honduras, onde a nossa embaixada abriga um cidadão estrangeiro que faz dali seu palanque político. Não, meu caro leitor, o Brasil entende que está agindo de forma isenta, enquanto sabidamente nosso país se meteu numa enrascada que já vem sendo alvo de críticas de jornais que tratam do assunto, especialmente porque a solução está saindo mais por pressão dos estados Unidos o que, intra-muros, deve estar sendo visto como uma vergonha para o grupo comandado por Hugo Chávez, do qual o Brasil é mero participante.
NOVELA
Até quando vai continuar a novela da fiscalização e policiamento do trânsito na capital? A culpa, conforme autoridades (???) municipais e estaduais é simples: da falta de um convênio entre os palácios Tancredo neves e Presidente Vargas. Enquanto isso a balbúrdia continua, a circulação é cada vez mais difícil e muita gente está sofrendo pela falta de capacidade gerencial de quem tem a obrigação de gerir a questão.
DATAS DE RONDÔNIA
(Período 11 a 15 de novembro)
Dia 12 – Em 1916 – Circula em Porto Velho o PUN!, apresentado como “Semanário independente, comercial e humorístico e de propaganda”, da firma Irmãos Rozas” (Lúcio Albuquerque, “Da Caixa Francesa à Internet – 100 anos da Imprensa em Rondônia”))
Dia 14 – Em 1938 – Elaborado pela Presidência da República um decreto criando o Território Federal do Guaporé (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 15 – Em 1917 – O juiz Joventino Lins Themuro assume a comarca de Porto Velho (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 15 – Em 1978 – O Território de Rondônia elege dois deputados federais (a única vez que isso aconteceu). Os eleitos são Jerônimo Santa (MDB, terceiro mandato) e Isaac Bennesby (Arena) (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
15 – 1982 – Primeira eleição no Estado de Rondônia, sendo eleitos vereadores, prefeitos (menos Porto Velho e Guajará-Mirim), deputados estaduais constituintes, deputados federais e senadores. O governador continuou nomeado (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História (20 anos da ALE-RO))
Dia 15 – Em 1985 – Pela primeira vez em quase 60 anos, é eleito um prefeito (Jerônimo Santana) em Porto Velho. (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia) .
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e