Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 20h02
HISTÓRIA
Dia 28 Rondônia, e um grupo de avôs, terão um motivo importante para comemorar: Afinal de contas naquele dia estará sendo completado meio século de uma epopéia, a chegada a Porto Velho da primeira caravana de carros que circulou pela BR-29, que depois tornou-se BR-364.
Uma viagem de 60 dias de São Paulo até chegarem aqui, onde foram recebidos com festas. Mas, numa terra que não se cultua a História, é difícil imaginar que alguém considere isso. Uma lástima!
COMENTÁRIO
Outro dia comentei a questão da WikiLeaks, e citei que a culpa não pode ser atribuída ao jornalista, ou ao veículo que veiculou a notícia, porque apenas cumpriram seu papel de informar o que entenderam ser de interesse público. Aí um camarada ligou para saber por que eu não elogiei o senhor Luiz Inácio, que condenou as pressões ao site. Bom, camarada, não elogiei porque parece que o senhor Luiz Inácio opera pela lógica de que “pimenta no dos outros é refresco”. Temos um jornal O Estado de São Paulo sob censura, e o cidadão não disse nada. Seu ministro defende abertamente a censura e ele não diz nada. Então por que elogiar?
IRMÃ DULCE
O Vaticano beatificou – o que na linguagem ritualista católica representa estar a um passo da santificação – a freira Irmã Dulce, depois de comprovar por três comissões diferentes um milagre a ela atribuído. Da linha de outra santa católica, Madre Tereza de Calcutá, a vida de Irmã Dulce deveria ser motivo de estudos e melhor divulgação numa época conturbada como a que vivemos.
FÉRIAS
Olhaí pessoal do trânsito: está começando o período de férias, o que obriga autoridades a agirem preventivamente no controle do tráfego de veículos, e de pedestres. Não adianta nada chegar depois. A ação preventiva é muito melhor e rende muito mais do que mandar a perícia ao local.
PREÇO
Uma banana comprida verde cobrada a um real. Um quilo de farinha d’água a 6 reais. E ainda há quem jure que o índice inflacionário está correto, que não temos tido aumento considerável no custo de vida. São os idiotas da objetividade, como diria Nelson Rodrigues.
ARTE
Uma semana artística para ninguém botar defeito, é o que teremos a partir deset domingo, 12, no SESC. São muitas atrações e creio que o Teatro Um vai ficar sempre lotado. Quem gosta de coisa boa tem um rumo certo na semana que vem, o Teatro Um, no SESC esplanada.
MOTOS
Oficinas e empresas que tratam ou vendem motos estão colocando esses equipamentos no meio da rua, prejudicando o trânsito e ninguém da Prefeitura parece ver isso. É só dar uma olhada, por exemplo, na Getúlio Vargas, naquele trecho da Dom Pedro até a Sete de Setembro.
RODOVIÁRIA
A falta de fiscalização e de organização por parte de quem tem o dever de fazer as duas coisas, está transformando qualquer ida à rodoviária porto-velhense num exercício de paciência e de autêntico treinamento de sobrevivência. Quem se aventura a comprar uma passagem é assediado por funcionários da empresa detentora do maior espaço ali, pelos taxistas que fazem os intermunicipais e por outras figuras que bem mereceriam uma averiguação. Aliás, a Polícia bem que poderia dar uma presença melhor, e a prefeitura organizar aquela bagunça.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e