Domingo, 11 de outubro de 2009 - 10h55
PONTE
Voltou à discussão a questão da ponte do Madeira. Só dois grupos não enxergam o óbvio ululante, de que, se construída onde está a balsa, vai piorar, e muito, o tráfego na zona central urbana de Porto Velho: Os técnicos do DNITT e os que têm sítios nas proximidades da balsa. os dois grupos só pensam em seus interesses, e não nos da coletividade.
IMPOSTO DE RENDA
A não devolução a seus proprietários de direito e fato, os contribuintes, conforme a tradição, a quem de direito, da parte que o Imposto de Renda não leva, é apenas a cópia lulística do embargo feito pelo collorido e mentor, na questão das poupanças. Interessante`que àquela altura o que se chama comumente de "homem forte" de uma administração era uma mulher e, agora, novamente uma mulher.
PERGUNTA
Tenho como norma não comentar sobre política local nessa coluna, daí que transfiro a quem de direito o questionamento do leitor Bernardo Albino Oliveira, do bairro Alphaville: "Lúcio, o Expedito Júnior é o plano B do Cassol ou o plano B é o Cahulla?".
Bom creio que o melhor para responder é justamente o próprio governador. Eu tenho minha opinião mas, repito, não falo de política local nessa coluna.
HOMENAGEM
Está confirmada a homenagem da Academia de Letras aos seus ex-membros falecidos. Acontece no auditório do Sinduscon (José Camacho entre Guanabara e João Goulart), no dia 20. Serão lembradas as memórias de Paulo Saldanha Sobrinho, Arnaldo Sett, Ary Tupinambá Pena Pinheiro, Luiz Antonio Araújo, Amizael Gomes da Silva, Esron Penha de Menezes, Paulo Nunes Leal, José Calistro de Medeiros e Vitor Hugo.
BANDAS
Na disputa de bandas marciais, neste sábado, no Aluízio Ferreira, muita gente e não vi qualquer autoridade, pelo menos enqunto estive lá. Mestre Luiz Gouveia, à frente do espetáculo ao qual, em meu entendimento, faltou cobertura melhor da mídia.
TRÂNSITO
Enquanto isso o trânsito de Porto Velho a cada dia (muito mais) pior. Pelo visto só quem não vê, e por isso não se incomoda nem faz nada, é a prefeitura.
SEGURANÇA
Outro setor que está muito longe do mínimo é a segurança pública. Cada vez mais insegura, apesar dos seguidos anúncios de investimentos, contratação de pessoal, etc. Enquanto o policiamento comunitário vem dando certo até nos morros cariocas, onde há uma guerrilha não oficial, aqui parece que a lição não interessa a quem manda no setor.
Inté outro dia, se Deus quiser!
DATAS DE RONDÕNIA - Semana 11 a 18 de outubro
11 a 13 – 1940 – O presidente Getúlio Vargas vem a Porto Velho com ministros e assessores (Retalhos para a História de Rondônia, Esron Penha de Menezes)
11 – 1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena,, Pimenta Bueno e Cacoal, todos no eixo da BR-364 e desmembrados do município de Porto Velho (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé)
12 – 1910 – Inaugurado oficialmente o serviço telegráfico de Vilhena com a transferência da estação para a Casa onde funciona o Museu Rondon (Terras de Rondônia, Abnael Machado de Lima)
12 – 1975 – O jornalista Ciro Pinheiro realiza, no jornal Alto Madeira, o primeiro concurso “Poder Jovem”, escolhendo entre estudantes de Porto Velho, o governador e o prefeito mirim. Os primeiros, respectivamente, foram os futuros jornalistas ADaídes (Dada) dos Santos e Paulo Ayres de Almeida (Da Caixa Francesa à Internet – Lúcio Albuquerque)
12 – 1978 – Coronel Humberto Guedes, primeiro governador a visitar Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
12 – 1979 – Enilde Aparecida é eleita 1ª Rainha de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores
13 – 1969 – O Decreto Federal 961 autoriza o retorno das eleições, suspensas desde a década de 1920, para vereador nos municípios dos Territórios, mas os prefeitos continuam nomeados (Marcos Teixeira e Dante Fonseca, História Regional – Rondônia)
14 – 1956 – Jayme Araújo dos Santos toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
14 – 1963 – Paulo Eugênio Pinto Guedes toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
15 – 1915 – O major José Jorge Braga Vieira é escolhido presidente do primeiro diretório político de Porto Velho, do Partido Republicano Conservador (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
15 – 1972 – Advogados reunidos em Porto Velho decidem pela criação da seccional da OAB ((Ata da primeira eleição da seccional da OAB)
16 – 1990 – O senador Olavo Pires é assassinado em Porto Velho (Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia, Francisco Matias)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún