Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - POBRE PAÍS


 

POBRE PAÍS 

Menos de 48 horas depois de toda aquela pastice de choros e vivas em Copenhague, o PNUD, órgão das Nações Unidas divulgou o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano em vários países. 

O Brasil ficou em 75º lugar. E os demais membros daquele grupo BRIC - Brasil, Rússia China e Índia ficaram com as seguintes classificações: Rússia: 71º lugar; China: 92º; Índia: 134º posto. Esse grupo, conforme a propaganda oficial, seria o que está pronto para posar como titular entre os realmente desenvolvidos do mundo 

Interessante é a proclamação ufanesca de Luiz Inácio et caterva, de que ao ganhar a sede olímpica, o Brasil se tornou um "país de primeira classe". 

E ainda há alguns indiotas que acreditam quando dizem que o Brasil está conseguindo vencer a pobreza.
É de lamentar. 

INVEJA 

A ONU anunciou que a Noruega, que nem quer saber de sediar uma Olimpíada, tem o melhor IDH do mundo. Babem de inveja. 

EMBAIXADA 

Viram o Jornal Nacional desta segunda-feira? A chave da embaixada brasileira está entregue às mãos de um assessor do presidente deposto de Honduras. Bagunça total e o governo brasileiro faz de conta que Zelaya não manda ali, onde o prédio é bancado pelo nosso imposto de renda. Eu gostaria de saber como se comportaria o governo brasileiro se adversários de Fidel entrassem na embaixada brasileira em Havana. Vai ver fariam amesma coisa dos dois atlets no Pan: entregariam todos ao goerno cubano. Aliás, com menos custo, porque lá nem teriam que mobilizar transporte. 

HOMENAGEM

A Academia de Letras de Rondônia realiza no próximo dia 20 no auditório do Sinduscon uma homenagem aos acadêmicos falecidos, oito, no total. A historiadora Yeda Borzacov está coordenando os preparativos. Já no dia 5 de novembro a ACLER realizará cerimônia de ingresso de três novos acadêmicos. 

CULTURA 

Comandado pelo radialista Juca, a Rádio Vale do Madeira, em Humaitá, tem uma programação diária voltada exclusivamente à cultura, um exemplo que deveria ser seguido por aqui também. Ali o escritor Raimundo Neves, membro da ACLER, foi entrevistado na quinta-feira passada. 

TRÂNSITO 

Recebi da internauta Márcia Fernandes, moradora do bairro 4 de Janeiro uma pergunta: "Lúcio, você tem reclamado muito do trânsito em Porto Velho. Você acha que o nosso trânsito tem jeito?". Tem, Márcia. Agora o que falta é competência para administrar o sistema e coragem política para consertar a coisa. Aí, Márcia, só tem um jeito: Reclamar, criticar, não ficar calado. Pode ser que assim a prefeitura tome vergonha e comece a agir. 

BOA MEDIDA 

Está bom, não é só reclamar da prefeitura: até que enfim, depois de quase 20 anos, a prefeitura mandou tirar aqueles botecos que só enfeiavam em frente ao ginásio Cláudio Coutinho. Ainda quando o prefeito era Chiquilito Erse, aí pela década de 1980, eu e vários desportistas fomos a ele pedir que retirasse aquelas espeluncas dali. Cozinhou o galo e não fez. Agora só falta a prefeitura começar também a fiscalizar melhor o trânsito e atacar outros problemas. 

AUSÊNCIA 

A Polícia Rodoviária Federal precisa estar mais presente nas estradas, e não aparecer só quando há acidente. De Porto Velho a Guajará, apenas um posto no KM 48. Na estrada até Humaitá, nenhum. Nem mesmo na travessia da balsa, onde é comum motoristas entrarem tomando cerveja e saírem tomando cerveja. Com a fisacalização ausente, é um convite à irrresponsabilidade.

SAUDADE
Para quem curtiu o excelente programa do Palco Giratório, bancado pelo SESC, só ficou a saudade, e a certeza de que público existe. Mas há uma saída: tem crescido muito a quantidade de shows e outras atividades artísticos-culturais na capital rondoniense, e o público deve continuar prestigiando.

Inté outro dia, se Deus quiser! 

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)