Segunda-feira, 5 de outubro de 2009 - 19h51
POBRE PAÍS
Menos de 48 horas depois de toda aquela pastice de choros e vivas em Copenhague, o PNUD, órgão das Nações Unidas divulgou o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano em vários países.
O Brasil ficou em 75º lugar. E os demais membros daquele grupo BRIC - Brasil, Rússia China e Índia ficaram com as seguintes classificações: Rússia: 71º lugar; China: 92º; Índia: 134º posto. Esse grupo, conforme a propaganda oficial, seria o que está pronto para posar como titular entre os realmente desenvolvidos do mundo
Interessante é a proclamação ufanesca de Luiz Inácio et caterva, de que ao ganhar a sede olímpica, o Brasil se tornou um "país de primeira classe".
E ainda há alguns indiotas que acreditam quando dizem que o Brasil está conseguindo vencer a pobreza.
É de lamentar.
INVEJA
A ONU anunciou que a Noruega, que nem quer saber de sediar uma Olimpíada, tem o melhor IDH do mundo. Babem de inveja.
EMBAIXADA
Viram o Jornal Nacional desta segunda-feira? A chave da embaixada brasileira está entregue às mãos de um assessor do presidente deposto de Honduras. Bagunça total e o governo brasileiro faz de conta que Zelaya não manda ali, onde o prédio é bancado pelo nosso imposto de renda. Eu gostaria de saber como se comportaria o governo brasileiro se adversários de Fidel entrassem na embaixada brasileira em Havana. Vai ver fariam amesma coisa dos dois atlets no Pan: entregariam todos ao goerno cubano. Aliás, com menos custo, porque lá nem teriam que mobilizar transporte.
HOMENAGEM
A Academia de Letras de Rondônia realiza no próximo dia 20 no auditório do Sinduscon uma homenagem aos acadêmicos falecidos, oito, no total. A historiadora Yeda Borzacov está coordenando os preparativos. Já no dia 5 de novembro a ACLER realizará cerimônia de ingresso de três novos acadêmicos.
CULTURA
Comandado pelo radialista Juca, a Rádio Vale do Madeira, em Humaitá, tem uma programação diária voltada exclusivamente à cultura, um exemplo que deveria ser seguido por aqui também. Ali o escritor Raimundo Neves, membro da ACLER, foi entrevistado na quinta-feira passada.
TRÂNSITO
Recebi da internauta Márcia Fernandes, moradora do bairro 4 de Janeiro uma pergunta: "Lúcio, você tem reclamado muito do trânsito em Porto Velho. Você acha que o nosso trânsito tem jeito?". Tem, Márcia. Agora o que falta é competência para administrar o sistema e coragem política para consertar a coisa. Aí, Márcia, só tem um jeito: Reclamar, criticar, não ficar calado. Pode ser que assim a prefeitura tome vergonha e comece a agir.
BOA MEDIDA
Está bom, não é só reclamar da prefeitura: até que enfim, depois de quase 20 anos, a prefeitura mandou tirar aqueles botecos que só enfeiavam em frente ao ginásio Cláudio Coutinho. Ainda quando o prefeito era Chiquilito Erse, aí pela década de 1980, eu e vários desportistas fomos a ele pedir que retirasse aquelas espeluncas dali. Cozinhou o galo e não fez. Agora só falta a prefeitura começar também a fiscalizar melhor o trânsito e atacar outros problemas.
AUSÊNCIA
A Polícia Rodoviária Federal precisa estar mais presente nas estradas, e não aparecer só quando há acidente. De Porto Velho a Guajará, apenas um posto no KM 48. Na estrada até Humaitá, nenhum. Nem mesmo na travessia da balsa, onde é comum motoristas entrarem tomando cerveja e saírem tomando cerveja. Com a fisacalização ausente, é um convite à irrresponsabilidade.
SAUDADE
Para quem curtiu o excelente programa do Palco Giratório, bancado pelo SESC, só ficou a saudade, e a certeza de que público existe. Mas há uma saída: tem crescido muito a quantidade de shows e outras atividades artísticos-culturais na capital rondoniense, e o público deve continuar prestigiando.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e