Sábado, 28 de novembro de 2009 - 18h59
No “pé” da coluna leia UM RETROCESSO CHAMADO “ATO MÉDICO”, e conheça as datas históricas de Rondônia, de 30 de novembro a 6 de dezembro.
ENERGIA
Em palestra no Tribunal de Contas o presidente da Ceron garantiu que vamos ter redução na tarifa da energia. Uma boa notícia para todos nós. Agora, a Ceron (ou será outra empresa) precisa acabar com esses cortes constantes ao fornecimento de energia elétrica.
ATENDIMENTO
De mal a pior o atendimento nas agências do banco do Brasil. Sexta-feira foi necessário ir a várias delas para poder efetuar um depósito, tudo porque as poucas máquinas disponibilizadas para tal não estavam atendendo. Mais de uma centena de pessoas estavam na espera de ser atendidas na agência da Presidente Dutra, onde mesmo com ficha prioritária eu levei mais de uma hora. Segundo funcionários, não hpá qualquer “operação tartaruga”, mas há mesmo falta de funcionários para atender ao volume de serviço.
POLICIAMENTO
Em pronunciamento na Polícia Militar o governador Ivo Cassol falou sobre os investimentos nessa área. Disse que foram bem aumentados em seu governo. Mas, então, o que está acontecendo? Paralelo com isso a violência tem aumentado, e muito, Porto Velho é uma das três capitais brasileiras com índices mais elevados nesse campo e o cidadão, a cada dia, mais e mais se sente inseguro. Aonde está o erro?
FAMÍLIA
Aumenta a cada dia a consciência entre educadores efetivamente interessados no processo educacional, de que compete à família uma dose alta de responsabilidade pelos resultados obtidos com nossos jovens. Pra muitos educadores, que não falam isso porque temem até represálias, as normas estão cada vez mais brandas e há muita ingerência política nesse campo, sem levar em conta a finalidade da escola.
UM RETROCESSO CHAMADO “ATO MÉDICO”
Recentemente aprovada pela Câmara Federal, a lei do “Ato Médico”, em meu entendimento, representa um enorme retrocesso num momento em que o mundo procura a especialização como forma de melhor atender ao cidadão e à sociedade. O projeto, aprovado por um senador (que é médico) é autêntico exercício de reserva de mercado, só que aqui não se trata de fabricar carro ou de evitar que a Argentina continue vendendo trigo no Rio Grande do Sul.
O Ato Médico é um atentado à vida humana, porque torna exclusividade de apenas uma área profissional, da Medicina, todas as questões que incidam sobre a saúde do brasileiro. A lei é draconiana quando estabelece que compete, só ao médico, muitas vezes com formação ruim, decidir sobre questões que, certamente, ele não tem formação correta para tal.
Antes de continuar é preciso deixar claro que, antes dessa lei absurda, na imensa maioria das vezes a decisão final já era do médico, mas com parcerias importantes de profissionais de outras áreas, mais capacitados, pelo tempo de tratamento nos cursos de graduação de assuntos que, no final, iriam cair na mesa do médico.
Apenas para ilustrar, há algum tempo eu fui a um médico e o cidadão disse que ia passar uma dieta. Eu questionei: “Doutor, o senhor é nutricionista?”. O doutor respondeu que não, que tinha feito (não me lembro exatamente) um ou dois períodos de faculdade sobre o assunto. “Então, doutor, por que o senhor não recomenda que eu vá a um especialista na área, que estudou oito períodos sobre o assunto?”. Ele alegou que “o médico sou eu”. Dei boa-tarde e cai fora.
Convenhamos: você tem um problema psicológico, mas para ser atendido pelo psicólogo tem de passar pelo médico; tem um problema postural, mas se o médico não autorizar você não pode ir ao fisoterapeuta; precisa medir a pressão, mas se não for ao médico não pode ser atendido por um enfermeiro. Isso só para citar algumas profissões que, atuando conjuntamente, com o médico, têm respaldo para oferecer ao paciente uma opinião segura, e um tratamento mais coerente.
É lamentável que a sociedade fique exposta a uma proposta que tem tudo daquilo que em política se chama de “fisiologismo” e que, no caso, é apenas mais uma tentativa de reserva de mercado, sem considerar que quem mais perde com isso é o cidadão, que deve se mobilizar contra mais um absurdo da Câmara Federal.
Inté outro dia, se Deus quiser!
DATAS DE RONDÔNIA
(De 30 de novembro a 6 de dezembro)
Novembro
Dia 30 – 1937 – O Real Forte do Príncipe da Beira passa a ser considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Site institucional da OAB-RO)
Dia 30 – 1949 – O rádiotécnico Humberto Amorim inaugura o primeiro sistema eletrônico de comunicação em Porto Velho, o serviço de alto falante A Voz da Cidade (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 30 – 1967 – José Campedelli toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 30 – 1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores em Porto Velho. Em Guajará-Mirim é realizada a primeira eleição municipal. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino (Lúcio Albuquerque – A Mulher em Rondônia)
Dezembro
Dia 1 – 1917 – Primeira eleição para prefeito e vereadores em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 3 – 1917 – Criação da primeira tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Chiquinha, Dona Esperança, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)
Dia 4 – 1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo (Vilhena conta sua História, Pedro Brasil)
Dia 6 – 1981 – Fundado o Lions Clube de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 6 – 1995 – O TSE cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún