Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - Secretarias de educação (cruz credo!)


 

No pé da coluna as datas históricas de Rondônia, da semana que começou neste domingo e que nossas secretarias municipais e estaduais de (cruz credo!) Educação, jogaram debaixo do tapete e nem lembram.

PENSE - Copiado de “O Requentado” (orequentado@mp.ro.gov.br) “Atualmente, investem-se cinco vezes mais em silicone para mulher e em viagra para homem do que em remédios para a cura do mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhinhas de seios firmes e velhinhos de pênis duros; mas eles não se lembrarão para que servem”. Dráuzio Varella (médico)

ARBITRAGEM – O mal de arbitragens, que geram modificações no placar, parece não estar apenas no futebol. Quem assistiu à final feminina da Superliga, sábado, deve ter prestado atenção que em três momentos, em dois sets, incluindo no quinto, foram claros erros de arbitragem, com bolas caindo dentro da quadra e as decisões beneficiando o time do Rio de Janeiro. O quarto lance, o árbitro pelo menos mandou voltar. A bola bateu um metro dentro da quadra do time de Bernardinho, mas os dois fiscais de linha, e o primeiro árbitro, ficaram no “ora veja”.

CAMPEÃO – Pois é: o Rio de Janeiro foi campeão. E os fiscais de linha eram da Federação local. O jogo foi no Maracanãzinho.

TEATRO – Taí, gostei, habemus teatro. Só espero que não comecem a usar o dito cujo apenas para shows supostamente religiosos. E que os produtores culturais locais façam bom uso.

CEGUEIRA – Mais uma: Segundo o site www.estadão.com.br (jornal Estado de São Paulo) caiu o índice de operações de catarata pelo SUS. Resultado, conforme a nota, de mudança da política do Governo Federal.

PLATÉIA – O presidente Lula continua jogando para a platéia. Agora, tentando recuperar as marcas (por que não conheço uma só pessoa que tenha sido pesquisada?) anteriores à última pesquisa (rapidamente noticiada e praticamente não comentada). Dessa vez reduzindo IPI de carros e linha branca de eletrodomésticos, além do aumento da base do bolsa-família. Enquanto isso, os gêneros alimentícios continuam subindo. Aqui cabe pelo menos uma pergunta: Você prefere redução de preços em carros e geladeiras ou na carne, peixe e outros gêneros vitais?

ESCOLA – O Senado e a Câmara também estão na escola de jogar para a platéia. Essa, da redução de custos de passagens, é típica. Depois reclamam quando se critica.

CIVISMO – Escolas realizam evento relativo ao Dia do Índio. Nada contra, mas está faltando civismo nas escolas. Dia 19 também é o Dia do Exército. E nessa terça-feira é dia de Tiradentes. Pois é, mas essas duas datas foram tiradas das citações cívicas das escolas. E dia 22 é a data oficial da descoberta do Brasil.

LOCAL – Isso sem falar na quantidade de datas importantes, locais, que não podem continuar no esquecimento a que foram relegadas.

DATAS – Datas de Rondônia nesta semana que começou ontem, 19:

Dia 19 – Em 1907 a empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares (Francisco Matias, Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 19 – Em 1944 foi Fundada a Cooperativa Central dos Seringalistas do Guaporé LTDA., tendo como presidente o associado Homero de Castro Tourinho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 19 – Em 1944 o governador Aluízio Ferreira assina o Decreto 14, criando o Serviço de Navegação do Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 20 – Em 1870 o imperador D. Pedro II concede ao coronel George Earl Church autorização para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 21 – Em 1971 o pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso se instala em Ouro Preto e inicia o plantio do cacau na região (Vitor Hugo, Cinqüenta Anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 21 – Em 1974 o Incra inicia a implantação do projeto Burareiro, na região de Ariquemes (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)

Dia 22 – Em 1500 o navegante português Pedro Álvares Cabral chegou à costa brasileira (A Questão Geopolítica da Amazônia, Nelson de Figueiredo Ribeiro)

Dia 22 – Em 1983 o governador Jorge Teixeira dá posse aos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e do primeiro procurador geral do MP de Contas (Alexandre Badra, 10 Anos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia)

Dia 23 – Em 1974 o coronel de Exército  João Carlos Marques Henriques Neto toma posse como governador do Território de Rondônia (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)