Domingo, 25 de outubro de 2009 - 10h39
LIVRO
O escritor Raimundo Neves de Almeida lança dia 1º de novembro, na biblioteca “"Ferreira de Castro", em Humaitá, o seu mais novo livro, “Escritores e Poetas Humaitaenses - Dados Biográficos”. Raimundo Neves de Almeida é sócio-efetivo da Academia de Letras de Rondônia.
SUGESTÃO
Uma boa opção para um lanche rápido, bem feito e variado, do carreteiro ao churrasquinho de peixe, passando pelo espeto de camarão e o churrasco sírio, é só ir à banca do Luiz Carlos, em frente ao açougue Santa Elvira, na Calama, todas as noites, exceto domingos.
ESTACIONAMENTO
Naquele prédio que era a Biblioteca Pontes Pinto e depois alojou a Academia de Letras e que, agora, está ocupado por uma secretaria do Governo estadual (Pinheiro Machado com Farqhuar), construíram um estacionamento sobre a calçada e, pior, todos os dias colocam cones na primeira faixa de rolagem da Pinheiro Machado. Interessante que na área do SESC/Esplanada, onde foi construído um estacionamento, algum guardião da lei impede que se estacione. Ali pelo menos não há qualquer impedimento ao tráfego de pessoas e veículos, já no prédio do Governo até bloqueiam a rua.
A LEI
Será que a Lei só vale para um lado, autoridade?
GUAJARÁ-MIRIM
Está confirmado para o período de 13 a 15 de novembro o 8º Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim, com muitas (e boas) programações para não deixar ninguém parado nos três dias na Pérola do Mamoré. Informações com fassump@hotmail.com, fonseca-suely@bol.com.br.
NOVIDADES
O presidente Heitor Costa, da Federação de Futebol, trouxe muitas novidades de sua recente participação em várias reuniões na CBF, envolvendo inclusive a questão de segurança nos estádios, medidas recomendadas pela FIFA com vistas à Copa do Mundo.
ATENDIMENTO
Pizzaria badalada, a Dom Giovani peca no atendimento. Ainda na noite deste sábado, clientes tiveram que cancelar pedido porque mais de duas horas depois continuavam esperando, com “n” desculpas do garçom. Entre a solicitação de um refrigerante e seu atendimento foram mais de 30 minutos.
PODRISÃO
Aliás, moradores das proximidades da Dom Giovani estão reclamando de uma água podre que corre para a rua Guanabara e querem que a Vigilância Sanitária vá lá e veja quem é responsável.
Inté outro dia, se Deus quiser!
DATAS DE RONDÔNIA (25/30 de outubro)
Dia 25 – Em 1877 o imperador Dom Pedro II concede à empresa norte-americana P. & T. Collins para construir uma estrada margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)
Dia 27 – Em 1733 o governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 27 Em 1927, pela Lei municipal nº 33, a Prefeitura foi autorizada a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 27 – Em 1965 o deputado federal Renato Medeiros, de Rondônia, líder do grupo pele-curta, é cassado pelo Ato Institucional número 2
Dia 28 – Em 1960 sai de São Paulo a Caravana Ford composta por viaturas diversas compradas pelo governador Paulo Leal para o Território, e mais outros veículos, sob a liderança do mecânico Eduardo Lima e Silva (Seu Dudu) rumo a Porto Velho, pela BR-29, atual BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)
Dia 29 – Em 1944 é fundada a Federação de Desportos do Guaporé, tendo como presidente o médico Renato Medeiros (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 30 – Em 1913, pelo decreto nº 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de Humaitá (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e