TRIPUDIANDO
A decisão do MP paulista em manter no cargo de promotor de Justiça um membro que assassinou friamente um desafeto, descarregando sua pistola na vítima, é uma demonstração a mais de abusivo espírito de corpo e, também, de tripudiação sobre a lei. Mas, num país em que uma ministra, literalmente sobre o sofrimento de milhares de pessoas manda "relaxar e gozar" e onde outro assessor do presidente da República sorri e tripudia enquanto 200 pessoas perderam as vidas num acidente aéreo, não é muito de se admirar. Afinal de contas, há muito que eles tripudiam sobre nós a quem, via-de-regra, batem a mão pesada alegando que estão cumprindo a Lei. Que a cada dia mais parece uma via de mão única.
REAÇÃO
Em pouco mais de 1.100 respostas o site do jornal Estado de São Paulo, sobre o promotor homicida, recebeu mais de 950 respostas dizendo que uma pessoa assim não pode exercer a função para a qual esse aí teve garantida a continuidade. Eu, se fosse dessa classe profissional, estaria hoje morrendo de vergonha. A defesa do membro do parquet paulista alegou que aconteceu porque alguém mexeu com a namorada do promotor. Como se a reação a um paquerada a uma mulher seja justificada com a morte de quem tenha feito o galanteio.
LEÃO
Começa segunda-feira, 3, o recebimento, pela Receita Federal, das declarações das pessoas físicas que não atingiram o teto do Imposto de Renda.
INPREMÇA
A coluna Deu na Inpremça no site
gentedeopiniao.com.br vem aumentando a quantidade de visitantes. E tenho recebido ajuda de muita gente com informações novas sobre os erros que nós cometemos.
CPMF
A Federação das Indústrias de São Paulo está pedindo apoio da sociedade brasileira para juntar assinaturas contra a CPMF. Falar nisso, a bancada federal rondoniense está calada. E do jeito que deputados federais e senadores têmse comportado é difícil acreditar que vão querer dar satisfação ao eleitor e, na hora de votar, quem aposta que votem contra o Governo?
BANDEIRANDO
O Montezuma Cruz tem razão: Por que a senadora Fátima Cleide não botou a boca no trombone e disse o que disse saber do caso Beron? Ou ela falou aquilo apenas por ter ficado enciumada em razão do espaço maior conseguido pelos seus parceiros de bancada rondoniense no Senado? Ela me parece mais - e eu concordo com o velho Monte - que está bandeirando porque foi caroneada. Mas, senadora, se a senhora sabe, por que não fala logo? Ou a ordem para não falar veio do lado de lá da Praça dos Três Poderes?
EDUCAÇÃO
Conversei com a médica Ana Lúcia Rangel e ela reafirmou os números da matéria do Estadão e que eu tratei na coluna anterior, sobre casos de Aids em mulheres que têm parceiros permanentes. Concordo com ela que é uma questão a ser olhada de frente e que passa muito pela formação educacional a respeito do assunto. E que as campanhas oficiais a respeito têm sido mais para "inglês ver" do que para enfrentar a questão. E os resultados estão aí.
FESTA
A comunidade de Nossa Senhora das Dores, na rua Álvaro Maia, vai festejar a data da padroeira com atividades diversas. Inclusive um sorteio beneficente. Contatos na paróquia de São Cristóvão.
TRÂNSITO
Cada dia pior o de Porto Velho. Engarrafamento até em vias secundárias. E de parte da prefeitura nenhum sinal de ação. Num órgão municipal, ao comentar o fato com um servidor antigo ele disse: "Também, olha se o secretário da Semtran entende alguma coisa disso?".
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)