Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS: Vá alguém estacionar na vaga de carro oficial


 

BAGUNÇA

Está virando uma bagunça a área de circulação de veículos na entrada do shopping. Motoqueiros e motoristas, para não pagar a taxa cobrada para o estacionamento interno, colocam seus veículos de qualquer maneira do lado de fora, estrangulando até a passagem de outros carros. Qualquer dia vai ter batida feia no local. Quem assume?

DESMENTIDO

O jornalista Pinheiro de Lima (site vozderondonia.com.br) publicou citação que desmente a afirmação de que caiu a participação popular na eleição hondurenha, o que vem sendo repetido pelos atuais donos do poder em Brasília et caterva. Pinheiro, que consultou entidades não ligadas a facções políticas, constatou que quando Zelaya foi eleito, compareceram às urnas 40% dos eleitores. E que, na eleição que o governo do Brasil quer colocar condições para reconhecer, a participação foi de 65%.

MATEMÁTICA

No café da manhã da dona Zenilda, sábados e domingos, a turma da qual faço parte comenta essas coisas. Quando o Pinheiro de Lima deu esses números, um dos membros da confraria comentou: “Os caras do PT querem até mudar a matemática, nem conta mais sabem fazer”. Saber fazer eles sabem. O problema é admitir a patuscada.

VOTO OBRIGATÓRIO

Em Honduras o voto não é obrigatório, o que dá ao comparecimento à urna uma qualidade muito maior que em países que alegam estarem desenvolvidos, como no Brasil. Quando o cidadão vai à urna sem ter a obrigação de fazê-lo, isso gera uma consciência política maior e um compromisso enorme com o voto e suas consequências.

Sou inteiramente a favor da não obrigatoriedade, como também do voto distrital.

TEMPORADA

A maestrina Raquel Liryo, que comanda os corais do MP, TJ, Igreja do Porto e Canarinhos do Madeira, que fazem apresentações conjuntas desde o dia 1º de dezembro, em várias localidades. Sábado centenas de pessoas apluadiram a apresentação do grupo no shopping-center Porto Velho. Raquel vai levar o grupo para uma apresentação, a última do circuito, no hospital das Marcelinas (oficialmente Hospital Jayme Aben-Athar). Será quarta-feira, dia 16, a partir das 15 horas.

ESPETÁCULO

Quem assistiu à abertura da exposição de Fotos de Rondônia, promovida pelo Tribunal de Contas, elogiou muito a apresentação do coral “Cantos de Rondônia”, formado por servidores do TCE, sob a regência da maestrina Mary Hosken.

LIVROS

A Academia de Letras de Rondônia está trabalhando para realizar depois do dia 8 de março a I Feira de Livros de Autores Rondonienses. O 1º vice-presidente da ACLER, professor Dante Ribeiro da Fonseca confirmou que o evento vai reunir obras de autores membros ou não da Academia. A previsão é que haja uma série de palestras de debates em evento paralelo.

TRÂNSITO

Natal e Ano Novo, sinônimos de comércio cheio, vendas nas alturas, mais dinheiro no bolso, aumento de dívidas e, também, da exigência de responsabilidade por parte das autoridades. Mas o nosso complicado trânsito continua cada vez pior, sem que autoridades estaduais e municipais tomem providências. Resultado é que aumenta o consumo de bebidas, e, certamente, outras mais. O que não se vê, por exemplo, é alguém ordenando nosso trânsito. Só depois que acontecem acidentes, como se nenhuma medida preventiva pudesse ser tomada, é que os homens da lei aparecem.

Até quando?

PRÉDIOS

Que Porto Velho tem carência de moradias, disso ninguém discute. Que o mercado está aquecido, isso também nem é preciso falar. Agora, será que existe alguma fiscalização real sobre material usado, acabamento, segurança e, já que se fala de segurança, sobre em caso de incêndio? Até que ponto, usando seus carros, os bombeiros podem chegar? E daí em diante, com prédios até 20 andares, quem assume a responsabilidade?

ESTACIONAMENTO

Só quem não tem vez nos estacionamentos (não os particulares) em Porto Velho é o motorista particular. No aeroporto taxistas e carros oficiais têm espaço, mas estacionam até em vaga para deficiente. Agora, vá alguém estacionar na vaga de carro oficial ou de taxista e logo vem (aí a PM do trânsito age!) para multar. Nas ruas, é até ridículo continuar falando. Tem aquele prédio da esquina da Pinheiro Machado com a Farqhuar, onde funciona uma secretaria do Estado. Lá, além de estacionarem sobre a calçada, ainda bloquearam uma faixa inteira da Pinheiro Machado. E ninguém diz nada. Olhai coronel Angelina, e prefeito Roberto Sobrinho: tem alguém por aí descumprindo a lei. Aliás, que tal o Ministério Público atuar também?

Inté outro dia, se Deus quiser!

DATAS DE RONDÔNIA

(Período de 13 a 20 de dezembro)

Dia 14 – 1942 - O Governo Federal anuncia o ante-projeto de decreto-lei criando os Territórios Federais de Iguaçu (no Paraná), Amapá, Boa Vista (Roraima) e Guaporé (Rondônia). (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

16 – 1981 – A Câmara Federal aprova o relatório do deputado federal (SP) Antonio Morimoto e transforma em Lei Complementar 41 o projeto da criação do Estado de Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

19 – 1980 – Morre, no Rio de Janeiro, o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé). 

Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)