Sábado, 18 de julho de 2009 - 17h08
GRIPE I
Mais de 3 mil pessoas para participar do 12º Interclesial, promovido pela Igreja Católica, devem estar em Porto Velho nesta semana. E não vi, nem ouvi falar, de qualquer medida de parte das autoridades de saúde do Estado, ou do município, para a possibilidade de algum dos visitantes chegar infectado pela gripe saína. Nenhuma ação de recepção, nada. Nem parece que podemos ter uma contaminação violenta se algum visitante - especialmente das regiões brasileiras onde já acontecem mortes pela doença, chegar aqui com o vírus.
GRIPE II
Mas essa falta de prevenção não é só aqui. Segundo o noticiário da Rede Globo, durante a tarde deste sábado, um grupo de 500 soldados do Exército estará sendo treinados, a partir de segunda-feira, para atuarem como agentes na prevenção (prevenir do quê, se seu Estado, o Rio Grande do Sul é o mais contaminado do país faz tempo?). E que só a partir de segunda-feira agentes da Anvisa vão atuar nos pontos de passagens de caminhões oriundos da Argentina. Típica ação preventia de brasileiro, que costuma só fechar a porta quando a casa está arrombada.
GRIPE III
No aeroporto do Belmont, o alto-falante chama passageiros que estejam em trânsito, ou chegando, e que apresentem sintomas da gripe suína, a procurar a Anvisa. É piada: ao invés de agentes do órgãof ederal (e dos estaduais e municipais) se colocarem na faixa entre o estacionamento de aeronaves e o local de recepçao de bagaem, para fazer atriagem, querem que o passageiros vá procurar a Anvisa. É piada de muito mal gosto. Ainda mais porque, ao invés de se referir à pandemia como gripe suína, o recato trata a coisa através de seu código genético.
GRIPE IV
Depois querem nos fazer acreditar que falam sério. Nem como piada serve.
ESCRITORES
Será sábado, dia 25, das 8 às 12 horas, o Encontro de Escritores, promovido pela Academia de Letras de Rondônia, mas aberto a todos os escritores do Estado. Vai acontecer na Unir-Centro e as inscrições podem ser feitas através do e-mail www.zeliafonseca@brturbo.com.br
LIVRO
Está tudo pronto para o lançamento, na próxima sexta-feira, dia 24, às 19h30, do meu novo livro, Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia. Acontecerá na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Uma sequência que passa pela caminhada de todo o sistema de comunicação em Rondônia, desde 1909.
COMPAÑEROS
O que se esconde por detrás da briga do compañero presidente da Câmara Municipal com a compañera secretária municipal de Transportes? Bom, que o trânsito em Porto Velho está uma porcaria, disso ninguém tem dúvida. Mas há quem diga que ela está apenas sendo uma espécie de boi de piranha nessa história (ou será estória?).
HOMENAGEM
Jornalista Sílvio Santos, cujo personagem Zé Katraca se confunde com seu criador, recebe homenagem em Ariquemes. O que é justo, haja vista o trabalho realizado pelo poeta, amo de boi, folclorista, cantor e jornalista. Parabéns!
DATAS DE RONDÔNIA
Nesta semana, são as seguintes as datas históricas de Rondônia:
Dia 19 – Em 1991 o Congresso Nacional aprova a Lei 8.210 criando a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 24 – Em 1947 o governador Joaquim Vivente Rondon cria o jornal "O Guaporé", semanal, para ser uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão que foi extinto no ano seguinte (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 25 - Em 1873 é instaladaa Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio, a primeira na região onde hoje é Rondônia (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé1)
Dia 25 – Em 1981 é criada, pelo Decreto 51.024 a Rebio/Ji-Paraná – Reserva Biológica de Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 26 – Em 1910 é nstalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa
Dia 26 – Em 1922 a localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e