Sexta-feira, 11 de abril de 2014 - 20h32
Lúcio Albuquerque
A série 1964 em Rondônia certamente foi do que escrevi o mais comentado, cobrado e debatido comigo. O que está ali é fruto daquilo que tomei conhecimento através de não sei quantas entrevistas, muitas conversas e leitura de assuntos sobre o tema. Pedi a algumas pessoas que fizessem correções. Três delas responderam.
Sobre a lendária figura do capitão Sílvio Gonçalves de Faria, que coordenou a equipe responsável pela implantação do projeto Fundiário Rondônia, e seu envolvimento na eleição para deputado federal em 1978 o agrônomo e escritor José Lopes de Oliveira disse:
Em abril de 1977 quando cheguei no INCRA, o Capitão Silvio já tinha deixado o órgão. Não sei se ele saiu ou foi dispensado nos primeiros meses do ano de 1977 ou se foi ainda em 1976. Mas, quem era o chefão do INCRA em 1977 quando cheguei era o senhor BERNARDES MARTINS LINDOSO, irmão do senhor JOSE LINDOSO, este, me parece que na época Governador do Estado do Amazonas.
Em 1977 o INCRA em Rondônia era uma Divisão Técnica subordinada a Coordenadoria do INCRA do Acre. E em 1978 ainda era o LINDOSO, ano em que foi criada a Coordenadoria Especial do INCRA do Território Federal de Rondônia - CTR, onde o LINDOSO foi o 1º Coordenador.
Então meu caro Lucio, em 1978 quem chefiava o INCRA não era o Capitão Silvio. Aliás, é até preciso conferir o ano que faleceu o Capitão (acho que foi em 1978 - acho que quando o Teixeirão assumiu em 1979 o Capitão já tinha falecido).
Livro de José Lopes é a principal
obra o trabalho capitão Sílvio
Em 1978, eu recebi do LINDOSO o comando para apoiar o ISAC NEWTON, igualmente todos os executores do INCRA, na época, dos Projetos Fundiários Gujara Mirim; Jarú Ouro Preto (Ji Paraná), Corumbiara (Pimenta Bueno onde o executor era o Paulinho), bem como dos Projetos de Colonização: PAD´s Burareiro e Marechal Dutra com sede em Ariquemes; dos PIC's: Gy Paraná, com sede em Cacoal e que eu era o Executor; Sidney Girão hoje no Municipio de Nova Mamoré; Padre Adholpho Rohl com sede em Jarú; Ouro Preto, com sede em Ouro Preto do Oeste; Paulo Assis Ribeiro, com sede em Colorado D'Oeste. Então, foram 10 executores do INCRA no interior do TFRO que foram intimados a apoiar o ISAC.
Em Cacoal, eu e o Reginaldo Joca fizemos uma maratona percorrendo a área rural do PIC GY PARANÁ, cujo território tinha cerca de 500 mil hectares e quase 5 mil famílias assentadas. Assim, percorremos muitos quilômetros de estradas, eu e o Prefeito Joca, pedindo voto para o ISAC, com uma diferença, eu não fazia ameaça aos colonos, de que não receberiam os títulos das terras se não votassem no ISAC.
O Odacir perdeu a eleição com essa mobilização do Guedes que se juntou ao INCRA, isso é pacífico entre nós que vivemos o processo.
Nota: a citação do nome do capitão Sílvio na coordenação da eleição de 1978 foi feita pelo funcionário aposentado do INCRA Paulo Roberto, o Paulinho do INCRA, coordenador do órgão na região de Cacoal a todo o cone sul rondoniense.
O advogado Amadeu Machado esclareceu a data da morte, por malária, do capitão Sílvio: no dia 9 de outubro de 1978.
Citei que as prisões de membros do governo foram feitas durante o dia. O comerciante José Oliveira Barroso, o Carmênio, que estava à frente da prefeitura porto-velhense no final de março de 1964, disse que ele e outros membros da administração foram detidos em sua casa na madrugada de 31 de março a 1º de abril.
Carmênio, um dos prejudicados
por 1964 em Rondônia
Uma patrulha mista de policiais da Guarda Territorial e da 3ª Companhia de Fronteiras foram me buscar em casa eram 3 da manhã. Fui levado para o Palácio do Governo e ali fiquei detido até 10 horas da manhã. Respondi a três IPM – Inquérito Policial Militar.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã