Domingo, 16 de fevereiro de 2014 - 19h57
REFLITA
“O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas.” Martin Luther King
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Quanto do que as usinas destinaram como
compensação foi usado legalmente,
e com planejamento?
DESORDEM
Pelo menos num local de abrigo dos desabrigados pelas enchentes a coisa estava fora de controle na noite de sábado. Na Escola Maria Isaura a coisa estava muito tumultuada e, pelo visto, devido à ação de alguns vândalos dentre os desabrigados.
VARAL DA LITERATURA
Será na próxima quinta-feira, no hall da biblioteca Francisco Meirelles, o Varal da Literatura, realizado pela Academia de Letras de Rondônia, sob a coordenação do acadêmico Pedro Albino. Aberto à exposição de trabalhos literários também de não membros da ACLER. Contato com o acadêmico Pedro Albino: 9235 3661.
ENCHENTE
Culpar quem? Ah! As usinas! Elas têm dinheiro para indenizar! Parece ser esse o raciocínio único dos que se voltam sempre contra a obra, e talvez possam ter alguma razão. Mas que tal ver também se a culpa não é da natureza Ah! Isso pouca gente quer admitir! Ninguém nem fala no degelo nos Andes, e não parece ser de bom alvitre lembrar que já tivemos enchentes enormes. Caramba! Por que lembraram de uma, tão violenta, que fizeram até um programa em rede nacional de TV? Não era para tocar no assunto. Também ninguém quer falar nos recursos que Porto Velho e o Estado receberam (lembram da grana do hospital que foi mandado para Cacoal?) como compensação, sem qualquer obra de prevenção às enchentes. Aliás, quem pode me dizer quanto entrou e em que foi gasto? Talvez, como costumavam escrever jornalistas antigos, “haja mais coisas no céu do que os pássaros”....
TRIBUNAL DE CONTAS
O Tribunal de Contas do Estado inicia, nesta segunda-feira, 17, uma série de Oficinas destinadas a melhor qualificação de técnicos municipais. Serão cinco pólos, em Colorado (17 e 18), Rolim de Moura (20 e 21), Alvorada do Oeste (24 e 25). Em março serão as oficinas em Ouro Preto e Guajará-Mirim.
E OS DESBARRANCAMENTOS?
E os desbarrancamentos? Ouvi de gente dando entrevista na TV alegando que nunca viram desbarrancar. Pois é, eu nunca morei em beira de rio, mas sei, como qualquer pessoa sã na região, que o Madeira desbarranca, e muito.
FANTASMA IDENTIFICADO
Segundo a revista Veja e o Jornal O Estado de São Paulo, pode haver fortes indícios entre a ação de vandalismo dos “Black bloc” e ligações com políticos e grupos tais. E que por detrás de tudo atua uma figura identificada por “Sininho”, chamada pela revista por “A fada da baderna”, cujo nome seria Elisa Quadros – o que, conforme algumas pessoas que conversei por aqui, seria parente próxima do ex-presidente Jânio Quadros.
A PERGUNTA
O que me intriga é por qual motivo repórteres conseguiram chegar na figura e a Polícia não.
UNASUL
Uma entidade formada por governos sulamericanos solidarizou-se com o governo venezuelano devido às manifestações havidas ali no final da semana. Pelo visto, sem outro tema para aparecer essa Unasul faz jogo de compadre.
DATAS DE RONDÔNIA
(17 a 20 de fevereiro)
Dia 17 – Em 1956 – O presidente JK assina a Lei 2.731, de autoria do deputado federal amazonense Áureo Melo, denominando Rondônia o Território Federal do Guaporé. O projeto foi preparado e seria apresentado pelo deputado federal Joaquim Vicente Rondon, do Território do Guaporé, que o passou a Áureo Melo (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 18 – Em 1919 – Chega a Porto Velho o reverendo Eurico A. Nelson, da Igreja Batista, que realiza, no prédio denominado Vaticano, dia 24, um seminário com o tema “Vencer” (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 18 – Em 1964 – Tendo á frente os padres Isidoro e Alexandre Bendoraites, a diocese de Guajará-Mirim faz funcionar a Rádio Educadora (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 18 – Em 1974 – Eleição da primeira diretoria da OAB/RO. O eleito foi o advogado Fouad Darwich Zacharias, que já vinha presidindo a Comissão organizadora da seccional (Ata da primeira eleição da seccional da OAB).
Dia 19 – Em 1997 – Inaugurado o sistema de telefonia celular em Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias).
Dia 20 – Em 1944 – O Congresso Nacional recebe o Plano Rodoviária Nacional, assinado pelo engenheiro Yedo Fiúza propondo a Rodovia Acreana, ligando Rio Branco, AC a Cuiabá, MT (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquer uw@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã