Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 - 15h12
9 – 1984 – O empresário Valdir Raup é eleito primeiro prefeito de Rolim de Moura. Em Cerejeiras foi eleito o comerciante Adelino Neiva (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 10 – 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 10 – 2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu veio de diamante no Rio Machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná (Ji-Paraná e suas histórias)
Dia 12 – 1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt-Rondon pelas selvas da Amazônia (Candice Millard, O Rio da Dúvida)
Dia 12 – Em 1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho, tendo como diretor o jornalista João Alfredo Mendonça (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho e Abnael Machado de Lima, Porto Velho – de Guapindaia a Roberto Sobrinho 12)
Dia 12 – 1962 – Wadih Darwich Zacharias toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Caderrnos de Guajará Mirim)
Dia 14 – 1914 – Inaugurada a Estação Telegráfica Presidente Pena, na vila que em 1977 seria a sede do município de Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias)
Dia 16 – Em 1917 – O jornal Alto Madeira noticia que a prefeitura porto-velhense demarcou um espaço entre as ruas Carlos Gomes e Afonso Pena no sentido Leste/Oeste, a partir da Rua Prudente de Moraes (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).
16 – 1981 – A Câmara Federal aprova o relatório do deputado federal (SP) Antonio Morimoto através da transforma em Lei complementar 41 o projeto da criação do Estado de Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)