Segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 11h08
A trajetória dos 100 anos do Jornal ALTO MADEIRA, cuja última edição foi dia 1° deste mês, será contada por quem viveu mais de 70 anos de sua história, o jornalista Euro Tourinho, que desde a década de 1940 já fazia incursões no Jornal fundado em 1917.
Euro está escrevendo um livro - ainda sem um nome definido, e cujos originais já se encontram em fase de primeira revisão, com os textos feitos em sua máquina de escrever - ele não usa computador. O lançamento deve acontecer até março do ano que vem.
O jornalista, um dos cinco mais longevos em atividade no país e decano da imprensa amazônica, prefere não falar muito sobre os textos que está preparando, mas pretende mostrar a trajetória do AM, a partir do que já pesquisou e do que acompanhou.
Euro Tourinho lembra que nasceu pouco mais de quatro anos da primeira edição do AM - que foi em 1917 e ele nasceu em 1922. "Conheci alguns dos fundadores do Jornal", lembra.
Sem querer entrar em muitos detalhes sobre a obra, Euro lembra, no entanto, que vai contar fatos que nunca revelou nas centenas de entrevistas que já concedeu. "Tem muito mais", ele garante.
Personagem recente de livro assinado pelo jornalista Sílvio Persivo - “Euro Tourinho, a Samaúma da Imprensa Amazônica”, a obra que Euro agora vai assinar conta a caminhada de um jornal que durante mais de um século manteve uma identidade constante com a região e os interesses locais, e que nunca se ligou a qualquer corrente política.
Fonte: Lùcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã