Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Desrepeito, abuso e lei de gerson



Leia, ao pé da coluna o comentário:
DESRESPEITO, ABUSO E A LEI DE GERSON
E a seguir o registro Datas de Rondônia


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Contumaz viajante na região de Ouro Preto pergunta: “Por que, na safra da soja, a balança naquele trecho da BR deixa de funcionar?”.

 


SOLIDARIEDADE

Solidarizo-me ao jornalista e meu particular amigo Carlinhos Araújo, pelo falecimento de sua genitora, na semana passada.
 


MATERIAL ESCOLAR

Quem se der ao luxo de comparar lista de material escolar de crianças de pré e anos iniciais do Fundamental, verifica logo que parece haver uma enorme tentação de professores em pedir muito mais do que precisam os alunos. Por quê?.

SARAU

A Academia de Letras de Rondônia vai iniciar seu ano de atividades dia 29, sábado da próxima semana, com um jantar-sarau no restaurante Papassonis, no Sesc Esplanada. Contatos pelo e-mail acler25anos@gmail.com.

REPETINDO

Repito aqui o que escrevi em 2003, logo após a posse do senhor Ivo Cassol: Le o faço porque repete-se, agora, o que se ouve críticas duras comuns a todo início de Governo, em primeiro mandato: é melhor esperar um pouco, deixar ao menos os secretários e o próprio governador sentar em suas cadeiras. É comum o “Plano de 100 dias”. Depois será a hora de analisar, mas sem fisiologismo ou partidarismo.

BURROS... ELES?

Na piada, português é sempre tido como burro e etc. A legislação deles com relação ao motorista sob suspeita de ter ingerido bebida é muito simples: ou o cara faz o bafômetro ou é enquadrado no mais alto grau. E não tem carteirada nem lei que permite o não enquadramento de infrator, como aconteceu recentemente com uma procuradora do Trabalho que, claramente apresentando sinais de embriaguês, quase esmaga uma mulher.

Burros.... eles?

FORA

Andei lendo aí que o filme sobre a vida do senhor Luiz Inácio foi rejeitado na tentativa de ser incluído dentre os concorrentes ao Oscar de “melhor filme estrangeiro”. Por que a rejeição não ganhou da mídia o mesmo espaço do anúncio da propositura?

GOSTEI

Tai, gostei: foi afastado o, até dia 19, secretário Nacional de Política Anti-drogas. Em menos de três semanas no cargo ele notabilizou-se por propor a descriminalização do pequeno traficante de drogas.

JORGE TEIXEIRA

Ainda não sei o que vão fazer na Jorge Teixeira, mas até que seria interessante colocar entre as duas pistas algo como áreas de lazer, calçadão para lanchonetes e outros serviços dos quais somos tão carentes em Porto Velho.

COMENTÁRIO

 

DESRESPEITO, ABUSO E A LEI DE GERSON

O desrespeito a normas mínimas de convivência social, e a má educação, agregadas, muitas vezes, ao corpo mole, o fisiologismo, o compadrismo e até mesmo à falta de execução da aplicação do princípio de que “todos são iguais perante a Lei”, acabam aumentando a certeza de que a teoria de que “no Brasil temos boas leis, mas o problema é sua prática” esteja mais que certa.

Quem frequenta o Porto Velho Shopping observa isso claramente. Nasta observar o que ocorre no estacionamento específico para portadores de necessidades especiais e/ou idosos: uma parcela considerável dos que ocupam as vagas são pessoas sãs, em maioria jovens ou, como assisti outro dia ali mesmo, quem se arroga “autoridade” e entende poder passar por cima da Lei.

Falar em Lei, numa cidade importante do interior paulista um delegado de polícia estacionou seu carro em vaga de deficiente e quando um advogado, cadeirante em razão de ter sido vítima de um assalto, reclamou, levou tapas e coronhadas aplicadas pela “autoridade”.

Pior que o advogado do delegado alegou que a parada em cima da faixa de PNE ocorrera porque a mulher do agressor está grávida. Pois é: desculpa como tal é apresentada por quem defende quem comete infração (estacionar em lugar proibido) e crime (agredir outrem). O advogado mentir deveria ser crime e levá-lo à cadeia, pelo menos porque isso representa um acinte à sociedade.

Abusos como tais passam literalmente em branco, até porque a sociedade parece estar anestesiada, naquela base de “tudo está bom”, como preconizava aquela rainha francesa que enquanto o povo passava fome ela defendia a teoria do “pão e circo”.

Exemplo claro do anestesiamento observado no comportamento da sociedade, é que praticamente ninguém se lixou que o ex-presidente Luiz Inácio virou hóspede do Ministério da Defesa e quem certamente pagou a conta fomos nós, contribuintes; ou alguém lá vai meter a mão no bolso e pagar?

São coisas assim que precisam ser modificadas no modo de agir da sociedade brasileira, já tão desencantada pelo desrespeito institucional com a lei que até parece nem atentar que exemplos ruins só proliferam.

O duro nisso tudo é que nós acabamos permitindo se passar às gerações seguintes a ideia de que o melhor mesmo é a Lei de Gérson que, não-escrita é representada pela pessoa ou grupo social que "gosta de levar vantagem em tudo", aproveitando-se de situações em benefício próprio, sem considerar questões éticas ou morais.

DATAS DE RONDÔNIA

(21 a 24.1.2011)

Dia 19 – Em 1958 – Morre no Rio de Janeiro o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, considerado o maior bandeirante do Século XX, duas vezes indicado para o Nobel da Paz, único brasileiro a ser patrono de um Estado, Rondônia (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 19 – Em 1987 – Morre no Rio de Janeiro, aos 63 anos de idade, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, último governador do Território Federal de Rondônia e primeiro governador (nomeado) do Estado (site gentedeopiniao.com.br)

Dia 23 – Em 1932 – O padre francês Francisco Xavier Rey assume a paróquia de Guajará-Mirim. A seguir seria nomeado bispo. Para a comunidade guaporeana é considerado como um “santo” (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 24 – Em 1914 – Criado o Cartório de Registro Civil de Porto Velho, tendo como escrivão o sr. José Vieira de Souza (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 24 – Em 1915 – Instalação do município de Porto Velho, desmembrado do município de Humaitá (AM). Tomam posse o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia de Souza Brejense e os intendentes (vereadores) José Jorge Braga Vieira, Luzitano Barreto, Antonio Sampaio, Manoel Felix de Campos e José Camargo. Todos nomeados. (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 24 – Em 1918 – Liderados por Manoel Martins da Silva, um grupo de cidadãos funda a loja maçônica União e Perseverança em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 24 – Em 1944 – Empossado no Rio de Janeiro, o governador Aluízio Pinheiro Ferreira instala, numa sala do colégio Barão do Solimões, em Porto Velho, o Território Federal do Guaporé (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)