Sábado, 22 de janeiro de 2011 - 10h12
Leia, ao pé da coluna o comentário:
DESRESPEITO, ABUSO E A LEI DE GERSON
E a seguir o registro Datas de Rondônia
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Contumaz viajante na região de Ouro Preto pergunta: “Por que, na safra da soja, a balança naquele trecho da BR deixa de funcionar?”.
SOLIDARIEDADE
Solidarizo-me ao jornalista e meu particular amigo Carlinhos Araújo, pelo falecimento de sua genitora, na semana passada.
MATERIAL ESCOLAR
Quem se der ao luxo de comparar lista de material escolar de crianças de pré e anos iniciais do Fundamental, verifica logo que parece haver uma enorme tentação de professores em pedir muito mais do que precisam os alunos. Por quê?.
SARAU
A Academia de Letras de Rondônia vai iniciar seu ano de atividades dia 29, sábado da próxima semana, com um jantar-sarau no restaurante Papassonis, no Sesc Esplanada. Contatos pelo e-mail acler25anos@gmail.com.
REPETINDO
Repito aqui o que escrevi em 2003, logo após a posse do senhor Ivo Cassol: Le o faço porque repete-se, agora, o que se ouve críticas duras comuns a todo início de Governo, em primeiro mandato: é melhor esperar um pouco, deixar ao menos os secretários e o próprio governador sentar em suas cadeiras. É comum o “Plano de 100 dias”. Depois será a hora de analisar, mas sem fisiologismo ou partidarismo.
BURROS... ELES?
Na piada, português é sempre tido como burro e etc. A legislação deles com relação ao motorista sob suspeita de ter ingerido bebida é muito simples: ou o cara faz o bafômetro ou é enquadrado no mais alto grau. E não tem carteirada nem lei que permite o não enquadramento de infrator, como aconteceu recentemente com uma procuradora do Trabalho que, claramente apresentando sinais de embriaguês, quase esmaga uma mulher.
Burros.... eles?
FORA
Andei lendo aí que o filme sobre a vida do senhor Luiz Inácio foi rejeitado na tentativa de ser incluído dentre os concorrentes ao Oscar de “melhor filme estrangeiro”. Por que a rejeição não ganhou da mídia o mesmo espaço do anúncio da propositura?
GOSTEI
Tai, gostei: foi afastado o, até dia 19, secretário Nacional de Política Anti-drogas. Em menos de três semanas no cargo ele notabilizou-se por propor a descriminalização do pequeno traficante de drogas.
JORGE TEIXEIRA
Ainda não sei o que vão fazer na Jorge Teixeira, mas até que seria interessante colocar entre as duas pistas algo como áreas de lazer, calçadão para lanchonetes e outros serviços dos quais somos tão carentes em Porto Velho.
COMENTÁRIO
DESRESPEITO, ABUSO E A LEI DE GERSON
O desrespeito a normas mínimas de convivência social, e a má educação, agregadas, muitas vezes, ao corpo mole, o fisiologismo, o compadrismo e até mesmo à falta de execução da aplicação do princípio de que “todos são iguais perante a Lei”, acabam aumentando a certeza de que a teoria de que “no Brasil temos boas leis, mas o problema é sua prática” esteja mais que certa.
Quem frequenta o Porto Velho Shopping observa isso claramente. Nasta observar o que ocorre no estacionamento específico para portadores de necessidades especiais e/ou idosos: uma parcela considerável dos que ocupam as vagas são pessoas sãs, em maioria jovens ou, como assisti outro dia ali mesmo, quem se arroga “autoridade” e entende poder passar por cima da Lei.
Falar em Lei, numa cidade importante do interior paulista um delegado de polícia estacionou seu carro em vaga de deficiente e quando um advogado, cadeirante em razão de ter sido vítima de um assalto, reclamou, levou tapas e coronhadas aplicadas pela “autoridade”.
Pior que o advogado do delegado alegou que a parada em cima da faixa de PNE ocorrera porque a mulher do agressor está grávida. Pois é: desculpa como tal é apresentada por quem defende quem comete infração (estacionar em lugar proibido) e crime (agredir outrem). O advogado mentir deveria ser crime e levá-lo à cadeia, pelo menos porque isso representa um acinte à sociedade.
Abusos como tais passam literalmente em branco, até porque a sociedade parece estar anestesiada, naquela base de “tudo está bom”, como preconizava aquela rainha francesa que enquanto o povo passava fome ela defendia a teoria do “pão e circo”.
Exemplo claro do anestesiamento observado no comportamento da sociedade, é que praticamente ninguém se lixou que o ex-presidente Luiz Inácio virou hóspede do Ministério da Defesa e quem certamente pagou a conta fomos nós, contribuintes; ou alguém lá vai meter a mão no bolso e pagar?
São coisas assim que precisam ser modificadas no modo de agir da sociedade brasileira, já tão desencantada pelo desrespeito institucional com a lei que até parece nem atentar que exemplos ruins só proliferam.
O duro nisso tudo é que nós acabamos permitindo se passar às gerações seguintes a ideia de que o melhor mesmo é a Lei de Gérson que, não-escrita é representada pela pessoa ou grupo social que "gosta de levar vantagem em tudo", aproveitando-se de situações em benefício próprio, sem considerar questões éticas ou morais.
DATAS DE RONDÔNIA
(21 a 24.1.2011)
Dia 19 – Em 1958 – Morre no Rio de Janeiro o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, considerado o maior bandeirante do Século XX, duas vezes indicado para o Nobel da Paz, único brasileiro a ser patrono de um Estado, Rondônia (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 19 – Em 1987 – Morre no Rio de Janeiro, aos 63 anos de idade, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, último governador do Território Federal de Rondônia e primeiro governador (nomeado) do Estado (site gentedeopiniao.com.br)
Dia 23 – Em 1932 – O padre francês Francisco Xavier Rey assume a paróquia de Guajará-Mirim. A seguir seria nomeado bispo. Para a comunidade guaporeana é considerado como um “santo” (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 24 – Em 1914 – Criado o Cartório de Registro Civil de Porto Velho, tendo como escrivão o sr. José Vieira de Souza (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 24 – Em 1915 – Instalação do município de Porto Velho, desmembrado do município de Humaitá (AM). Tomam posse o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia de Souza Brejense e os intendentes (vereadores) José Jorge Braga Vieira, Luzitano Barreto, Antonio Sampaio, Manoel Felix de Campos e José Camargo. Todos nomeados. (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 24 – Em 1918 – Liderados por Manoel Martins da Silva, um grupo de cidadãos funda a loja maçônica União e Perseverança em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 24 – Em 1944 – Empossado no Rio de Janeiro, o governador Aluízio Pinheiro Ferreira instala, numa sala do colégio Barão do Solimões, em Porto Velho, o Território Federal do Guaporé (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e