Quinta-feira, 3 de setembro de 2009 - 13h42
Seu Benu quase enrola a língua para pronunciar o nome, querendo saber quem seria Ban-Ki-moon. Ele mostrava o texto do site do jbonline.terra.com.br, 3 de setembro/09, onde estava escrito que “Ban Ki-moon pede acordo climático rígido e alerta para desastre”, seguido do texto: “O novo tratado climático, que irá substituir o Protocolo de Kyoto após 2012, está sendo negociado em várias reuniões, para ser aprovado no encontro ministerial de Copenhague em dezembro.”
“Afinal de contas quem é esse Ban-Ki-moon?”, queria saber o velho marujo fluvial e eu, na minha santa ignorância, preferi me encolher, enquanto ele bradava que “tem redator que quer que a gente adivinhe”.
ADIVINHAÇÃO
A seguir seu Benu veio com o que ele chamou de “exercício de adivinhação”, mostrando manchete na página 1.6 da Folha de Rondônia, onde se lia “Palio invade, bate em ônibus e mata três”.
“Invade o quê?”, quis saber seu Benu. “Esses caras continuam querendo que o leitor adivinhe. Vai ver que tem algum cartomante no jogo”, reclamou.
DUNGA
Nesta quinta-feira seu Benu estava, como se diz no interior do Nordeste, “cum a mulesta”. “Eu fiquei mais irritado do que o Dunga”, gritava ele enquanto eu nada entendia. Aí ele me mostrou a razão da cara feia.
“Veja aqui no Diário da Amazônia, na capa tem uma chamada “Dunga fica irritado com intromissão no trabalho” e aí chama para a página E 3. “Só que lá tem uma matéria de motocicleta e um comercial. Vai ver que o Dunga fugiu”, reclamou ele.
PEIXE IRREGULAR
Seu Benu muitas vezes me deixa meio maluco. Agora ele quer saber o que seja “peixe irregular”. Tudo por causa da manchete da página 11 do Estadão do Norte, dia 2, onde o redator colocou lá “Polícia apreende peixe irregular”.
“Eu nasci na beira do rio, cresci e tive minha vida toda navegando pela Amazônia e continuo gostando de peixe. Já vi peixe podre, já comi peixe que estava mal cozido, ruim mesmo, mas “peixe irregular” eu garanto que nunca vi. Vou ter de saber com esse redator que deve ser expert em pescado, porque depois de 96 anos de vida eu quero aprender o que seja peixe irregular”.
Eu também, nascido na beira do rio, não soube explicar. E também quero saber.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e