Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA 12 de março de 202 – BOM DIA!


DIA NA HISTÓRIA 12 de março de 202 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – No mercado de Porto Velho a concorrência entre os dois “marchantes” beneficia a população. O preço da “carne verde” cai de 1.300 réis para 1,200.

1941 – O cientista E. Brumpi, expert mundial em combate ao paludismo, vem a Porto Velho pesquisar a doença e as formas de transmissão.

1976 – Encaminhada à Confederação Brasileira de Voleibol a filiação da Federação de Voleibol/RO, comandada pelos desportistas Chiquilito Erse e Walter Santos Barbosa.

1981 – O governador Jorge Teixeira vai a Brasília conversar com o presidente João Figueiredo sobre a minuta do projeto de criação do Estado.

1989 – O governador Jerônimo Santana constitui uma comissão, presidida pelo deputado estadual Haroldo Santos, para analisar a proposta de criar, na região de Ouro Preto, uma cidade para ser a nova capital. 

HOJE É

Dia do Bibliotecário. Dia Internacional da Pochete.

Católicos celebram São Maximiliano, Santo Inocêncio, São Luís Orione, 

BRASIL

1537 – Criada a vila de Ribeira de Mar dos Arrecifes, a seguir Recife (PE). 

MUNDO

515 a.C. — Acaba a construção do Segundo Templo de Jerusalém. 1575 – Luiz de Camões publica “Lusíadas”, o grande clássico da literatura portuguesa. 1994 – A Igreja Anglicana tem ordenada a sua primeira sacerdote. 

FATO DO DIA

TRAIÇÃO NA POLÍTICA (II)

Ainda como Território, um fato abalou a vida política rondoniense. Foi em 1981 quando o governador Jorge Teixeira – oficialmente em troca de construir um hospital ao invés de um presídio em Ji-Paraná, cooptou o médico, participante de um grupo da luta armada contra os militares, Claudionor Couto Roriz. 

Claudionor, estabelecido na região de Vila Rondônia (em 1977 Ji-Paraná) era o homem de confiança do deputado federal Jerônimo Santana na BR-364 e, por isso, passou de “herói a anti-herói” para eleitores e políticos comandados pelo “Dr. Bengala”.

Além do hospital ao invés de um presídio, Claudionor ganhou uma nova missão: organizar o PDS (Partido Democrático Social) no eixo da BR-364, já com vistas à eleição de 1982, que seria a primeira do Estado. Para Claudionor foi fácil.

Difícil foi Teixeira contornar ou acalmar a onda de reclamações dos ex-arenistas que se haviam mudado para o PDS. Afinal Roriz, desde quando chegara ao Território, bem no princípio da década de 1970 era o líder do MDB nas vilas de então, garantindo votos para Jerônimo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)