Terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 - 09h56
1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
1918 – Publicada a lista dos jovens residentes em Porto Velho sorteados para apresentação em Manaus para o serviço militar (AM)
1946 – O coronel de exército Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território, o segundo a ocupar tal função. De fevereiro de 1946 a dezembro de 1947 (Tereza Chamma, “Cadernos de Guajará-Mirim).
COMEMORA-SE
Dia do Gráfico. Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.
Católicos celebram São Ricardo.
BRASIL
1756 — É assassinado o líder indígena Sepé Tiaraju, líder da resistência dos Sete Povos das Missões.
MUNDO
1812 — Nasce Charles Dickens, escritor britânico, autor de “David Coperfield” e “Oliver Twist” (m. 1870). Em 1992 — Assinado o Tratado de Maastrich, que institui a União Europeia.
HISTÓRIAS DO LÚCIO
Cobraram se eu sei de alguma história sobre Dom João Batista Costa. Vamos lá.
EU, DOM JOÃO E OS NOVOS PAPAS
Lúcio Albuquerque
(atendendo pedidos de histórias de Dom João Batista Costa (*).
Eu era repórter do jornal Alto Madeira e correspondente de O Estado de São Paulo em Rondônia. Um manhã bem cedo fui ouvir o bispo Dom João Batista Costa, sobre a figura de Paulo VI, que falecera.
Dom João recebeu-me no escritório acanhado, no prédio do bispado (onde depois foi instalada a Faculdade Católica). Elogiou o papa e o trabalho na missão que lhe fora atribuída, tomamos um cafezinho, e nos despedimos.
Menos de dois meses depois, um telefonema do jornal e pouco antes das 7 lá vou eu ao mesmo prédio. O bispo vinha andando pelo corredor, sempre com sua negra e respeitada batina.
“Bom dia D. João. o que o senhor tem a me dizer sobre o papa João Paulo I?
Ele começou a falar sobre Paulo VI. Rápido concluí que ele não fora informado que o Papa Sorriso fora encontrado morto. Ele achou estranho, disse que soube por mim.
Fiquei sem jeito. Depois dele falar um pouco mais, despedi-me e ouvi dele um recado/conselho:
“Meu filho, você só me traz notícia de morte de papa! Veja se traz alguma notícia boa da próxima vez”.
Não deu. Na próxima eu escrevi um texto sobre Dom João, que acabara de morrer.
(*) De meu livro “A Cesta Página de um Repórter”. Se houver interesse custa R$25,00 – Contato 69 99910 8325)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri