Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE
Dia Mundial do Amor, Dia Internacional de Doação de Livros, Dia do Botonista (jogo de celotex ou futebol de mesa)
Católicos lembram São Valentim (padroeiro dos namorados), São Zenão e São Cirilo, padroeiro da Europa
RONDÔNIA
1978 – O padre Franco Vialeto celebra a primeira missa realizada na localidade de Rolim de Moura, ainda distrito de Cacoal.
BRASIL
1630 — Inicia em Pernambuco a resistência às Invasões holandesas no Brasil. 1944 — Nasceu o cantor Reginaldo Rossi, do sucesso Garçom “Rei do Brega”. 1990 – É aprovado o Projeto de Ortografia Unificada da Língua Portuguesa.
MUNDO
1946 – ENIAC, o 1º computador inteiramente eletrônico, é introduzido na Universidade da Pensilvânia. 1949 — Knesset (o parlamento israelense) se reúne pela primeira vez. 2003 — Aos 7 anos a ovelha Dolly, 1º mamífero clonado, morre por doença pulmonar degenerativa incurável. 2005 — YouTube é lançado e se torna o maior serviço de armazenamento de vídeos do mundo e uma fonte principal de vídeos virais.
FOTO DO DIA
Primeira turma de policiais militares feminina da PM rondoniense, em 1985, à frente, da esquerda para a direita, as sargentos Marlene, Benedita e Elzimar, essa graduação é considerada por analistas como o posto classificado como “espinha dorsal de qualquer tropa”, quer sejam Policiais, Forças Armadas ou Corpos de Bombeiros. O posto é citado ainda como o elemento de ligação do comando à tropa. O primeiro grupo de sargentos da PMFEM rondoniense fez um curso preparatório de dois anos na academia de Barro Branco (MG), além e outras atividades de treinamento em Porto Velho, incluindo na selva no entorno da capital. O decreto de criação da PM Fem estabeleceu uma atividade básica: “especialmente no trato com menores e mulheres”.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)