Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JULHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325


DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JULHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1944 – Comandada pelo capitão Ênio Pinheiro, chega a PVh a 2ª Cia. Rodoviária Independente, para abrir uma rodovia até Vilhena.

1954 – Só homens podem participar do concurso do Banco de Crédito da Amazônia, conforme o edital.

1979 – Primeiro casamento comunitário em Rolim de Moura. 

1983 – Em convocação extra a Assembleia Estadual Constituinte vota o projeto final da 1ª Constituição rondoniense.

14 – 1986 – O PMDB definiu Jerônimo Santana como candidato a governador, com vários candidatos a vice. Os principais são Orestes Muniz e Antonio Morimoto. (ver FOTO DO DIA)

1988 – Decreto do prefeito Tomás Correia (PVh) concede ao Sesi 2 lotes no Bairro  Lagoa, para construir a estrutura do órgão.

1990 – É muito alto o consumo de cocaína em Rondônia a cada 24 horas, conforme a Polícia Federal. . E que passam em RO, para outros locais, 5 toneladas/mês.

HOJE É

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento. Dia Mundial do Hospital. Dia do Propagandista de Laboratório.

Católicos celebram São Camilo de Lelis, 

MUNDO

1789 — Início da Revolução Francesa: parisienses tomam a Bastilha. 2016 – Terroristas invadem uma avenida em Nice (FR): 84 mortos e quase 500 feridos. 

FOTO DO DIA

SEM ADVERSÁRIOS

Em 1986, a 4 meses da primeira eleição em Rondônia para governador, ao ser confirmado que que o PMDB teria como candidato o ex-prefeito de Porto Velho Jerônimo Santana, 3 vezes (1970/74/78) deputado federal, isso não foi novidade para ninguém.

Quatro anos antes Santana praticamente ficou isolado em sua candidatura a senador, e um dos fatores foi a “importação” do ex-deputado mineiro Múcio Athayde e a entrega a ele da secretaria-geral do partido, o que facilitou a eleição de Múcio a deputado federal

Apesar da derrota na campanha a senador, o PMDB não tinha outro nome capaz de o enfrentar na convenção de 1986, apesar de Santana, em 1985, ter sido eleito prefeito da capital quatro meses, deixou a muitos a ideia de não estar preparado para o desafio do Estado.

“Dono” do partido desde 1970 quando eleito deputado federal pelo MDB, ele era o único da sigla capaz de enfrentar qualquer outro, afora que o ex-governador Jorge Teixeira voltasse a Rondônia e fosse candidato, mas isso, o PMDB sabia, não iria acontecer. 

Múcio, Orestes Muniz e Jerônimo (F. Recorte jornal Alto Madeira)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)