Segunda-feira, 31 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE FEVEREIRO!


DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE FEVEREIRO!  - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Desportista ( Lei 8.672/6.7.93)

Católicos lembram São Conrado de Placência, Beato de Liébana.


RONDÔNIA

1997 – Inaugurado o sistema de telefonia celular em Ji-Paraná

BRASIL

1649 — Batalha final de Guararapes, expulsando os holandeses do Brasil. 1921 - É fundado o Jornal Folha de São Paulo. 1972 – Inicia a Festa da Uva (RS) e o país tem a 1ª transmissão de TV a cores no Brasil. 1974 - É criado o Parque Nacional da Amazônia no Pará. 1986 - Nasce a jogadora Marta, 5 vezes a melhor do mundo no futebol.

MUNDO

1543 – Nasce Nicolau Copérnico, astrônomo, autor da teoria heliocêntrica do Sistema Solar. 1926 - Um exemplar da bíblia de Gutenberg, o 1º livro impresso, é leiloado em N.  York por 106 mil dólares. 1878 — É patenteado o fonógrafo de Thomas Edison.  2002 — A sonda 2001 Mars Odyssey, da NASA, mapeia a superfície de Marte através de emissão térmica.


FOTO DO DIA

Porta de entrada para a Amazônia Ocidental por via rodoviária (BR-364), e primeiro local do (hoje) Estado de Rondônia a ser visitado pelo Marechal Rondon durante a implantação da linha telegráfica “Cuiabá/Santo Antônio do Madeira”, em 1907, Vilhena, homenagem de Rondon ao ex-chefe da Organização da Carta Telegráfica Pública Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, é chamada “Cidade Clima” da Amazônia, por ter uma temperatura média menor do que outras cidades da Região Norte. Localiza-se a cerca de 704 KMs tanto para quem sai de Cuiabá (MT) quanto de Porto Velho. o município foi instalado (foto) em novembro de 1977 pelo governador Humberto Guedes quando ainda sua área abrangia os (futuros) municípios do “cone sul rondoniense” (**).

 (**) Foto da instalação do município em 1977 pelo governador Humberto Guedes.

ERRATA: Na coluna de ontem, 18, citei que o bispo fundador da Rádio Educadora foi dom José Martins da Silva. O correto é dom Francisco Xavier Rey. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 31 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de março de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de março de 2025

RONDÔNIA1954 – O Banco de Crédito da Amazônia, atual Basa, cobra do Governo Federal incentivos à criação de 20 seringais-escolas na região do Rio Made

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de março 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de março 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 26 de março de 2023

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 26 de março de 2023

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 25 de março de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 25 de março de 2025

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velho, a Justiça Militar arquiva o caso: “Não há co

Gente de Opinião Segunda-feira, 31 de março de 2025 | Porto Velho (RO)