Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE FEVEREIRO!


DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE FEVEREIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Navegação do Rio São Francisco

Católicos lembram São Brás e São Anscário (Oscar)

RONDÔNIA

1982 – Explode o quartel da Polícia Militar em Cacoal, deixando 11 mortos, sendo um civil

BRASIL

1945 - Entrou em cartaz, no Brasil, o filme “Você já foi à Bahia?”, com os personagens Pato Donald e Zé Carioca.  1998 — Morreu, aos 89 anos, o cantor e compositor Silvio Caldas. 2011 - Pane na linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga (PE), deixou sem luz elétrica 8 Estados do Nordeste. 

MUNDO

1468 — Morreu Johannes Gutenberg, inventor da prensa móvel, “pai da imprensa”. 1959 - “O dia em que a música morreu”, quando três pioneiros do rock morreram num acidente aéreo nos EUA: Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper.  1966 - A espaçonave soviética Luna 9, não tripulada, é a 1ª a aterrissar na Lua. 1995 — Astronauta Eileen Collinsª (EUA) é a 1ª mulher a pilotar o ônibus espacial.

FOTO DO DIA

Há 40 anos o recém-nascido Estado de Rondônia, com menos de 45 dias de vida despertou, naquele 3 de fevereiro de 1982, de luto. Em Cacoal, cuja zona urbana contava com 13 mil habitantes o quartel da Polícia Militar explodiu, matando 10 militares, inclusive o comandante do contingente e um civil a caminho do trabalho. Uma empresa contratada para fazer calçamento nas ruas usava como depósito de dinamite o pequeno paiol da guarnição. O prefeito Clodoaldo Nunes contou ano passado que ainda estava dormindo. Àquela altura a causa mais provável teria sido um curto-circuito na fiação do paiol, gerado pela explosão a única lâmpada pendurada no teto do paiol. Praticamente nada ficou inteiro no quartel (Foto site tribunapopular.com.br)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)