Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022 - 08h45
COMEMORA-SE
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Dia do Zelador, Dia Mundial do Enfermo, Dia Oficial de fundação da Casa da Moeda no Brasil.
Católicos lembram Dia de Nossa Senhora de Lourdes, Santa Sotera, São Gabriel I e São Pascoal I
RONDÔNIA
1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território Federal do Guaporé, criando a Guarda Territorial, que em 1975 passaria a ser a Polícia Militar.
BRASIL
1911 – Um século do início da Semana da Arte Moderna. 1917 — Morreu Oswaldo Cruz, médico e sanitarista, nome importante na luta pela saúde pública no Brasil. 2019 — O principal jornalista político brasileiro, o apresentador e radialista Ricardo Boechat morre em um acidente, na cidade de São Paulo, aos 66 anos com a queda do helicóptero que viajava.
MUNDO
660 A.C – Dia oficial da criação do Japão. 1847 — Nasce o físico Thomas Edison (EUA), inventor da lâmpada elétrica. 1858 — Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, França. 1929- O tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhece a independência do Vaticano. 2013- O Papa Bento XVI anuncia sua renúncia.
FOTO DO DIA
A Guarda Territoria (GT) do Guaporé foi criada pelo governador Aluízio Ferreira (Dec 01/ de 11.2.1944), tinha “caráter civil, nos moldes militares, regida pelos regulamentos do Exército, para garantir a manutenção da ordem e execução de trabalho público” (). Os GTs faziam de tudo: tirar lenha na selva (foto Portal da PM/RO), abrir ruas, construir prédios e policiar as cidades, muitas vezes saindo de debaixo do sol para compor patrulhas noturnas, como citava o único civil da estrutura inicial, o escritor e jornalista Esron Penha de Menezes. “O Aluízio um dia me chamou e mandou que eu me mudasse, levando só a máquina de escrever para ajudar a selecionar homens para a GT”. Seu 1º comandante foi o 2º tenente EB Antonio Ribeiro Madeira Campos e adjunto o 3º sargento PM/DF Acary Jorge Pereira (). A GT foi extinta pelo Dec. 864 (09.9. 1977) do governador Humberto Guedes que em 1975 criara a Polícia Militar.
(*) Esron Menezes, Retalhos para a história de Rondônia.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA
RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu