Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 - 11h31
POR QUÊ?
“Doutor, por que velar o Odair na prefeitura?”. A pergunta me surpreende enquanto vou “de passageiro” num táxi do centro da cidade ao bairro da Embratel. primeiro explique a ele que não sou, não quero ser e nem prtendo sê-lo, "doutor". Aí tento uma saída para a pergunta. Aliás, eu nem sabia que o velório seria na prefeitura, mas realmente a pergunta tem lógica. Por que velar o corpo de alguém ali? Bom, afora que seja por razões estritamente políticas, pelo fato do senhor Odair Cordeiro ter sido dirigente do PT, ou por ter sido assessor direto do prefeito, que outro mérito teve para ser usado espaço público para velar seu corpo?.
PIOR
Pior que o taxista ainda emendou: “Tantos outros fizeram muito mais por Porto Velho e não mereceram a honraria”. E citou como exemplo recente o professor e poeta Bolívar Marcelino, “que foi professor de muitas gerações, inclusive meu professor”, acrescentou. Que responda o prefeito.
LITERATURA
Será na próxima terça-feira, 21, no Mercado Cultural, a partir das 19h30, o lançamento conjunto de livros vários autores locais, com tendências diversas na área literária. O convite é aberto aos que queiram participar e conhecer mais um pouco da nossa produção no setor.
DEMOCRACIA DECRESCENTE
“O Brasil caiu seis posições e ocupa a 47ª posição no ranking das democracias do mundo, elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), braço da revista britânica The Economist. Na edição de 2008 da lista, o Brasil estava em 41º lugar. Agora, está atrás de países como Timor Leste (42º)”. O texto está no site do jornal O Estado de São Paulo desta sexta-feira.
LIXARAL
Falta fiscalização ou só não vê quem não quer? Estão transformando o espaço entre as duas faixas da Presidente Dutra, quase esquina da Pinheiro Machado, num depósito de lixo. Tem algum órgão municipal responsável?
GUARDA MUNICIPAL
Está passando do tempo da prefeitura porto-velhense criar uma Guarda Municipal, o que já existe em grande parte de municípios rondonienses. Temos alguns patrimônios que precisam ser preservados, caso, por exemplo, do ajardinamento da Jorge Teixeira ou da área da Madeira-Mamoré.
QUEIXA
Ouvido recentemente de uma importante autoridade escolar estadual. “Tem escola em Porto Velho que já recebeu duas reformas este ano e continua sendo depredada”. Aliás, quem conhece escolas do mesmo sistema estadual no interior, com raras exceções, quando compara verifica que a autoridade tem razão. Será erro das direções?
DATAS DE RONDÔNIA
Dia 19 – Em 1980 – Morre, no Rio de Janeiro, o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro superintendente da Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território Federal do Guaporé e três vezes deputado federal (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 20 – Em 1978 – A jornalista Jacy Wanderley, correspondente local de O Globo, morre em acidente rodoviário perto de Humaitá, AM (Jornal Alto Madeira)
Dia 22 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo promulga a Lei Complementar número 41 que extingue o Território Federal e cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História - 20 anos da ALE-RO)
Dia 22 – Em 1980 – A antiga estação terminal da Madeira-Mamoré passa a ser o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Lúcio Albuquerque
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún