Quarta-feira, 8 de março de 2017 - 18h17
Vitória do PMDB na capital fortaleceu projeto
de Expedito ao Senado – ou ao governo
Lúcio Albuquerque, repórter
Apesar das negativas de assessores, e até de um membro importante do diretório regional de seu partido, o PMDB, o governador Confúcio Moura não deverá ficar de fora da disputa por uma das duas vagas ao Senado, mas poucos acreditam que realmente ele vá ficar de fora.
Da mesma forma, ninguém duvide que, pela primeira vez desde 1982, quando o eleitor do novo Estado votou para escolher os senadores – naquele ano foram três – a disputa de 2018 será uma briga de “caciques” ou, mais popularmente, uma “briga de cachorro grande”, e o eleitor vai poder votar duas vezes ao Senado.
O PSDB, o PSB e o PMDB têm candidatos que podem chegar a uma disputa forte, mas não é bom esquecer que o senador Ivo Cassol, mesmo denunciado e condenado, pode acabar decidindo pela disputa de uma das vagas, e aí embola mais ainda o quadro.
No PMDB o senador Valdir Raupp, com dois mandatos seguidos, já quer mais um, até porque face às denúncias que está recebendo, a última a aceitação do caso dos 500 mil reais pelo STF, é uma espécie de “candidato nato”.
No partido ainda em o nome do governador Confúcio Moura, que até pode se bandear para outra sigla, visando atrair outra que aceite dar apoio ao candidato a governador que o PMDB indique e assim o partido iria só com um nome ao Senado.
No PSB o nome é do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, mas vai precisar de um bom palanque fora de sua região, porque é um nome praticamente desconhecido em áreas de grandes concentrações de votos, como Porto Velho e Rolim de Moura.
No PSDB o nome certo é o de Expedito Júnior, que já vem trabalhando há muito tempo para ser o candidato – ele pode mudar de ideia se a deputada Mariana Carvalho e o prefeito Hildon Chaves decidirem não disputar o governo, mas isso é outra conversa.
.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025
RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025
RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt