Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Excelente



Leia no da coluna o Seu Benu e Datas de Rondônia


 

EXCELENTE

Gente de Opinião

Sem qualquer dúvida de muita qualidade, e oportunidade, a coluna assinada pelo historiador Abnael Machado de Lima, decano da Academia de Letras de Rondônia sobre a origem de Porto Velho. Uma lição que precisa ser lida por quem mora aqui e, principalmente, para quem faz palestra sobre a nossa história. Acesse http://gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=130610.



 

SÓ NA BENÇA

Excelente  - Gente de Opinião

É isso aí: com mais de 11 mil votos, Juraci Barbosa Moreira, ex-vereador de Primavera, município nas proximidades de Rolim de Moura, foi eleito deputado estadual pelo PMDB. Matogrossense de Jucimeira, mora em Rondônia h´pa 15 anos. É operador de máquinas pesadas da prefeitura primaverense e já havia participado de uma eleição estadual, em 2010, quando ficou com a 4ª suplência de seu partido. Sim, ele deverá manter o nome político que fez campanha, será o deputado Só na Bença, uma espécie de cacoete com que atende as pessoas há muito tempo. Assista AQUI, entrevista de Só na Beça concedida ao jornalista Sérgio Mello, no programa Papo News da TV Candelária.


 

PARA LEMBRAR

Em 1991, ao procurar informações no cerimonial da Assembléia Legislativa para tomar posse, o jornalista Dalto di Franco, atual vice-prefeito portovelhense, não tinha seu nome relacionado dentre os que iriam assumir. Tudo porque estava lá seu nome de batismo, Enéas Rômulo Araújo e ele teve de convencer a funcionária de que era mesmo o deputado eleito.

DIGA-ME COM QUEM ANDAS

O Barão de Itararé cunhou uma frase sobre um dito popular, aquele que diz assim: “Dize-me com quem andas e irei contigo”. Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly preferiu mudar a coisa (e eu sou mais a forma dele): Dize-me com quem andas e direi se vou contigo. É o caso de algumas coligações para o returno da disputa pelo governo. Pelo menos no caso da adesão do grupo ligado a um importante político local a uma das candidaturas a reação de muita gente que andei ouvindo por aí tem sido a do Barão de Itararé.

DESENTERRANDO DEFUNTO

Campanha eleitoral, especialmente de returno, faz com que literalmente “desenterrem defuntos”. A coisa é braba, é só dar uma olhada no que rola no facebook e no vap-vap. Uma vez figura de alto nível da política local perguntou qual minha sugestão para evitar uso de frases ditas num momento e que possam pesar negativamente no futuro. Sugeri aquela máxima que sempre ouvimos nos filmes policiais americanos: “Tudo que você disser agora pode ser usado contra você no tribunal”.

ABANDONOU

A situação dos equipamentos instalados no Deroche Pequeno Franco, onde tem uma enorme placa dizendo que a administração é da Prefeitura, pois é, a situação é péssima: quebrados, prontos para serem derrubados, sem que se imagine a qual segmento o usuário deve se dirigir.


 

SEU BENU

CADÊ O MILAGRE?

Seu Benu é um dos que continuam comprando jornal diariamente. E lê tudo, lamentando que sejam poucas as notas fúnebres – “porque a cidade cresceu e às vezes pode morrer um conhecido e a gente nem saber. Era bom no tempo que o Osmar Vilhena entrava no horário da TV-Rondônia e com sua voz grave anunciava que alguém morrera”.

Pois é e eu estava comendo minha tapioca de todos os dias quando ele veio com o jornal Diário da Amazônia. “Amizade, você acredita em milagre?”. Ora, seu Benu sabe que sou católico e tenho total crença de que acontecem. Respondi, apenas por responder, que sim. Ele seguiu.

“Pois eu, que professo a mesma fé desde um tempo que sua mãe nem tinha nascido – ele nasceu em 1913 e ela em 1914, estou aqui procurando um milagre e não encontro”, reclamou o velho bardo itacoatiarense.

E mostrou a notícia do jornal do senador cuja manchete era: “Milagre de Rogério Ceni e golaço de Maicon foram a tônica do jogo”. Mandou eu ler três vezes o texto e eu também não encontrei o tal milagre feito pelo maior goleiro artilheiro de toda história mundial do futebol.

Será que o editor pode explicar?


 

DATAS DE RONDÔNIA

4 a 11 de outubro
 

Dia 4 – Em 1970 – O Incra implanta o projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro, com sede em Colorado (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 6 – Em 1915 –O prefeito de Santo Antonio do Rio Madeira (hoje bairro de Santo Antonio, na cidade de Porto Velho) expede a Resolução 735 elevando a vila de Ariquemes à condição de distrito de Santo Antonio (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia)

Dia 8 – Em 1912 – O Governo de Mato Grosso instala em Guajará-Mirim um posto (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho fiscal dirigido por Manoel Tibúrcio Dutra)

Dia 9 – Em 1909 – Cândido Rondon designa Pimenta Bueno um rio descoberto pela equipe implantadora da Linha Telegráfica Estratégica (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia)

Dia 10 – Em 1959 -  Por determinação do governador Paulo Nunes Leal uma equipe formada por Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, todos funcionários do Território de Rondônia, iniciam em São Paulo uma viagem trazendo um caminhão. A viagem foi feita por terra até Cáceres (MT), rios Guaporé e Mamoré até Guajará-Mirim e pela ferrovia Madeira-Mamoré chegando a Porto Velho dia 19 de novembro (Paulo Nunes Leal, O outro braço da Cruz)

Dia 10 – Em 1983 – A procuradora de Justiça Ledy Fernandes assume como procuradora geral de Justiça do Estado. Foi a primeira mulher a chegar a tal função no país (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia)

Dia 10 – Em 1989 – Primeira edição do jornal Folha de Vilhena, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)

Dia 11 – Em 1909 – Candido Rondon descobre um novo rio e dá-lhe o nome de Rio Pimenta Bueno (Roque Lorenzon – Pimenta Bueno, um pouco de sua História)

Dias 11 a 13 – Em 1940 – O presidente Getúlio Vargas vem a Porto Velho com ministros e assessores (Esron Menezes, Achegas para a História de Rondônia)

Dia 11 – Em 1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, todos no eixo da BR-364 e desmembrados do município de Porto Velho (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
 

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)