Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Fingindo que ensina e fingindo que aprende


  

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Até quando vamos pagar seguranças de ex-governadores e ex-presidentes?

 

FEIJOADA

A Associação dos Servidores do Tribunal de Contas realiza neste sábado, em sua sede à rua das Camélias (aquela que passa em frente ao colégio João Bento), uma feijoada ao som de muito pagode. A promoção deve levar muita gente para a sede da ASTC e a feijoada começa a ser servida a partir do meio-dia.

 

NÚMEROS

Enquanto muita gente louva o ministro da Educação, os números mostram que há algo de (muito) errado no setor. O site da UOL noticiou ontem que dentre os países emergentes o Brasil classificou-se em último lugar (eles são 26!) sobre a população com nível universitário.(Sobre o assunto leia o comentário “Fingindo que ensina e fingindo que aprende”, no pé da coluna).

 

SEM CONCURSO

Apesar disso, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou que em 2011 não devem ser feitas contratações, nomeações de aprovados em concursos ou novos concursos públicos.A contratação vai ser em caráter temporário – o que abre a suspeita de contratarem só quem rezar pela cartilha da turma, ainda que se coloque mais para baixo o ensino brasileiro.

 

DEFESA

A defesa do Fluminense deve ter alguma coisa com empresas que costumam medir batimentos cardíacos ou com aquele pessoal que mede pressão: leva tanto gol bobo que dá até para infartar. De qualquer forma, para desespero dos outros, o Flu conseguiu. O resto é detalhe, menos, claro, a defesa. Que é coisa de botar mais cardíaco qualquer torcedor.

 

RECONHECIMENTO

A Academia de Letras de Rondônia já escolheu os três primeiros cidadãos rondonienses que irão receber a Ordem do Mérito Acadêmico, durante a semana dos 25 anos da ACLER, de 6 a 10 de junho. O critério da seleção foi único: mérito por serviços prestados a Rondônia. A comenda será concedida para até três pessoas por ano.

 

FAVORÁVEL

Comentei recentemente aqui que sou favorável a mandato de cinco anos sem direito a reeleição. Recebi 12 email favoráveis e três contra.

 

IDADE

Dei um replay em Galilei Galileu. Perguntado por uma estudante que me entrevistava quantos anos eu tenho, respondi que creio ter uns 10 a 15. Ela estranhou e eu tive de explicar, imitamdo Galileu: o que tenho é para a frente. O que tive já passou, então vamos contar para a frente

 
 

Fingindo que ensina e fingindo que aprende

Não é novidade alguém ouvir que, no Brasil, “fingem que ensinam e nossos filhos fingem que aprendem”. No caso, a capapuça deve cair maciçamente nos órgãos públicos responsáveis pelo sistema, pelas escolas e pelos professores (os menos culpados na questão até porque são desestimulados dos pontos de vista salarial, profissional e pessoal por quem lhes deve respeito e garantir que esse respeito seja uma realidade!).

Alguém pode até contestar, fazer mil alegações de que a verdade não é essa, que eu falo isso porque não gosto de a ou b, mas os números, sempre eles, não deixam dúvidas: por exemplo, não temos uma única universidade dentre as 100 mais importantes do mundo, e a mais badalada brasileira é a que se apresenta melhor dentre as nacionais numa relação com as de outros países.

A Universidade de São Paulo (USP), se encontra apenas entre o 101º e o 150º, sem especificar em que lugar ficou, conforme o ranking 2010 da Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong), que relaciona todos os anos as 500 melhores. O ranking da Jiaotong . segundo a publicação inglesa The Times Higher Education Supplement é tida como dos mais confiáveis do mundo. Quando o assunto é conteúdo pela WEB a USP cai mais, para 122º lugar (*).

A posição do Ministério da Educação do Brasil é comum a todas as mazelas que vivemos e que, como todos aqueles que não assumem suas responsabilidades, autoridades preferem atirar a culpa no vizinho. Opinião dosecretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, no site UOL.com.br, ontem: “O importante é que o ensino superior, hoje, está na agenda do brasileiro, das famílias de todas as classes. Antes, isso se restringia a poucos. Observamos que as pessoas desejam e sabem que o ensino superior está ao seu alcance por diversos mecanismos", disse o secretário.

O Governo do qual o senhor Costa é secretário de Ensino Superior está aí há quase nove anos, e ele alega que antes o sistema se restringia a poucos. Claro: é melhor culpar os outros do que assumir seu lado do pecado.

Sejamos sinceros: um Ministério que nem consegue realizar sem deixar dúvidas provas do Enem e do ENAD, e que ao invés de investir no ensino básico ou técnico prefere garantir faturamento a escolas superiores particulares, como esse Ministério vai ter coragem de assumir seus erros?

Por isso, fico com meu pensamento: no Brasil fingem que ensinam e o aluno finge que estuda, porque para o Governo o que vale é a estatística e não a qualidade e uma política séria com a Educação

(*) Informação do site G1, de 2010.

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

Dia 20 – Em 1870 – O imperador D. Pedro II concede ao coronel George Earl Church autorização para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira – a Madeira-Mamoré (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 21 – Em 1971 – O pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso se instala em Ouro Preto e inicia o plantio do cacau na região (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 21 – Em 1974 – O Incra inicia a implantação do projeto Burareiro, na região de Ariquemes (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)

Dia 22 – Em 1500 – Data oficial em que o navegante português Pedro Álvares Cabral chegou à costa brasileira (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)

22 – 1983 – O governador Jorge Teixeira dá posse aos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e do primeiro procurador geral do MP de Contas (site tce.ro.gov.br)

23 – 1974 – João Carlos Marques Henriques Neto toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim 2)

Inté outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)