Sexta-feira, 22 de abril de 2011 - 07h30
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Até quando vamos pagar seguranças de ex-governadores e ex-presidentes?
FEIJOADA
A Associação dos Servidores do Tribunal de Contas realiza neste sábado, em sua sede à rua das Camélias (aquela que passa em frente ao colégio João Bento), uma feijoada ao som de muito pagode. A promoção deve levar muita gente para a sede da ASTC e a feijoada começa a ser servida a partir do meio-dia.
NÚMEROS
Enquanto muita gente louva o ministro da Educação, os números mostram que há algo de (muito) errado no setor. O site da UOL noticiou ontem que dentre os países emergentes o Brasil classificou-se em último lugar (eles são 26!) sobre a população com nível universitário.(Sobre o assunto leia o comentário “Fingindo que ensina e fingindo que aprende”, no pé da coluna).
SEM CONCURSO
Apesar disso, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou que em 2011 não devem ser feitas contratações, nomeações de aprovados em concursos ou novos concursos públicos.A contratação vai ser em caráter temporário – o que abre a suspeita de contratarem só quem rezar pela cartilha da turma, ainda que se coloque mais para baixo o ensino brasileiro.
DEFESA
A defesa do Fluminense deve ter alguma coisa com empresas que costumam medir batimentos cardíacos ou com aquele pessoal que mede pressão: leva tanto gol bobo que dá até para infartar. De qualquer forma, para desespero dos outros, o Flu conseguiu. O resto é detalhe, menos, claro, a defesa. Que é coisa de botar mais cardíaco qualquer torcedor.
RECONHECIMENTO
A Academia de Letras de Rondônia já escolheu os três primeiros cidadãos rondonienses que irão receber a Ordem do Mérito Acadêmico, durante a semana dos 25 anos da ACLER, de 6 a 10 de junho. O critério da seleção foi único: mérito por serviços prestados a Rondônia. A comenda será concedida para até três pessoas por ano.
FAVORÁVEL
Comentei recentemente aqui que sou favorável a mandato de cinco anos sem direito a reeleição. Recebi 12 email favoráveis e três contra.
IDADE
Dei um replay em Galilei Galileu. Perguntado por uma estudante que me entrevistava quantos anos eu tenho, respondi que creio ter uns 10 a 15. Ela estranhou e eu tive de explicar, imitamdo Galileu: o que tenho é para a frente. O que tive já passou, então vamos contar para a frente
Fingindo que ensina e fingindo que aprende
Não é novidade alguém ouvir que, no Brasil, “fingem que ensinam e nossos filhos fingem que aprendem”. No caso, a capapuça deve cair maciçamente nos órgãos públicos responsáveis pelo sistema, pelas escolas e pelos professores (os menos culpados na questão até porque são desestimulados dos pontos de vista salarial, profissional e pessoal por quem lhes deve respeito e garantir que esse respeito seja uma realidade!).
Alguém pode até contestar, fazer mil alegações de que a verdade não é essa, que eu falo isso porque não gosto de a ou b, mas os números, sempre eles, não deixam dúvidas: por exemplo, não temos uma única universidade dentre as 100 mais importantes do mundo, e a mais badalada brasileira é a que se apresenta melhor dentre as nacionais numa relação com as de outros países.
A Universidade de São Paulo (USP), se encontra apenas entre o 101º e o 150º, sem especificar em que lugar ficou, conforme o ranking 2010 da Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong), que relaciona todos os anos as 500 melhores. O ranking da Jiaotong . segundo a publicação inglesa The Times Higher Education Supplement é tida como dos mais confiáveis do mundo. Quando o assunto é conteúdo pela WEB a USP cai mais, para 122º lugar (*).
A posição do Ministério da Educação do Brasil é comum a todas as mazelas que vivemos e que, como todos aqueles que não assumem suas responsabilidades, autoridades preferem atirar a culpa no vizinho. Opinião dosecretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, no site UOL.com.br, ontem: “O importante é que o ensino superior, hoje, está na agenda do brasileiro, das famílias de todas as classes. Antes, isso se restringia a poucos. Observamos que as pessoas desejam e sabem que o ensino superior está ao seu alcance por diversos mecanismos", disse o secretário.
O Governo do qual o senhor Costa é secretário de Ensino Superior está aí há quase nove anos, e ele alega que antes o sistema se restringia a poucos. Claro: é melhor culpar os outros do que assumir seu lado do pecado.
Sejamos sinceros: um Ministério que nem consegue realizar sem deixar dúvidas provas do Enem e do ENAD, e que ao invés de investir no ensino básico ou técnico prefere garantir faturamento a escolas superiores particulares, como esse Ministério vai ter coragem de assumir seus erros?
Por isso, fico com meu pensamento: no Brasil fingem que ensinam e o aluno finge que estuda, porque para o Governo o que vale é a estatística e não a qualidade e uma política séria com a Educação
(*) Informação do site G1, de 2010.
DATAS DE RONDÔNIA
Dia 20 – Em 1870 – O imperador D. Pedro II concede ao coronel George Earl Church autorização para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira – a Madeira-Mamoré (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 21 – Em 1971 – O pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso se instala em Ouro Preto e inicia o plantio do cacau na região (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 21 – Em 1974 – O Incra inicia a implantação do projeto Burareiro, na região de Ariquemes (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 22 – Em 1500 – Data oficial em que o navegante português Pedro Álvares Cabral chegou à costa brasileira (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
22 – 1983 – O governador Jorge Teixeira dá posse aos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e do primeiro procurador geral do MP de Contas (site tce.ro.gov.br)
23 – 1974 – João Carlos Marques Henriques Neto toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim 2)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún