Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Há 73 anos o Território - Por Lúcio Albuquerque


Há 73 anos o Território - Por Lúcio Albuquerque - Gente de Opinião  


Lúcio Albuquerque, repórter

Chovia muito, já era “boca da noite” e a maioria das ruas de Porto Velho cuja  principal atividade econômica tinha como base a sede da estrada de Ferro Madeira-Mamoré Era a hora do jantar, momento em que as famílias que tinham um aparelho de rádio costumavam se reunir em torno dele, com os vizinhos, para ouvir o programa “A Voz do Brasil” – a primeira emissora de rádio em Porto Velho só iria para o ar muitos anos depois.

Naquele tempo as notícias chegavam aqui por aquele programa ou pelo sistema de telegramas dos Correios, mas à noite não funcionava. Segundo Esron Penha de Menezes (*) de repente espoucaram fogos e uma figura muito respeitada na comunidade, o médico Ary Pinheiro (patrono do Hospital de Base), passou em frente da casa de Esron atirando para o alto  e muito feliz, mas não era porque comemorava com amigos seu aniversário.

O médico não comemorava só o aniversário: estava mais feliz ainda porque o presidente Getúlio Vargas assinara o decreto de criação de vários Territórios Federais, inclusive o do Guaporé e, a seguir, nomeando o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira para ser o governador, ele que desde 1930 começara a se impor, por resultados obtidos em ações diversas, como liderança regional.

Segeundo o jornalista Euro Tourinho, diretor deste Jornal, a mobilização para a criação do Território já vinha sendo feita e ganhara mais força nas três semanas antes do decreto de Getúlio. Ele (**) conta que o então diretor da EFMM Aluízio Ferreira anunciara que iria ao Rio de Janeiro e só voltaria dali com o decreto de criação do Território.

“Na semana anterior – lembrou o decano da Imprensa amazônica – já havia uma grande movimentação na cidade na expectativa da informação que se esperava chegar pelo telégrafo enviada pelo Aluízio. Foi uma grande festa quando a notícia chegou”.

Mas a história da criação do Território Federal na região não começava no ato assinado por Getúlio Vargas, uma segunda-feira, 13 de setembro de 1943. Antes, na metade da década de 1930 o coronel Paulo da Cruz Saldanha, líder político e empresário no Vale do Mamoré/Guaporé, encabeçou um documento encaminhado a Getúlio, pedindo a criação do Território, mas com sede em Guajará-Mirim.

Em 1940 Getúlio vem a Porto Velho onde, ainda conforme Esron Menezes, em reunião com Aluízio e outras lideranças locais, tratou da questão, da reunião participando o então governador do Território do Acre Epaminondas de Oliveira Martins e este, ao ser consultado por Getúlio, teria respondido que a região já merecia sediar um Território, o que se confirmou a 13 de setembro de 1943, só que juntando partes do Amazonas e de Mato Grosso, para formar o Território do Guaporé – em 1956 Rondônia depois, em 1981, Estado de Rondônia unidade política que permaneceu até 22 de dezembro de 1981 com a criação do Estado.

(*) Historiador, professor, implantador da Guarda Territorial, embrião da PM, jornalista

(**) A mesma narrativa eu ouvi do empresário Joaquim Pereira da Rocha em conversas no restaurante Café Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)